Crédito: Arquivo Pessoal -  Piscina em Machadinho/RS
Crédito: Arquivo Pessoal - Piscina em Machadinho/RS| Foto:

Em tempos de frio e férias escolares de julho, uma das minhas opções favoritas – entre as algumas que já listei para viagens no inverno – são os destinos de águas quentes e de termas. Aproveitar a água aquecida é muito gostoso para se divertir em piscinas e fontes mesmo em dias gelados – seja com aquecimento artificial para a diversão ser agradável, ou nas termas naturais e inclusive benéficas a saúde – esta é uma das melhores sugestões para as férias neste período.

O Brasil felizmente possui várias estâncias, estabelecimentos e cidades de termas e águas aquecidas. Em geral, esses locais possuem mais opções de lazer integradas a natureza, esportes e atividades físicas, e praticar essas atividades para depois relaxar nas águas quentes deixa tudo mais gostoso.

Piscina externa aquecida Crédito: Arquivo Pessoal – Piscina externa aquecida em Machadinho/RS

Para ajudar a mostrar a maior parte delas, reuni uma seleção de localidades hoje, e quem sabe tem uma mais perto do que você imagina? A lista segue do Sul ao Norte do país. Confere só agora:

Rio Grande do Sul

A opção mais próxima de Porto Alegre, cidade de Nova Prata possui uma estância hidrotermal, e que não está muito distante de Caxias do Sul. Já próximas à divisa do estado com Santa Catarina, você encontra Termas nos municípios de Marcelino Ramos e Machadinho, que atende bem especialmente para quem está em Passo Fundo e Erechim. Por fim, mais no Oeste do estado, mas também na divisa com Santa Catarina, a cidade de Iraí também garante ótimos banhos de piscinas aquecidas!

Santa Catarina

De leste à oeste, o estado tem boas opções de águas termais. Nas proximidades da capital Florianópolis, vá Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas que há vários hotéis e estâncias disponíveis. Já no sul do estado, nas proximidades de Tubarão e não tão longe de Criciúma, a cidade de Gravatal é a mais conhecida nesse quesito. E indo para o outro lado catarinense, você encontra complexos termais em Piratuba, muito próxima especialmente de Chapecó!

Paraná

As águas quentes no Paraná estão mais para o Oeste do Estado, no Pólo Turístico de Foz do Iguaçu, onde inclusive um novo empreendimento de parque aquático de águas quentes foi recentemente inaugurado, mas você também encontra opções relaxantes no sul em Verê e subindo um pouquinho mais ao centro do estado, o município de Iretama que também oferece águas quentes naturais e diariamente renovadas!

Caldas Novas é uma das cidades com muitas opções de hospedagens termais, conheça as opções: Hoteis e Pousadas em Caldas Novas.

Goiás

Impossível não mencionar Caldas Novas e Rio Quente, cidade que abriga um dos maiores complexos de águas quentes do Brasil. São muitos atrativos não apenas no maior parque da região, mas na verdade as duas cidades contam com grande rede hoteleira e parques aquáticos para atender todos os tipos de turistas!

Tobogã em Olimpia/SP Crédito: Arquivo Pessoal – Diversão Radical em Águas Quentes de Olímpia/SP

São Paulo

Os paulistas tem a oportunidade de aproveitar vários pontos de água quente no estado. Apesar de precisar de algumas horinhas do viagem, opções não tão distantes da capital estão em São Pedro. Santa Bárbara e Águas de Lindóia. Indo um pouco mais longe, os municípios de Lins, Ibirá e Fernandópolis também oferecem águas terapêuticas. E por fim, já nas proximidades de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, vale muito à pena conhecer Olímpia, que conta não apenas com hotéis, mas dois grandes parques aquáticos de águas termais, mesclando atrativos calmos e radicais.

Minas Gerais

O município de Araxá conta com um complexo termal, que acaba se localizando entre a capital Belo Horizonte e Uberlândia. Já no sul e próxima do estado de São Paulo, está a simpática e conhecida Poços de Caldas, que também conta com águas benéficas à saúde, além de já ser uma cidade turística por outros atrativos.

Rio Grande do Norte

E o nordeste não fica só nas praias, mas sua representante em águas hidrominerais estão em uma estância em Mossoró, cidade então procurada por aqueles que buscam os benefícios para a saúde dessas águas.

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

 

 

Deixe sua opinião