Crédito: Freepik
Crédito: Freepik| Foto:

Atualizado em 22 de junho de 2018

Você estava ansiosamente aguardando aquela folguinha pra levar toda a família passear quando… o dia é de chuva. Quantas vezes não desistimos e deixamos de fazer algo bacana só pelo fato de estar chovendo?

Não desista de seu passeio apenas por causa da chuva! Deixe o desânimo de lado para curtir este momento, e veja estas dicas para encarar um passeio com bom humor e diversão mesmo debaixo d’água:

É possível aproveitar, sim, um dia ou mesmo uma viagem toda mesmo com o maior temporal.

ANTES DE IR

1. Conheça seu destino: você pode se preparar para isso, afinal, o clima em determinados locais sempre nos dá pistas do que podemos passar. Verifique se naquela época do ano a estação é chuvosa, veja a previsão do tempo (fácil fácil pelo seu aplicativo de celular), e, no mínimo, vocês conseguem se preparar melhor: mesmo que seja ao menos para trocar as sapatilhas por botas nas malas.

2. Roupas, acessórios e o que mais for na bagagem: já sabe que o passeio tem chance de chuva? Levem uma capa, casacos impermeáveis que são bonitos e bacanas, guarda-chuva leve e pequeno, coloquem bota ou galochas no pé… tem até capa de chuva para carrinho de bebê. E especialmente com crianças, remédios para possíveis resfriados podem ser muito necessários e neste caso, não esqueça de dar uma passadinha no pediatra para pegar a receita, caso viaje de avião, principalmente no exterior: não corra o risco do medicamento ficar retido com a polícia federal, que pode sim tomar de você.

Menino com guarda chuva Crédito: Arquivo Pessoal

3. Plano B: vejam antes de ir se é possível se programar para um passeio alternativo no caso de uma chuva muito intensa. Trocar um parque por um museu, passar mais tempo em um restaurante ou café bacana, ou visitar um shopping com atrações indoor e mesmo uma loja diferenciada pode se tornar uma ótima experiência. Fiz exatamente isso em minha viagem à Paris: iríamos andar pela região de Montmatre que é toda aberta, e ao Museu do Louvre 2 dias depois. Mas chovia muito, e aproveitaríamos muito pouco. O museu foi nossa alternativa, e foi bom. Estava mais cheio, mas, foi melhor esperar, pois a troca nos deu um dia sem chuva para o passeio ao ar livre.

DURANTE

4. Aprecie também: tem lugares que acho que são tão lindos na chuva como em um dia ensolarado. Já vi isso em Gramado/RS, por exemplo, a cidade ficou tão linda que aproveitamos pra tirar mais algumas fotos com a chuva no fundo. E tive uma deliciosa experiência de comer no café colonial em uma confeitaria na Colônia Witmarsum – Palmeira/PR, vendo uma chuvinha gostosa e tomando chá!

5. Aproveite melhor os locais cobertos: se você precisou usar seu plano B, aproveite para conversar mais, comer algo diferente, passar mais tempo no museu vendo o que você não tinha previsto, até no shopping, e veja com mais calma tudo o que você pode… tenha paciência, na maior parte das vezes a chuva passa!

6. Esteja disposto a mudar o plano: Ok, está “caindo o mundo”, não tem como ir pra rua. Vocês até têm seu plano B, mais ainda assim queriam demais ver um atrativo externo. Tentem não se frustrar por isso. Mudem o que for possível para ir no local em outro dia, ou deixem para uma próxima oportunidade mesmo. Que tal conhecer um local menos visitado, mas que pode ser tão interessante quanto outros? Ou até mesmo ir ao cinema? Claro que você poderia assistir um filme em sua casa, mas… vai ficar apenas se lamentando e sem fazer nada? Melhor é aproveitar de alguma maneira!

Agora já dá pra dizer que a chuva não é inimiga da viagem, não é?

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

Deixe sua opinião