Crédito: Divulgação - Hot Beach Olímpia
Crédito: Divulgação - Hot Beach Olímpia| Foto:

Já que estamos no mês das crianças, tive a audácia de eleger os destinos mais legais para uma viagem com pequenos no Brasil (pelo menos na minha opinião). Talvez você sinta a falta de alguns, mas minha lista de hoje considera não apenas resorts com diversão inclusa (o que não deixa de ser legal), mas meu foco principal são os passeios e opções que o destino oferece.

Quem acompanha o Instagram e/ou a fanpage do Sempre Família já viu um spoiler do que sugeri (se ainda não segue curte lá vai!), mas aqui está a lista completa dos meus destinos favoritos para os pequenos viajantes e o que tem pra fazer por lá. Ah, não é um ranking, mas uma seleção bacana de nosso país:

E os escolhidos são:

Mãe e filha brincando e parque aquático Crédito: Divulgação – Hot Beach Olímpia

01. Olímpia/SP: A cidade no interior do estado de São Paulo está crescendo e explorando um nicho muito legal: diversão em água quentinha. Há alguns anos já existe o Parque Aquático Termas dos Laranjais, com inúmeros tobogãs, piscinas e diversão para todos. E acabou de ser inaugurado um segundo super parque termal: o Hot Beach Olímpia (que preparou uma programação especial de 12 a 15 de outubro, que inclui caça ao tesouro, hora do riso, gincanas, futebol de areia, ginástica que envolve pais e filhos) e reúne atrações para toda família, nas modalidades suaves, moderadas e radicais; e praia até com areia branquinha e uma escolinha de surfe! Olímpia inclusive foi pesquisada pelo grupo do Playcenter para um futuro parque de diversões, mas por enquanto é apenas especulação (quem sabe vira um polo bacana), mas a cidade vale pelo que já existe lá! Devido a diversão garantida, existem várias opções de hospedagem e resorts, para todos os gostos e bolsos!

Principais Atrativos para Crianças de Olímpia: Parques Termas dos Laranjais e Hot Beach, dois parques aquáticos gigantescos (Eu tiraria pelo menos 2 dias para aproveitar cada um deles); E a Festa do Peão de Barretos acontece bem do ladinho da cidade também.

Reserve sua hospedagem agora nesse destino! Opções de estadia em Olímpia/SP

 

Maquete de casa e família do mini mundo de Gramado/RS Crédito: Arquivo Pessoal – Mini Mundo – Gramado/RS

02. Gramado e Canela/RS: As cidades serranas mais famosas do Brasil são um prato cheio para quem tem criança, sério mesmo! Existe uma magia nestas cidades charmosas, de conhecer detalhes em miniatura, se divertir na neve e mergulhar sua fruta favorita no fondue de chocolate (sem esquecer os cafés e fábricas de chocolate que podem ser visitados). Ainda dá para os pais contemplarem natureza e belas vistas nestas cidades tão gostosas. E se possível, programe-se para os eventos especiais: o Natal Luz por exemplo é maravilhoso.

Principais Atrativos para Crianças de Canela: Mundo à Vapor, Reino do Chocolate Caracol, Alpen Park, Parque Terra Mágica Florybal, Vale dos Dinossauros, Museu de Cera Dreamland;

Principais Atrativos para Crianças de Gramado: Snowland, Aldeia do Papai Noel, Mini Mundo, Mundo Encantado, Gramado Zoo e Labirinto Verde (este último em Nova Petrópolis, mas são apenas 30km para chegar lá de Gramado e vale a escapada).

Reserve sua hospedagem agora nesse destino! Opções de estadia em Gramado e em Canela

 

papai e o do Mateus novinho e animado com a arara Crédito: Arquivo Pessoal do papai e o do Mateus novinho e animado com a arara

03. Foz do Iguaçu/PR: Já falei para vocês de meu amor por Foz, e também é um destino super childfriendly. Não tem como não se impressionar com a natureza das cataratas, mas que também contam com as aventuras dos passeios de barco do macuco safári, assim como os vários animais possíveis de ver no parque. Mas Foz tem mais para os pequenos: dinossauros, bonecos de cera e até parque aquático (boa pedida para quem não se hospeda em resort e quer refrescar no calorão de lá). Existem boas opções do hospedagem com ótima estrutura de piscinas e recreação para completar a diversão.

