Casa enxaimel em Pomerode/SC
Casa enxaimel em Pomerode/SC| Foto:

Se você pensa em fazer uma Viagem para Santa Catarina com sua família, não pense mais, apenas vá! O estado é um dos mais completos do Brasil, incluindo as praias mais bonitas do Sul, atrativos de Serra e Natureza (que até tem neve), além de destinos culturais, religiosos e o parque temático mais famoso da América Latina – o Beto Carrero.

Há muitas opções de passeios bacanas em cidades diversas em uma Viagem para Santa Catarina. Os atrativos mais conhecidos e procurados estão mais próximos das praias e do leste do estado, que, fazendo um roteiro de carro, dá pra ver muita coisa legal em várias paradas. Porém, há opções bem interessantes em seu interior também, o que faz do estado um dos mais completos em segmentos diversos de turismo do país.

Conheça um pouco mais agora das opções que o estado oferece:

Descanso na Praia do Rosa Descanso na Praia do Rosa: Só uma das lindas praias de Imbituba e Garopaba

> Imbituba (Praia do Rosa e região) e Garopaba: As praias do Sul são muito bonitas, e estas em específico são símbolos do surfe, já que Garopaba é ainda sede da fábrica da famosa marca Mormaii, e ambas estão não mais do que 8km uma da outra.

A natureza das praias é muito bonita. A praia do Rosa é realmente bela e as pousadas ficam mais distantes da praia em si, o que deixa a natureza em evidência, inclusive por ser uma área muito mais rústica.Já nos hospedamos em Casal na Pousada Fazenda Praia do Rosa e gostamos muito!

Já Garopaba tem um pouco mais de comércio, mas não deixa de ter áreas de preservação específicas, como a praia do Silveira, e nela você encontra a mais pura natureza.

A região tem outros atrativos, como mirantes e bonitas áreas de vistas, as Dunas do Siriú que garantem bastante diversão nas areias e descidas, e outras praias famosas, como a Ferrugem e do Ouvidor.

 

Veja nos links boas opções de hospedagem em Imbituba e Garopaba

 

> Serra Catarinense: Para quem deseja paisagens de tirar o fôlego e gosta de frio, a Serra Catarinense é prato cheio. Claro que nada impede de você conhecer no verão as cidades de Urubici, São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Lages, que é muito tradicional em Turismo Rural, mas muita gente vai em busca destes locais no inverno por ser uma das únicas regiões que neva anualmente no Brasil.

Entre as principais atrações, você encontra a Serra do Rio do Rastro e a Serra do Corvo Branco, a Cachoeira do Avencal, o Morro da Boa Vista, e o Morro da Igreja (Pedra Furada). No verão é legal para conseguir inclusive entrar nos rios e se refrescar, mas no inverno a paisagem muda e o branco das geadas e mesmo de neve deixa tudo diferente (talvez seja bom visitar em várias estações, não?). E com tudo isso, é possível aproveitar ótimos Hotéis Fazenda.

 

Veja nos links boas opções de Hospedagem na Serra Catarinense

 

> Bombinhas, Porto Belo e Itapema: Na minha opinião, as praias mais lindas do estado estão em Bombinhas e seus arredores – apesar de que a concorrência é bem forte. Na alta temporada não enche a toa, e sua beleza também trouxe necessidade de controle, já que Bombinhas em si agora tem exigido taxa ambiental para veículos, para preservação e evitar excessos na cidade, e eu concordo. Mas suas vizinhas Porto Belo, que é parada inclusive de cruzeiros, e Itapema também são belíssimas

Praia da Sepultura Praia da Sepultura: Mar Incrível

Mirantes, trilhas e praias de águas claras – mas geladinhas hein – são parte dessa região. Entre minhas favoritas, estão a praia de Bombas, a própria praia de Bombinhas, a Lagoinha (vi peixinhos por lá) e a lindíssima Sepultura, que dispensa legendas de tão linda! Para quem curte bastante o contato e as trilhas, é possível fazer passeios guiados na Trilha da Tainha, na Trilha Costeira de Zimbros, e também na Trilha do Morro dos Macacos. Quem quiser algo completo, tem até opção de passeio de buggy + mergulho por lá.

Há pousadinhas e casas para alugar bem próximas da praia, mas se quiser um pouco mais de estrutura para relaxar, a dica é ficar no Itapema Beach Resorts, que oferece acomodações mais completas!

