Credito: Arquivo Pessoal - Ponte JK
Credito: Arquivo Pessoal - Ponte JK| Foto:

Já havia visitado a capital federal outras vezes, mas na última conheci um lado diferente da cidade, e muito bacana para passear. Brasília não está na lista das cidades favoritas para passeio em nosso país, mas vai por mim que vale a pena sim você aproveitá-la para passar ótimos momentos em família em locais que vão além dos arredores do congresso, e que são muito agradáveis.

Já falei dos atrativos principais anteriormente (confere também as dicas), onde você pode conhecer a o congresso e seus arredores, e vários edifícios vinculados ao governo, em um final de semana.

 

Jardim Japonês do Jardim botânico de Brasília Credito: Arquivo Pessoal – Jardim Japonês do Jardim botânico de Brasília

Mas, você pode estender essa viagem como férias mesmo conhecendo lugares bonitos, inclusive conhecendo um pouco mais sobre o planejamento urbano, arquitetura e arte da cidade.

Vem comigo agora ver os passeios além da política:

Jardim Botânico de Brasília: a capital federal também tem um jardim botânico, e ele é enorme! Você paga uma pequena taxa de entrada por pessoa (crianças não pagam) e pode conhecer várias áreas de dentro desse grande espaço verde. Há vários parquinhos, e espaços de contemplação, vários muito bonitos. Há um café caso queira consumir algo no local. Há um espaço de educação ambiental, orquidário, entre outros, e meu favorito foi o jardim japonês, que estava lindo! Passeamos com muita tranquilidade por lá e foi ótimo!

Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB): Um espaço cultural cheio de atrações, arte, exposições itinerantes e permanentes e muito agradáveis. É bem grande e gostoso. Infelizmente passei bem rápido (era fim do dia e as crianças dormiram) mas era muito bacana, tem espaço para crianças, adultos, jovens… enfim, para todas as idades!

Credito: Arquivo Pessoal - Parede de Athos Bulcão no Hotel Brasília Credito: Arquivo Pessoal – Parede de Athos Bulcão no Hotel Brasília

Hotel Brasília: Se você for até o Palácio da Alvorada, aproveita para dar uma paradinha no primeiro Hotel de Brasília, porque é bem no caminho e bacana de conhecer. Ficamos por 30 minutinhos e ele faz parte da história da cidade. Lá você tem uma das vistas bacanas do Lago Paranoá e consegue também ver a torre de TV digital ao fundo. Existe também conservado um carro que pertenceu à Juscelino Kubitschek. Tem uma paisagem bonita e se desejar passear e ficar pelo jardim, é bem gostoso. Ah, também tem uma das paredes com arte de Athos Bulcão, que é símbolo na cidade (e que estou apaixonada por suas obras).

Parque da Península: É uma área devolvida ao patrimônio público na orla do Lago Paranoá. Lá estão as mansões de ministros e de embaixadas, e tem uma vista bonita da Ponte JK. Bom pra curtir um pouco de ar puro e fazer uma caminhada.

Credito: Arquivo Pessoal - Pontão do Lago Sul Credito: Arquivo Pessoal – Pontão do Lago Sul

Pontão do Lago Sul: Um espaço muito gostoso e bem estruturado. Com estacionamento gratuito, conta com muitos bares e restaurantes para vários gostos, nas margens do lago também (é super agradável comer por lá).

Do Pontão, sai também um passeio bacana chamado “Mar de Brasília” que você passeia de Catamarã pelo Lago Paranoá e passa por baixo da ponte JK, e consegue vê-la bem de perto. Na embarcação, eles contam um pouco de vários fatos da história e das atualidades da cidade (e tem algumas bebibas e snacks para compra na hora também), assim como eles tiram algumas fotos para você buscar depois nas redes sociais.

Ainda tem a opção de fazer stand up paddle no Lago com empresa que faz locação do equipamento.

Para famílias com crianças, tem um parquinho de areia, e a orla para passear com carrinhos de bebê é deliciosa! Em resumo, uma área bem bacana em Brasília para família toda!

Quadra Modelo: Para quem ainda não sabe, Brasília foi inicialmente projeto em modelo de quadras, como se fossem pequenas mini cidades dentro de uma só, e que na região você tivesse todos os serviços e comércios básicos nas proximidades de sua residência. Esse projeto você pode ver “ao vivo e a cores” na Super Quadra 308.

 

Encontre a hospedagem para sua família em Brasília, e aproveita: Estadia em Brasília

 

Credito: Arquivo Pessoal - Espelho d'água na quadra modelo Credito: Arquivo Pessoal – Espelho d’água na quadra modelo

É interessante – e gostoso – de passear e ver detalhes do projeto: como foram projetados os edifícios, toda a história urbana, e claro, com o toque que marca Brasília: arte no meio de tudo isso. Azulejos de Athos Bulcão estão nas paredes de prédios residenciais e na Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima (construída a pedido de Sarah Kubitschek).

No meio de tudo, outro lugar pequeno e interessante é o Espelho d’água no bloco F, projetado por Burle Marx, que deixa a região mais bonita em meio à todas as construções.

Vale a pena encontrar um lugar para estacionar (sugiro perto à Igrejinha) e passear pela quadra. Pesquise um pouquinho antes de ir mais fatos da construção de Brasília e da quadra que é muito legal ver todos os detalhes do urbanismo e as ideias que vieram desde o plano piloto: lá você consegue perceber a maioria deles. Ah, e esse passeio – assim como a maioria dos que mencionei, são de graça!

Café da Manhã no Centro Hípico Lago Sul: Para não deixar de fora uma opção gastronômica, um ótimo programa é começar o dia no final de semana comendo um gostoso café da manhã no Centro Hípico Lago Sul. Além de aproveitar algumas delícias e se servir super bem, tem um ótimo parquinho para as crianças, além pode acessar a área de cavalos e ver os treinos dos cavaleiros que estão por lá. Nós fomos e foi uma manhã deliciosa!

Algumas dicas finais:

  • Os lugares em geral são um pouco distantes, e usar carro eu acredito que seja uma das melhores alternativas.
  • Brasília é muito seco e quente: não esqueça o protetor solar!
  • Por ser a capital federal e bem no coração de nosso país, a maior parte das capitais e grandes cidades brasileiras possuem voos diretos. Fique de olho que sempre surgem promoções (use aplicativos como passagens imperdíveis ou melhores destinos para acompanhar), o que ajuda muito na hora de comprar passagens. Foi assim que fui na minha última visita, foi ótimo.
  • Você pode combinar seu passeio (ou suas férias) em mais lugares, como visitar a próxima e charmosa Pirenópolis, ou aproveitar e partir em seguida para os parques aquáticos termais de Caldas Novas!

Já conhecia estes locais? Se faltou alguma coisa, pode falar!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Deixe sua opinião