Crédito: Arquivo Pessoal - Brumadinho/MG
Crédito: Arquivo Pessoal - Brumadinho/MG| Foto:

Ah, como é gostoso comer =) Acho que poucos vão discordar de mim nesse quesito. Eu gosto tanto de provar novos sabores e delícias sempre que viajo que já escrevi antes algumas dicas para comer em viagens aqui, e hoje vou dar algumas sugestões de destinos gastronômicos no Brasil e que com certeza vão conquistar você e sua família.

O Brasil pode não ser a primeira referência mundial quando falamos de gastronomia, mas quem disse que estou falando de alta gastronomia? Eu estou falando de comida boa, farta e com o gostinho que é nosso, só nosso, e que vai agradar o paladar de todo mundo mesmo. Só não dá pra incluir os bebês mesmo, mas deixa eles crescerem para curtirem o que é gostoso!

Hoje menciono o que podemos comer em cada destino selecionado, mas para encontrar algum local, restaurante, café ou cantinho saboroso, eu sugiro buscar no mundo online lugares bacanas para comer. O Trip Advisor também tem a opinião de muitos visitantes sobre estes espaços, e você pode escolher onde comer considerando as opiniões, distância e cardápio desejado.

Vamos à alguns destinos gostosos da gastronomia do Brasil?

Crédito: Arquivo Pessoal - Chá da tarde em Gramada/RS Crédito: Arquivo Pessoal – Chá da tarde em Gramada/RS

Serra Gaúcha – Já mencionei esta região muitas vezes aqui, mas não tem como não falar do Rio Grande do Sul nesse quesito também, porque tem várias delícias por lá. Pra começar, quem não gosta de um bom churrasco? E lá é claro que é a você vai encontrar churrascarias e casas de carne excelentes. Se quiser algo mais animado, há inclusive churrascarias com shows de danças e tradições gaúchas, mas claro, escolha especialmente pelo sabor!

A serra é também recheada fábricas de chocolates caseiros, de vários tipos, formatos e sabores, sendo possível conhecer a maioria do processo de produção deles, além das lojas e cafés desses estabelecimentos oferecerem doces ótimos, que vão alegrar especialmente à criançada!

A região tem também muitas casas de fondue, que servem como rodízio as deliciosas opções de queijo e carne, além de chocolate – que varia entre branco e preto, mas você encontra até outras variações, como doce de leite, tudo à vontade.

E pra arrematar: tem café colonial, muuuuitos deles, cheio de tortas, pães, chás e chocolate quente, perfeitos para o clima de inverno que a serra possui. Tem como não gostar? Vai faltar estômago pra tanta coisa boa em uma viagem só!

São Paulo/SP – A vantagem da maior cidade do Brasil não podia ser outra: variedade. Comer em São Paulo é ter a possibilidade de provar de tudo um pouco de tudo: comidas de lugares diversos do mundo, de todos os tipos, bolsos e gostos.

Eu destaco ainda algumas opções: o mercado municipal, com seu famoso – enorme – sanduíche de mortadela, praticamente tamanho família, mas que o passeio nele vale a pena porque tem muita coisa bacana por lá; as incríveis padarias, que tem por toda a cidade: muitas delas funcionam 24h, e oferecem os mais diversos tipos de lanches e refeições; por fim, São Paulo é famosa pela pizza, e quem não gosta de terminar em pizza de vez em quando? Eu fui em 2 pizzarias da capital e comi bem demais, e com certeza você encontrará uma pizza incrível pra vocês.

 

Não tem melhor lugar para provar um pouco de todo Brasil do que São Paulo! Encontre sua estadia na cidade para poder relaxar depois da gastronomia: Hospedagem em São Paulo

 

Vitória/ES: Coloquei a capital como destaque, mas acho que o litoral como um todo merece a indicação, para as famílias que curtem tudo que vem do mar. Dizem que a moqueca capixaba é a melhor do Brasil, e muitos que provaram confirmaram o fato. O Espírito Santo ainda não é o destino mais comum de viagem dos brasileiros, mas por que você não muda essa ideia, conhece um pouco desse litoral que também é lindo – até porque praia é sempre um destino bacana para a família – e aproveita pra provar um pouco dessa gastronomia também?

Crédito: Arquivo Pessoal - Crédito: Arquivo Pessoal – “Teste do Barreado”em Morretes/PR

Antonina e Morretes/PR: Tem um prato especial da gastronomia paranaense que não tem como não gostar: o Barreado. O litoral do Paraná não é famoso por suas praias, mas tem esse prato delicioso: feito com carne desfiada, originalmente cozida por mais cerca de 12 horas em panela de barro – daí 0 nome – e com um tempero todo especial. É acompanhado de farofa, arroz, laranja, banana da terra, e ainda camarão e peixe pra quem desejar.

O prato é servido em todo litoral, mas a maior parte das opções e restaurantes especializados estão em Morretes e Antonina. Aliás, nestes locais tem uma brincadeira bem divertida que serve pra família dar risada daquele que tomar coragem pra encarar: quem prepara conta que, se você misturar bem a farinha com o barreado, você pode virar o prato de cabeça pra baixo que a comida não cai, e é normal eles fazerem isso com os visitantes corajosos que encaram o desafio. Estas cidades ficam uma ao lado da outra e cerca de 1h de Curitiba, e por isso muitas pessoas gostam de fazer um bate e volta de lá, indo de carro, van ou mesmo trem, é um passeio super legal – e gostoso – pra quem pode esticar um pouco mais a visita à capital do Paraná, ou passar por lá. Quando for, recomendo ir tranquilamente pela serra da graciosa, que é linda!

Crédito: Arquivo Pessoal - Prato com camarões em Salvador/BA Crédito: Arquivo Pessoal – Prato com camarões em Salvador/BA

Nordeste: Não adianta, o resto do Brasil não tem como competir com os frutos do mar do nordeste: camarões, peixes diversos, siri, caranguejo… é muita variedade, com preços melhores que no sul, e tudo isso acompanhado fartamente de muita água de coco, sempre doce! Outra coisa bacana, gostosa e saudável de lá são as frutas: graviola, cajá, mangaba, caju e muitas outras ganham opções gostosas de prová-las em sucos, picolés e mesmo em sua versão original: tudo gostoso.

Minas Gerais: E no centro do Brasil tem uma gastronomia que é “trem bão”: comida mineira deliciosa. Como Minas tem diversas cidades turísticas, você pode escolher seu destino, e em seguida onde vai provar todas as delícias que o estado o oferece. O pão de queijo é o símbolo de um dos lanches mais gostosos do país, e nada como ir provar a versão original dele. Para uma refeição completa, tutu de feijão, frango ao molho pardo, leitão à pururuca, couve refogada…. estou salivando só de escrever! Pra arrematar: doce de abóbora, ambrosia, cocada… minha nossa, não tem como não ser bom!

Norte: Com pratos e variedades de origem indígena, uma família que gosta de sabores exóticos precisa ir ao norte do Brasil. Eu ainda não tive a oportunidade de provar tantas opções, mas o pouco que já conheço já gostei de mais. O Cupuaçu é umas opções mais conhecidas, especialmente se misturado em uma mousse ou em um bombom. Mas é claro que tem opções variadas, como o famoso pato no tucupi, além de peixes e frutas que só de olhar dá vontade de beliscar. Que tal a ideia?

Fala sério: a gastronomia brasileira é incrível! Se tem algo que amo é fazer uma refeição em família. Que tal unir tudo pra deixar sua viagem ainda mais deliciosas?

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

Deixe sua opinião