Mala de mão – Imagem: Arquivo Pessoal
Mala de mão – Imagem: Arquivo Pessoal| Foto:

Agora praticamente todo mundo viaja com mala de mão, afinal de contas, os preços para despachar as bagagens são altos, e o jeito é se virar com este espaço.

Garantir que uma viagem de cerca de 1 semana – um tempo médio para férias em geral – tenha tudo o que você precisa dentro de um volume pode ser um desafio, sem esquecer de adequar medidas e pesos exigidos.

Se você não tem viajado muito de avião, a mala de mão precisa ter um padrão: o volume tem medidas específicas na maioria das companhias aéreas brasileiras de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x profundidade) – mas pode ter variações, inclusive nas cias internacionais, além do peso de 10kg. Vale a pena consultar sua cia aérea antes da viagem para confirmar estas informações – minha sogra por exemplo deu azar, porque sua mala europeia tinha uma largura diferente do padrão nacional.

Dicas, destinos, roteiros e todas as novidades para suas férias e viagem em família: Acesse aqui e nos acompanhe no Insta do Turismo em Família

E estas medidas tem sido analisadas antes do embarque por agentes aeroportuários. Eles tem as caixinhas para conferir as medidas, e se sua mala não entra nela, você também não entra para o embarque, simples assim, e ter que pagar para despachar na hora sua bagagem é uma baita encrenca, pois o preço dobra ou piora bastante, caso tivesse comprado previamente.

Ainda assim, além da mala de mão, é permitido um acessório, isto é, uma bolsa pequena, mochila daquelas bem fininhas, algo que você consiga acomodar abaixo do assento do avião, por exemplo. Então, você ganha um espacinho extra ao menos para guardar carteira, celular e alguns itens pessoais que não precisam ir na bagagem.

Alertas dados, o jeito então é encontrar boas dicas para a mala de mão de sua viagem ser boa, e bem adequada! Mas dá sim, e olha só: já consegui fazer uma mala de mão para mim e meus dois filhos para 4 dias na região dos lagos no RJ, e não faltou nada! Então, se os 10kg’s deram até para 3, com certeza vai dar para você também!

Não é um roteiro exato que deixo aqui, até porque cada viagem é diferente uma da outra, seja pela estação do ano, ou pelo tipo de atividade que será feita no destino, mas estas informações gerais vão ser úteis para todas as ocasiões. No texto tem alguns links com exemplos de produtos adequados que menciono, é só clicar neles para ver mais detalhes:

1. Compre uma mala de mão na medida exata: sim, sua mala de viagem pequena pode ser usada inclusive no carro, ônibus, mas já tenha ao menos uma opção na medida ideal, e assim você não vai se incomodar. Veja aqui uma opção de uma bolsa de viagem padrão!

2. Tenha uma balança de viagem: Eu simplesmente não fico sem uma Balança de Viagem para saber o peso exato de minhas bagagens, de mão, ou não! Elas são pequenas e você passa a faixa que está junto do acessório por volta de uma das alças de sua bolsa, e consegue saber o peso dela. Uso mesmo em casa antes de sair, e monitoro o quanto está para sair.  O modelo balança digital portátil trava mala bagagem é uma ótima pedida.

3. Consulte a previsão do tempo: Veja uns dois dias antes a previsão da semana. Claro que nunca é exato, mas é uma boa noção e vale muito a pena incluir itens na mala de acordo com o que está previsto.

4. Leve “mais roupas leves de baixo, e menos roupas de cima”, em cores neutras, além de acessórios: Explico. O que acabamos sujando mais são roupas íntimas e camisetas por suor e uso mesmo do dia a dia. Mas a roupa que está por cima, salvo por você derrubar algo ou ir em um lugar de trilha que exija isso, em geral fica limpa por mais de um dia. Por isso, troque as roupas de baixo, que são pequenas e fáceis, e mantenha as roupas de cima.

“Ah, mas vou ficar com a mesma roupa nas fotos todo o dia?” Eu confesso que isso não é algo que me incomoda muito não, porém se você se importa bastante com isso, leve acessórios coringa que mudam o visual, mas são fáceis e leves. Lenços, bijuterias, um colete fino… são opções que já mudam bastante. No caso de crianças eu já levaria roupas extras, mas o volume das roupas deles é mínimo, e faz pouca diferença.

5. Compre alguns itens de consumo no próprio destino: o melhor exemplo que posso dar são fraldas para bebês. Não ocupe espaço de sua preciosa mala com algo que você provavelmente usará bastante e tem disponível no destino. Claro que, se houver insegurança do que você precisa, pesquise quais lojas existem no destino, marcas, etc. Mas analise os itens de sua mala de mão e pense: o que talvez posso deixar pra resolver no local?

6. Use miniaturas e compre produtos de higiene pequenos: Eu não vivo sem miniaturas não, e levo sempre os itens que gosto em frascos miniaturas. Claro que há hotéis que inclusive já oferecem kits de higiene, mas se você for alugar uma casa, ou mesmo prefira usar seu shampoo favorito, eu levaria tudo em um kit de miniaturas (neste link tem um ótimo).

Além disso, você encontra já, principalmente em farmácias, itens voltados para viagens, como desodorantes em tamanho reduzido.

7. Coloque tudo em um kit de necessaire transparente: sim, sabe quando pedem para olhar os líquidos, e colocar em sacos plásticos separados? Você pode não ter esse trabalho se tiver uma necessaire transparente. Está menos comum, mas muitos aeroportos ainda pedem por isso. Não se incomode no raio-x, ainda mais se você estiver com algum tipo de atraso, seja qual for o motivo, facilite sua vida!

8. Adeque-se ao destino e pesquise bem o que é imprescindível: A mala de mão nunca será a mesma em cada viagem, porque cada local tem suas particularidades.

Um exemplo nosso – tivemos o privilégio de conhecer o paraíso brasileiro Fernando de Noronha – fui com as crianças! Sabia que a beleza das praias é muita, mas a estrutura pouca, e fiz uma mala diferente do convencional. Levei até biscoitinhos e lanchinhos que não sabia se teria na ilha, máscara de mergulho – se puder snorkel, porque nos passeios eles até emprestam, mas todas as praias tem vida marinha, e você precisa ver; e até um mini kit de praia e areia coloquei na mala. Como era praia e roupas leves, deu pra incluir numa boa estes adicionais e como vi a previsão do tempo, nem levei casacos.

Prontos pra viajar? A mala de mão com certeza fica mais prática com essas dicas, garanto para você! E se quiser dicas de como montar a sua, escreve nos comentários que posso te ajudar!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem no Booking.com e alugue um Carro com até 30% de desconto no Rent Cars. Você também tem 5% usando o cupom TURISMOEMFAMILIA no Seguros Promo .

Fique conectado com 10% off  p/ Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA da Brasil Roaming e ainda consegue os melhores passeios no Brasil com a Tour On e no Mundo com a Get Your Guide. Todas as vantagens estão aqui: Descontos e Benefícios


Deixe sua opinião