 

Veja nos links boas opções de Casas e Pousadas Deliciosas em Bombinhas, Porto Belo e Itapema

 

> Florianópolis: Impossível não falar da capital nas opções de Viagem para Santa Catarina. Mas o fato é que Floripa é vasta em opções de praias e passeios, e claro, conta com toda a estrutura de uma grande cidade, com hotelaria de redes, supermercados, shoppings, etc. Só não se esqueça que, como toda capital, tem um pouco mais de trânsito e deslocamentos que podem ser um pouco mais distantes que as pequenas cidades praianas que mencionei até agora.

Há muitas praias gostosas e lindas para curtir em família, sendo que Canasvieiras, Ingleses e Jurerê Internacional são bastante procuradas por estes públicos. Entre os resorts conhecidos da região, o Il Campanario e o Costão do Santinho são os mais cotados. Mas para quem prefere natureza mais bruta em si, vá para o sul da ilha e veja as belezas de Campeche, que vale a pena.

Entre os atrativos, o Projeto Tamar é um dos imperdíveis para ir com crianças. Mas você também pode fazer um City Tour pela cidade, sem esquecer de assistir o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa, e curtir os restaurantes e opções de lazer na Lagoa da Conceição!

 

Veja nos links boas opções de Hospedagem na Ilha da Magia: Estadia em Florianópolis

 

> Governador Celso Ramos: Bem ao lado de Floripa, mas para o lado norte, Governador Celso Ramos é uma cidade pequena que também tem praias bonitas de águas claras, mas em uma pegada bem mais rústica.

Ali é possível curtir o local em família com um agito menor que a capital, além de conhecer resorts e região. Destaco dois deles que são o Águas de Palmas e o Palmas Hotel & Spa. Governador Celso Ramos também é o município que conta com uma das Hospedagens mais exclusivas do Brasil, o Ponta dos Ganchos Resort, que é excelente para uma escapada mais sofisticada a dois, lua de mel, e outras ocasiões especiais.

 

Veja nos links mais opções de Hospedagem em Governador Celso Ramos

 

> Gaspar, Vale Europeu e Jaraguá do Sul: Um dos nossos cantinhos favoritos do estado, um pouquinho mais distante das praias, é o Vale Europeu, sendo Pomerode nossa cidade favorita, mas todas elas tem lugares que amamos!

Jaraguá do Sul não é ainda do Vale, mas tem também a influência alemã de toda região. Destino para quem gosta de paraglider (muita gente salta de lá), mas também de comida boa e um lugar lindíssimo que não pode faltar que é o Parque Malwee.

Casinha Enxaimel no Vale Europeu Casinha Enxaimel no Vale Europeu: Impossível não gostar

Já no Vale há muitas cidades gostosas. Blumenau é a maior e muito conhecida pela Oktoberfest, mas que tem a Vila Germânica, onde acontece o evento, aberta o ano todo com lojinhas, parquinho e restaurantes, e outros atrativos, como seu centro histórico. Timbó está ao lado e é uma cidade simpática com atrativos bonitos, como o complexo turístico do imigrante, o jardim botânico e o museu da música. Por fim, o Vale tem nossa querida Pomerode, cidade da deliciosa Rota Enxaimel e suas casinhas perfeitas, excelentes lojas de fábrica e o super kids friendly Parque Vila Encantada, que já fomos muitas vezes e recomendamos sempre – veja aqui um roteiro bacana de lá, mas se o tempo for muito curto, é possível fazer um tour curtinho entre as duas principais cidades do Vale.

E ainda tem Gaspar, muito próxima de Blumenau e que conta com um dos maiores parques aquáticos da região, o Cascaneia, além de abrigar um dos melhores resorts de família do Brasil, o Fazzenda Park Hotel. Vale muito conhecer tudo.

 

Veja nos links boas opções de Hospedagem em Pomerode, Blumenau e Jaraguá do Sul

 

> Beto Carrero e Penha: Nem preciso falar que o maior parque temático do Brasil já é motivo suficiente para você fazer uma viagem para Santa Catarina em qualquer época do ano. E vale para todas as idades, com atrações radicais para jovens e sempre aventureiros, mas shows deliciosos de ver com pequeninos e espaço baby para os mais novinhos. Compre seu ingresso antecipadamente que os preços sempre são melhores!