Principais Atrativos para Crianças de Foz do Iguaçu: Cataratas do Iguaçu com Macuco Safári, Parque das Aves, Vale dos Dinossauros, Museu de Cera Dreamland, Usina de Itaipu, Ecomuseu de Itaipu, Parque Aquático Aquamania, Templo Budista.

Reserve sua hospedagem agora nesse destino! Opções de estadia em Foz do Iguaçu

 

casal e árvore no parque ibirapuera Crédito: Arquivo Pessoal – Das antigas, antes dos filhos no Ibirapuera

04. São Paulo e Campinas/SP: Apesar de São Paulo estar muito mais na rota dos negócios do que do turismo de lazer, o tamanho da cidade e de famílias também fez crescer o número de atrações para crianças, ainda bem! Há uma grande variedade de diversões de vários tipos, e isso é muito legal para passar férias completas por lá! Unindo a capital com sua vizinha região de Campinas, que possui um novo parque T-Rex, shopping e opções, além de ser porta de entrada dos grandes parques Wet n’Wild e Hopi Hari (que reinaugurou e acho que vale conhecer, no município de Vinhedo, mas Campinas é a referência maior mais próxima) completam uma super viagem de família.

Principais Atrativos para Crianças de São Paulo: Parque da Mônica, Chácara e Restaurante da Turma da Mônica (não fica junto do parque), Kidzania, Aquário de São Paulo, Zoo Safári e Zoológico, Instituto Butantã, Jardim Botânico, Museu Catavento Cultural, Museu do Futebol, Planetário e Parque Ibirapuera, Museu da Imaginação.

Principais Atrativos para Crianças de Campinas e proximidades: Hopi Hari, Parque Aquático Wet n’Wild, Parque T-Rex no Shopping D. Pedro, Escola de Cadetes do Exército, Parque Taquaral, Bosque dos Jequitibás.

Reserve sua hospedagem agora nesse destino! Opções de estadia em São Paulo e em Campinas

 

05: Caldas Novas/GO: Tem água quentinha também no coração do Brasil, e Caldas Novas é o canal. Tudo bem que a grande maioria conhece a cidade pelo complexo do Hot Park (que é de fato sensacional), mas não é só ele que está por lá: há outros parques grandes e termais, e as próprias opções de hospedagem fora hot park contam com várias piscinas termais deliciosas. E quem cansar de água ainda pode fazer um passeio no parque estadual da serra e no jardim japonês no centro da cidade, e curtir um pouco de natureza e de animais!

Principais Atrativos para Crianças de Caldas Novas: Hot Park, Parque das Fontes, diRoma Acqua Park, Lagoa Termas Parque, Water Park, Parque Estadual da Serra, Jardim Japonês.

Reserve sua hospedagem agora nesse destino! Opções de estadia em Caldas Novas

 

Xícaras do Beto Carrero World Crédito: Arquivo Pessoal – Beto Carrero World

06. Balneário Camboriú/SC: A mistura litoral e diversão fazem de Camboriú uma ótima opção, especialmente para as crianças um pouco maiores. O atrativo principal fica na verdade em Penha, bem ao lado, o Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina, que vale ser muito bem aproveitado; mas o Balneário ainda tem muita diversão própria. Arrisque-se com diversões mais radicais no Parque Unipraias, aproveite o trapiche para embarcar em passeios no mar, e mesmo que as praias não sejam tão boas para banho para os pequenos pelo mar agitado, vale curtir sol e mar na beirinha sempre.

Principais Atrativos para Crianças de Balneário Camboriú: Beto Carrero World, Parque Unipraias, Barco Pirata, e a praia que você mais gostar 😉

Reserve sua hospedagem agora nesse destino! Opções de estadia em Balneário Camboriú

 

Trilha e placa do bosque alemão - curitiba/pr Crédito: Arquivo Pessoal – Nosso menino atento no Bosque Alemão – Curitiba/PR

07. Curitiba/PR: a capital ecológica é ótima para a família: muitos parques para as crianças curtirem verde e natureza, museus com conscientização e muita coisa legal para aprender e conhecer, e vários lugares bacanas para descansar e comer. O destaque é para o Bosque Alemão, que conta a história de João e Maria e possui uma biblioteca infantil no centro dele, mas fora do polo turístico tradicional, o bosque Reinhard Maack possui uma trilha recém revitalizada de brinquedos e aventuras que é muito legal para as crianças.

