6 destinos onde os principais atrativos são de graça, no Brasil e América do Sul.
| Foto:

Viagens em geral possuem 4 grandes despesas: transporte, hospedagem, alimentação e passeios. Para quem viaja em família, isso é multiplicado pelo número de pessoas que está no grupo, ou seja, se você tem 3 filhos e é responsável pelas contas da casa, quase tudo é multiplicado também – e os gastos precisam ser bem calculados para o passeio não se tornar uma dor de cabeça (ou no bolso).

Mas, e se uma (ou mais) destas despesas puder ser bem pequena ou quase zerada? Aqui no Turismo em Família vocês já viram como não gastar ou bem pouco com hospedagem, mas você também pode gastar menos ainda em uma viagem onde os atrativos não custam nada.

Toda cidade tem alguma coisa bacana pra ver sem precisar pagar, mas hoje selecionei as cidades que possuem a maior parte dos passeios principais gratuitos. Não significa que todos os atrativos são de graça e que não haverá um custo de acesso até eles, mas em uma visão geral, se você decidir viajar em família, vai ficar muito mais tranquilo no quesito ingressos e entradas para todo mundo.

Aqui vão sugestões do Brasil e do Mundo:

Fachada no Bosque Alemão - Curitiba/PR Crédito Pessoal: Bosque Alemão – Curitiba/PR

1. Curitiba/PR: Sou suspeita por falar da minha terra, mas Curitiba é tão legal que você pode passear o dia todo sem gastar nada além de combustível e alimentação. Seus principais atrativos são os parques, e TODOS são de graça. Parque Tanguá, Ópera de Arame, Jardim Botânico, Bosque Alemão (favorito das crianças)… são todos gratuitos. Dos mais famosos, o único que é pago é o Museu Oscar Niemeyer, mas se você for esperto vai na quarta-feira, que não paga também!

E além do eixo turístico principal, Curitiba tem outros passeios diferenciados que são tão legais quanto ao turismo principal.

A capital paranaense também possui um ótimo custo benefício na alimentação, se comparada as demais capitais brasileiras. Você come super bem gastando menos do que em São Paulo, Porto Alegre ou no Rio.

Sobre Curitiba você também pode ler:

Curitiba: uma cidade super familia

Curitiba em 11 passeios diferentes para a família toda

Palácio do Planalto - Brasília/DF Crédito: Arquivo Pessoal – Palácio do Planalto – Brasília/DF

Encontre e reserve agora mesmo sua estadia na cidade: Hospedagem em Curitiba

 

2. Brasília/DF: a capital do país pode não ter um custo de vida muito amigável, mas em se tratando de passeio, não é má opção. Conseguindo uma hospedagem amigável e um carro pra circular, vocês poderão conhecer vários prédios públicos como o congresso, planalto, palácio da alvorada, catedral, torre de rádio, todos de graça.

Fora do eixo político, você ainda pode ir ao CCBB, Pontão do Lago Sul, Quadra Modelo, tudo isso sem gastos! Só o que mencionei já dão uns 2-3 dias de visita!

Eu já estive mais de uma vez na capital federal e foi mais gostoso do que podia imaginar (para turistar, ignore os políticos e se aproveite a parte boa que está lá)!

Sobre Brasília você também pode ler:

Brasília além da Política e com ótimos passeios em família

Brasília: uma lição de história e cidadania para a família

Encontre e reserve agora mesmo sua estadia na cidade: Hospedagem em Brasília

 

Crédito Pessoal: Centro Histórico de Porto Seguro/BA Crédito Pessoal: Centro Histórico de Porto Seguro/BA

3. Porto Seguro – Arraial d’Ajuda e Região/BA: Além de ser um dos destinos mais em conta para hospedagem no nordeste, você pode percorrer por conta (nós fizemos isso e foi tudo ótimo) um lindo litoral tanto na parte de Porto Seguro (até a praia de Coroa Vermelha), como após atravessar a balsa e pela costa da região de Arraial d’Ajuda para conhecer praia dos Coqueiros, Trancoso e a belíssima Praia do Espelho.

A área histórica do Descobrimento, ainda que exista um Memorial que é pago e conta detalhes, você pode conhecer por conta o centro histórico, com igreja, casinhas, um antigo presídio e a melhor parte: uma vista linda da região por estar em uma área alta (mas fique atento que há guias por ali que ficam em cima pra você fazer o passeio com eles, mas são vocês que decidem se querem ou não).

Por fim, centrinhos charmosos não faltam. A Rua Mucugê, no Alto de Arraial d’Ajuda é gostosa e super movimentada à noite. Já o Quadrado em Trancoso e Caraíva encantam com algumas das casinhas coloridas mais famosas do país. Vale tirar muitas fotos, conhecer a cultura e os artesanatos locais!

Sobre Porto Seguro, você também pode ler:

Porto Seguro/BA: econômico, histórico, divertido… enfim, delicioso para toda a família

Encontre e reserve agora mesmo sua estadia na cidade: Hospedagem em Porto Seguro e/ou Arraial d’ Ajuda

 

4. Florianópolis/SC: Praia é bom, e Floripa tem de sobra! São mais de 40 praias à disposição que você pode conhecer, mais calmas, mais badaladas, selvagens, para surfar… e rendem um belo tour!

