Crédito: Arquivo Pessoal - Foto de Daniel Lemos Fotografia
Crédito: Arquivo Pessoal - Foto de Daniel Lemos Fotografia| Foto:

Quando falamos de viajar em família, especialmente para alguns destinos mais distantes ou de menor estrutura, é muito comum algumas pessoas (inclusive outros pais, avós e familiares) falarem que “não é uma boa ideia” ou que seria melhor ir sem eles. Ainda há resistência quando se fala de ir com eles para qualquer lugar que não seja um parque de diversões, um resort com recreação e piscina, como se esse fosse o único lugar onde crianças pudessem aproveitar o passeio.

O fato é que, em meio a loucura e correria de estar com os dois filhos (no meu caso um bebê e um de 5 anos, e na maior parte das vezes sozinha com eles ), quando saímos pra passear ou viajar, mesmo assim temos oportunidades de aprender, ensinar, e compartilhar. Estar em um lugar diferente, seja um parque, museu, praia, natureza e onde for, cria e estimula situações que não existiam até então, inclusive de companheirismo, e para descobrir aptidões que nem sempre sabemos que nossos filhos possuem.

Um dia desses, na própria cidade mesmo, fomos em um parque eu tem uma pequena trilha, dentro de um bosque, e com uma lagoinha no final. O Mateus, meu filho mais velho, com toda energia de uma criança de 5 anos, já tinha ido até o final do caminho enquanto o bebê André estava indo aos poucos, com suas perninhas pequenas (e fofas). Mateus já queria voltar quando eu disse que o irmão não tinha visto tudo. Foi espontâneo: ele pegou na mãozinha do baby e disse “vem comigo que eu te mostro o que tem lá”. Observei, tirei uma foto e deu para admirar, morrer de amores por 30 segundos e pensar: é por isso que vale a pena, quando eu teria visto isso se ficasse só em casa? Claro, eles não demoraram para voltar e correr um pouco depois!

Que tal um resort nas próximas férias com as crianças? Clique neste texto, escolha e reserve agora mesmo!

E o mundo é lindo e grande demais para deixar de ir com as crianças. Sim, eles aproveitam todo tipo de passeio. Museu é chato? Te garanto que não, o meu filho mais velho já pede para ir neles, e nos divertimos muito, sempre aprendendo algo. Tomo os cuidados de segurança, as providências de alimentação e necessidades básicas, e se todos os passeios são adequados para a idade. E saímos por aí.

Tem um pouco de insegurança? Tudo bem, vá aos poucos. Comece com passeios na cidade, faça um bate volta na cidade vizinha, pegue um vôo curto… vá aos poucos. Além de se acostumar, você vai “pegando o jeito” e tudo vai ficando mais fácil, acredite em mim. E isso é possível mesmo com apenas você como adulto, experiência própria. Pesquisei sobre os lugares em que você se sente mais confiante para ir.

Antes, eu queria explorar novos lugares para aprender e conhecer. Agora, além disso, quero compartilhar e viver isso com eles, e por isso existe o @turismoemfamiliablog né (este link sublinhado ao lado mesmo, aqui e no Instagram)! E assim, espero continuar motivando mais famílias a explorarem sua cidade, país e o mundo todo.

Que tal começar a planejar com eles seu próximo programa agora?

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

 

Deixe sua opinião