Principais Atrativos para Crianças de Curitiba: Jardim Botânico, Bosque do Alemão, Parque Tanguá, Parque Tingui,  Parque Vista Alegre, Museu e Praça do Expedicionário, Bosque do Papa e Museu Oscar Niemeyer, Bondinho e Rua XV de Novembro, Memorial de Segurança no Transporte, Zoológico, Museu Egípcio Rosa Cruz e Parque Bacacheri (Iberê de Matos), Bosque Reinhard Maack, Museu do Automóvel e Parque Barigui, Museu da Vida.

Reserve sua hospedagem agora nesse destino! Opções de estadia em Curitiba

 

Nessa altura você já deve estar se perguntando: cadê as praias para crianças? Calma, elas chegaram. Mas não custa lembrar que toda praia faz uma criança feliz, mas escolhi estas 3 pelo extra que elas tem, ainda que águas calmas e tranquilas e de mar azul clarinho também estejam disponíveis em muitos outros lugares bacanas.

08: Fortaleza/CE: O que acho legal de Fortaleza, além de obviamente ser a porta de entrada do incrível Beach Park, ela também é cheia de barracas de praia com restaurantes e estruturas de mini parque aquáticos na praia do futuro, praias lindas e gostosas na região para curtir o mar, e também passeio nas dunas que deixa a viagem com mais emoção. Mas a cultura também faz parte dessa viagem: o Centro Cultural Dragão do Mar tem planetário, cinema, teatro e muita coisa boa. E ainda há outros parques com pegada de ecoturismo e natureza. Impossível não ser maravilhoso viajar para lá!

Principais Atrativos para Crianças de Fortaleza e região: Beach Park, Barracas da Praia do Futuro, Centro Cultural Dragão do Mar, Trenzinho da História (aos domingos), Parque do Codó, Parque Engenhoca, Passeio de Cumbuco e Lagoinha.

Reserve sua hospedagem agora nesse destino! Opções de estadia em Fortaleza 

 

Projeto Tamar - Salvador/BA Crédito: Arquivo Pessoal -Projeto Tamar – Salvador/BA

09: Praia do Forte/BA: Mar calmo e clarinho, uma vila super charmosa para passear, várias opções de resorts e pousadas, e o que dá o toque especial às crianças: o Projeto Tamar. Felizmente, o existem várias praias com este projeto bacana, mas o da praia do forte é o meu favorito. Ele é um mini parque de diversão com conscientização, e com experiências muito legais com a fauna marinha, e as tartarugas, estrelas principais. E se quiser esticar alguns passeios a mais, é claro que ainda dá pra aproveitar um pouquinho da Costa do Sauípe e da capital baiana em família.

Principais Atrativos para Crianças da Praia do Forte: Projeto Tamar, Vila do Forte, Piscinas Naturais da Praia do Forte e do Lord

Reserve sua hospedagem agora nesse destino! Opções de estadia na Praia do Forte

 

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas Crédito: Arquivo Pessoal Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

10: Porto de Galinhas e Região/PE: Não tem como não gostar de um mar que é quase uma piscina, nadar entre peixinhos e curtir um sol maravilhoso. E a praia de Muro Alto, justamente por ter um “muro” natural, forma muitas piscinas naturais quentinhas e perfeitas para as crianças e inclusive bebês. Além das praias, a visitação do projeto hippocampus de preservação de cavalos marinhos é rápida, mas válida. E a vila é cheia de galinhas, que rendem fotos e diversão na caminhada.

Principais Atrativos para Crianças de Porto de Galinhas: Jangada até piscinas naturais da Praia de Porto de Galinhas, Passeio de Buggy, Praia de Muro Alto, Projeto Hippocampus, Vila de Porto de Galinhas.

Reserve sua hospedagem agora nesse destino! Opções de estadia em Porto de Galinhas

Gostou da lista? Se já foi, compartilha sua experiência nos comentários, ou pode pedir mais dicas dos destinos que terei prazer em responder!

 

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

Deixe sua opinião