Florianópolis ainda tem a famosa Lagoa para você passear, e nem só de litoral vive a capital catarinense: você pode conhecer o centro histórico e outros espaços de influência açoriana, sempre de graça!

Mas se quiser investir em algum passeio, você pode encontrar alguma opção de escuna ao redor da ilha, ou um transporte até a ilha do Campeche. Para a família, o projeto Tamar também está por lá é mais uma ideia!

Encontre e reserve agora mesmo sua estadia na cidade: Hospedagem em Florianópolis

 

Crédito: Arquivo Pessoal - Parque Rodó - Montevideo/Uruguai Crédito: Arquivo Pessoal – Parque Rodó – Montevideo/Uruguai

5. Montevideo/Uruguai: Poucos dias e pouco investimento são necessários para conhecer o principal da capital do Uruguai. O coração de seu passeio fica no centro viejo, onde você pode fazer mesmo caminhando e ver a plaza independencia, onde está o memorial do General Artigas, importante figura da independência uruguaia, e na mesma praça a Puerta de la Ciudadela que é o pedaço de uma antiga fortaleza que lá estava.

Continue caminhando em direção ao porto e passe por praças, igrejas, comércios até o Mercado do Porto, onde você verá as lojas de artesanato e souvenirs, e restaurantes interessantes, mas que nós acabamos apenas tomando um chocolate quente e comendo um alfajor.

Se você resolver ir ao outro lado da plaza, você também pode “bater perna” e conhecerá a principal rua de comércio, passará por praças e lojas interessantes, conhecerá fonte dos cadeados, e pode chegar até o prédio da prefeitura, que é permitido subir ao topo para uma bela vista da cidade.

Você ainda não paga para conhecer o parque Rodó, uma área verde grande, e para passear pelas Ramblas de Montevideo, e tirar uma foto no icônico letreiro da cidade! E se decidir ao menos pagar por um passeio, eu não deixaria de investir no pequeno, mas bonito Teatro Solís, que pode ser seu único gasto com uma atração na cidade.

Sobre Montevideo você também pode ler:

Montevideo: Uma cidade com jeito família

Encontre e reserve agora mesmo sua estadia na cidade: Hospedagem em Montevideo

 

Museo del Bicentenario - Buenos Aires/Argentina Crédito: Arquivo Pessoal – Museo del Bicentenário – Buenos Aires/Argentina

6. Buenos Aires/Argentina: BA não decepciona neste quesito também, e tem muita coisa gratuita pra conhecer.

Na área central, você já consegue circular pela Calle Florida e conhecer o coração da cidade, vários comércios, cafés e o Shopping Galerías Pacífico, com suas belas pinturas no teto… até chegar na Plaza de Mayo onde você verá como ponto principal Casa Rosada, sede do governo argentino. Você pode visitá-la gratuitamente nos finais de semana (e recomendo, é bem interessante) desde que agende com pelo menos 15 dias de antecedência.

Colado à Casa Rosada está o Museo del Bicentenario que é muito bonito e conta um pouco da história do país até os tempos atuais e até relação entre os países do Mercosul, um pouquinho de Brasil está dentro do museu. Mas chamam mais atenção as peças relacionadas aos famosos argentinos, como caso do casal Perón. E o espaço é muito bonito, por ter sido feito em uma antiga construção militar.

Ainda saindo da Plaza de Mayo você pode conhecer a Feira de San Telmo que se inicia a partir dali, e descer depois até Puerto Madero para caminhar entre as 4 docas com todo o charme da região e caminhar pela famosa Puente de La Mujer. 

Voltando à Plaza, você pode dali ir no sentido contrário e ao menos dar uma passadinha no histórico Café Tortoni (vale mesmo só pra ver o ambiente, mas vale comer alguma coisa lá na hora da fome se desejar) e subir até o Obelisco, já conhecendo Av. 9 de julio, a mais larga do mundo! E tudo isso você vai fazer entre praças, canteiros e prédios com bela arquitetura. E se você continuar batendo perna na região, não é tão longe ir até a lindíssima Livraria El Ateneo Grand Spendid que foi um antigo teatro e se tornou muito conhecida.

Saindo do centro, outros pontos famosos são o Cemitério da Recoleta, que não é estranho não visitá-lo e tem esculturas incríveis, e por ali está também a escultura metálica Floralis Generica, assim como o Museu de Belas Artes, todos gratuitos.

O famoso bairro Caminito de casinhas coloridas é bem procurado e você pode fazer muitas fotos nesta região alegre, assim como ver dançarinos de tango em vários restaurantes, e claro, muitas lojinhas típicas. Já de outro lado da cidade, Palermo reserva bosques e lugares verdes para passear, como o Rosedal até o Jardim Botânico, e sim, tudo o que falei até agora não tem entrada pra pagar.

E se decidir investir, vale mesmo a pena conhecer o Teatro Colón (não é barato) mas é incrível, e mais lindo que muitos teatros europeus.

Sobre Buenos Aires, você também pode ler:

Buenos Aires para toda a família

Encontre e reserve agora mesmo sua estadia na cidade: Hospedagem em Buenos Aires

 

E existem mais alguns com certeza, mas você, acrescentaria algum destino à lista? Me conta, e se você quer viajar, só que o orçamento está contado, acho que já deu pra ajudar!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

 

 

Deixe sua opinião