Mas tente ir com um pouco de calma e se hospede em Penha, que vai além do Beto Carrero. A cidade tem várias praias e muitas são bem bonitas. O número de pousadas lá é imenso devido ao parque, mas se você quer aproveitar um lugar mais completinho em Penha, a Pousada Pedra da Ilha tem excelentes recomendações!

 

Veja nos links boas opções de Hospedagem em Penha

 

> Balneário Camboriú e Itajaí: As duas cidades estão literalmente encostadas uma na outra e possuem muitos passeios legais. Itajaí é uma cidade portuária, e por isso conta com opções diversas de hospedagens, mas não deixa de ter uma orla muito agradável e gostosa de parquinhos e quiosques para caminhar e aproveitar junto ao mar.

Já Balneário Camboriú é uma das cidades mais baladas do Brasil, inclusive com prédios altos e muita modernidade. Mas a família não fica de lado, já que existem opções que as acomodam muito bem, se destacando resorts como o Infinity Blue que tem uma proposta bem legal de conscientização ambiental com as crianças, e o mais intimista Parador Estaleiro Hotel.

Quando estiver na cidade, que também é uma das melhores pedidas para se hospedar e aproveitar junto com o Beto Carrero, não deixe de fazer um passeio de barco pirata para dar umas risadas e ver suas praias, além de conhecer o Unipraias, um parque super legal no alto de um morro com tirolesa, trenó entre mata atlântica, lindos mirantes e uma área temática de floresta muito linda! E faça um passeio by night com jantar no complexo do Cristo Luz que é muito bacana!

 

Veja nos links boas opções de Hospedagem em Balneário Camboriú e Itajaí

 

 

 

Centro de Treze Tílias Centro de Treze Tílias: Cidadezinha deliciosa

> Treze Tílias: Indo para o interior do estado, um dos municípios mais charmosinhos e gostosos de conhecer é a austríaca cidade Treze Tílias. De casinhas sem muros e tudo influenciado pelo país que tem até consulado na cidade, tem aquela calmaria gostosa do interior e vale um final de semana de descanso e passeio no local.

Visite o parque Lindendorf que tem uma maquete de Treze Tílias em uma mini cidade, fazendinha e almoço típico, circule entre o centro e suas pracinhas, conheça os ateliês de escultures de madeira, que tem alguns de lá que fazem obras incríveis, e veja se consegue assistir uma apresentação de Dança Típica Austríaca do grupo Lindental. Enfim, aproveite esse cantinho gostoso do estado.

 

Veja nos links boas opções de Hospedagem em Treze Tílias

 

> Piratuba e termas no interior: Se existe algo que fecha as opções turísticas do estado são as águas quentes das hospedagens termais. Há opções bem a Oeste, porém, no sul, já próximo da divisa com o Rio Grande do Sul, está uma das regiões mais tradicionais, com Piratuba em seu centro. É claro que há o que fazer também dentro dos próprios hotéis, mas só o fato curtir muitas piscinas de águas quentes já é motivo para aproveitar ótimas férias, não é?

Entre as estadias conhecidas neste conceito, se destacam o Thermas Piratuba Park Hotel, também o Hotel Villa das Termas, e a Pousada Termas de Piratuba.

 

Veja nos links boas opções de Hospedagem em Piratuba

 

As opções são tantas que poderia continuar falando muito mais! Porém, entre as várias possível, ainda se destacam mais algumas cidades que podem ser bem aproveitadas e fazerem parte de um bom roteiro de viagem para Santa Catarina como:

> Prais do Farol de Santa Marta e Laguna;

> A cidade das flores e capital da danças Joinville;

> Turismo Religioso e Estadia boa na famosa cidades de malhas Brusque;

> Parque Aquático com Boa Hospedagem no Interior em Itá;

> Termas não tão distantes de Florianópolis em Gravatal e proximidades.

Não falta opção boa de viagem para Santa Catarina, não é? Escolha seu destino e me conte: qual é o seu favorito no estado de turismo mais completo do Brasil?

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem no Booking.com e alugue um Carro com até 30% de desconto no Rent CarsVocê também tem 5% usando o cupom TURISMOEMFAMILIA no Seguros Promo

Deixe sua opinião