Crédito: Arquivo Pessoal - Itaipu Binacional| Foto:

Já pensaram em como pode ser bacana conhecer um processo industrial? Ver os detalhes da produção de um alimento, um veículo ou um artigo de casa é algo muito interessante para qualquer pessoa. Por que não fazer um passeio como este com sua família?

CARREGANDO :)

Existem passeios tradicionais em fábricas que há tempos abrem seus processos ao público, mas o turismo industrial tem crescido em muitos setores e existem cada vez mais opções de visitação às fábricas – ainda bem!

Antes de sugerir alguns destinos que já possuem portas abertas para quem deseja conhecer estes locais, algumas dicas:

Publicidade

* Visitações em fábricas são mais adequadas para famílias com crianças maiores e adolescentes. Alguns locais permitem visitas a partir de 7 anos, outros de 14, e pode inclusive ser apenas para adultos. Neste caso, a recomendação é verificar a idade mínima para entrar no local, mas de qualquer maneira, acredito que famílias com adolescentes e filhos adultos serão as que melhor irão aproveitar a visita, mas claro que, uma fábrica de chocolates será sensacional para os menorzinhos.

* Fábricas possuem procedimentos e restrições em geral, especialmente ligados à segurança. Costuma-se exigir sapatos fechados e sem salto, roupas de manga longa e calças e outros padrões de vestuário, afinal isso garante a segurança e a higiene do local e dos visitantes. Verifique isso também para evitar problemas. No caso de toucas, protetores e outros itens usados por quem trabalha no local você pode perguntar, mas não deve se preocupar: estes itens costumam ser fornecidos pela fábrica. É provável que você assista uma breve apresentação ou vídeo institucional com requisitos de segurança para circulação no ambiente também.

 

Se o destino é fora do Brasil, não vá sem Seguro Viagem. Faça com 5% de desconto com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

 

Publicidade

* Verifique dias e horários abertos ao público: ainda que cada vez mais empresas optem por abrir suas portas, elas o fazem com limitação de pessoas e agendamento. Verifique se você precisa agendar e quais dias as fábricas estão disponíveis para atendimento. Com certeza haverá alguém para guiar e claro, estas pessoas também tem disponibilidades variadas, aliadas com outros processos do setor.

E dadas as opções, vamos à algumas sugestões de visitas?

Fábricas de Chocolate: Um clássico já conhecido do público, as fábricas de chocolate, no meu ponto de vista, são as opções mais tradicionais que existem hoje para visitação, e opções em alguns destinos. Gramado/RS e suas tradicionais chocolaterias artesanais tem muitas fábricas e você pode escolher não uma, mas várias delas para visitar. Outro tour delicioso é a Fábrica da Garoto, em Vila Velha/ES. Lá o processo é maior e conta ainda com Museu. Com certeza, será tudo de dar água na boca!

Fábricas de Cerveja: Os amantes de cerveja também tem opções de conhecer seus processos produtivos, especialmente às cervejas artesanais. Mais uma vez o Rio Grande do Sul é destaque com a rota cervejeira, com opções em Gramado, Canela e Nova Petrópolis, uma charme extra a região que já tem isso de sobra. Outra parada obrigatória para quem gosta da bebida é a Fábrica da Baden Baden, cerveja produzida em Campos do Jordão/SP. Além do restaurante badaladíssimo da marca no coração da cidade – a Vila Capivari – a marca abre as portas ao público com degustação, é claro, apenas para maiores de 18 anos.

Publicidade

Fábricas de Cristais: O processo delicado deste tipo de fabricação tem sido muito apreciado, especialmente em Blumenau/SC. Quem visita consegue ver o cuidado, habilidade e precisão que uma peça de cristal exige, e os visitantes saem encantados. Na região também possui museu e loja de fábrica, com certeza algo bem diferente do que estamos acostumados!

Itaipu Binacional: A maior usina hidrelétrica do mundo, em Foz do Iguaçu/PR, não podia ficar de fora de nossa lista. Há vários tipos de visitação e a visita pode ser feita  no interior da fábrica através o ingresso ao circuito especial. É possível ver o funcionamento de turbinas, paineis e do curso da água para a geração de energia. Além de toda a grandiosidade de Itaipu e da beleza de seu entorno!

 

Conheça Itaipu e região. E encontre sua hospedagem agora mesmo: Estadia em Foz do Iguaçu ou na vizinha Puerto Iguazu.

Publicidade

 

Fábricas de Veículos: Qual família que adora qualquer coisas com pelo menos 4 rodas que também não adoraria viver uma experiência destas? Pois no pólo industrial de São Bernardo do Campo/SP isso já é possível. Os grupos ainda são mais voltados para profissionais e estudantes – que acabam por fazer esses agendamentos – mas porque tenho certeza que se você conseguir programar um grupo bacana conseguirá levar sua família também. Na fábrica da Scania, por exemplo, as visitas são guiadas e até test drive pode ser feito. Outras fábricas da região, como Volkswagen e Mercedes Benz também possuem dias e datas para agendar visitas!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Publicidade

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!