Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal| Foto:

Em tempos de tanta movimentação política – e não importa qual seja a sua opinião e seu lado – entender um pouco mais sobre o seu funcionamento e da própria história brasileira é algo importante. Pessoalmente, sou muito patriota, amo nosso país – que é realmente lindo e tem muita gente trabalhadora e que “corre atrás” por suas conquistas – e uma visita à capital federal em família pode despertar um senso de urgência em todos nós, de buscarmos ser melhores cidadãos. Claro que não é apenas uma viagem que vai transformar isso, mas se tiver a oportunidade, é uma lição muito bacana e interessante, além de ser uma cidade realmente incrível, que só por ser linda já vale a visita, especialmente para os fãs de arquitetura: não tem nada igual!

Algumas observações antes do roteiro:

Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal

* Você não precisa de muitos dias para conhecer o principal. 1 final de semana já dá pra ver quase tudo, porém, alguns locais possuem horários e dias específicos – caso do Palácio da Alvorada (Residência Presidencial) que pode apenas ser visita às quartas à tarde – e algumas regrinhas – como no congresso, que nos dias de sessões e atividades plenárias às terças e quartas, precisa agendar a entrada, mas nos outros dias é só ir visitar. Programe-se nos melhores dias para conseguir fazer tudo o que desejar.

* Claro que todas as idades podem aproveitar e curtir de todas as formas, mas recomendo especialmente famílias com crianças já alfabetizadas – especialmente quando iniciam o aprendizado na escola sobre os 3 poderes e sobre cidadania e do Brasil em geral – assim como adolescentes, pois casa bem ver o que se aprende na escola, assim como nos noticiários.

 

Encontre os melhores preços de estadia na capital federal para sua viagem: Hospedagem em Brasília

 

Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal – Vista da torre de TV

* Há muitas atrações no entorno do congresso, que são próximas uma da outra, mas as quadras são grandes e a caminhada acaba sendo longa. Existe um ônibus de turismo – caso você fique na quadra hoteleira ele possui saída em frente ao Brasília shopping, assim como dos pontos turísticos, mas vale estar de carro ou mesmo usar um táxi para deslocamentos. Você pode talvez ir descendo até o congresso ou sair de lá, e pegar um táxi na volta, ou decidir o que é melhor – ou todos vão encarar uma super caminhada!

* Apesar da cidade em si ter um custo de vida elevado – alimentação e despesas são um pouco caras – para fazer turismo o custo abaixo: quase tudo é gratuito: das principais atrações apenas o memorial JK é pago. Todos os edifícios governamentais não tem entrada paga, e contam com guias e boas explicações.

* Além da parte política, você verá muitas obras de arte brasileiras e elementos arquitetônicos diversos. Se você gosta disso, vai amar ainda mais a nossa capital.

* Com exceção da torre da TV, e de ambulantes com lembranças e bebidas, próximos aos atrativos não possuem lojas, comércios, restaurantes ou lanchonetes, ou seja, não espere comer algo ao lado do congresso na rua: tenha então algo pra beliscar na bolsa ou programe sua visita para estar próximo de algum local para se alimentar no intervalo que desejar.

Vamos lá para o que interessa então? O que você pode se programar para visitar:

Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal – Memorial JK

Memorial JK: O memorial conta a história da construção da cidade e muitos fatos históricos relacionados ao crescimento e ao desenvolvimento de Brasília – prepare-se para ver muito sobre Lucio Costa e Oscar Niemeyer, afinal eles tiveram uma participação imensa nessa fase. Naturalmente também se fala muito sobre o próprio Juscelino Kubitschek, e possui muitas fotos, objeto, videos e um pouco de toda a vida do ex-presidente idealizador da capital federal. É um museu muito bonito e bem conservado.

Torre de TV: É o mirante mais famoso da cidade, e subi-lo é uma ótima ideia, a vista é muito bacana sendo possível visualizar a estrutura da cidade, assim como os principais prédios e monumentos do governo, todos bem próximos dele. Embaixo da torre tem uma feirinha, com souvenires, comidinhas e artigos diversos, sendo uma boa parada para um lanche ou almoço. Ela é bem aberta, o que não ajuda nos dias de chuva, mas como Brasília é uma área bem seca, não há tantos problemas com isso.

Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal – Congresso Nacional

Congresso: O edifício mais famoso de todos pode ser sim visitado. Dentro dele você encontrará muitos salões para exposições e eventos, verá um video sobre o local, e visitará corredores de circulação dos parlamentares, os salões de entrevistas para imprensa, assim como claro, os locais mais importantes: o local de trabalho e votações do senado e o congresso. A visita não é demorada, em no máximo 1h é realizada, mas pode ser necessário aguardar algum tempo para realizá-la, eles formam grupos na medida que os visitantes são recebidos.

Parque da Cidade: Apesar de não ser o local mais cobiçado pelos livros e indicações turísticas, o parque MUITO grande e tem muita área pra brincar, correr e curtir. Tem parquinhos, restaurantes e um momento para relaxar e curtir, o que é uma boa para famílias com crianças menores pra dar uma descontraída na turma, além de dar uma caminhada e curtida no local, com vegetação e clima bem típicos de cerrado.

 

Leia também: Brasília além da Política e com ótimos passeios em família

 

Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal – Catedral de Brasília

Catedral: lindíssima e um dos símbolos de Brasília, sua beleza vale ser apreciada, e claro, sua arquitetura. Os vitrais são incríveis, todo o ambiente é bacana. Não deixe de também aproveitar pra fazer o teste acústica do local: fique em uma das entradas e peça para outra pessoa ficar na outra ponta de outro acesso nas paredes: você deve sussurrar e falar baixo algo que o outro lado escutará perfeitamente. Fiz e funciona mesmo, é muito interessante!

Lago Paranoá: O mar do cerrado é grande e muito bem aproveitado de várias formas. É possível fazer passeios de barco (e tem fotos de pôr do sol desses passeios que são maravilhosas, imagina ao vivo), caminhar e passear pela orla, e claro, há restaurantes e opções de lanches. Com certeza mais um local bom pra encerrar o dia ou aproveitar o sol de Brasília.

Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal – Palácio do Planalto

Palácio do Planalto: Ele pode ser visitado aos domingos, sempre com grupos a cada vez por chegada, é claro, é o local e trabalho da presidência. Há muitos salões de eventos, área de imprensa, e rapidamente é possível ver o escritório da Presidente. Eles falam de muitas obras de arte lá. Pessoalmente não achei o local mais interessante de todos, mas claro que o local onde a presidente trabalha é de curiosidade todos nós. Ali você já visita a praça dos 3 poderes também.

Outras atrações: há mais atrações que podem ser visitadas, como Itamaraty (que não pude visitá-lo devido à uma greve, isso infelizmente pode ocorrer em órgãos públicos) que com certeza deve ser bem bacana, a torre de TV digital, que é mais distante, e o novo Estádio Mané Garrincha, para os amantes de futebol. De qualquer maneira, com certeza será uma viagem excelente!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

Deixe sua opinião