Reiki e a Maternidade
| Foto:

Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre Reiki na maternidade, já ouviu falar?

O Reiki vem crescendo muito e tem demonstrado inúmeros benefícios para a saúde e bem estar. Vamos mergulhar um pouco nesse conhecimento e a partir daí entender como a técnica pode ser aplicada durante a gravidez.

Você sabe o que é Reiki?

Reiki é uma técnica japonesa de cura, um sistema natural capaz de canalizar a Energia Vital pela imposição das mãos. Idealizada pelo doutor Mikao Usui em 1920. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o Reiki um método complementar de cura.

Em que pode nos auxiliar ? 

  • Relaxamento e harmonização dos corpos, físico, mental, espiritual e emocional;
  • Equilíbrio de nossa energia vital;
  • Redução de dores físicas, stress, medo, ansiedade, síndrome do pânico, depressão, insônia e muito mais!

Benefícios do Reiki na Gravidez 

  • Quando se aplica esta terapia, a vibração energética provoca uma descarga de hormônios da felicidade (endorfinas e dopaminas), que tornam possível a mãe entrar num estado de bem-estar geral que favorece a formação do bebê.

Benefícios do Reiki durante a gravidez para a mamãe

  • Diminui o estado de stress e cansaço
  • Favorece a ligação entre o corpo, a mente e o espírito da mamãe e do bebe
  • Regula os níveis de ansiedade
  • Proporciona bem-estar, felicidade e alegria
  • Diminui os transtornos provocados pelo processo fisiológico da gravidez
  • Prepara física e mentalmente a mãe para o parto e para o nascimento
  • Alivia as dores de costas

Benefícios do Reiki na gravidez para o bebê 

  • O bebê recebe calma, felicidade e paz através do que experimenta a mãe
  • Favorece a ligação entre mãe e filho
  • Aumenta a tranquilidade e o equilíbrio emocional do bebê
  • Diminui as complicações durante a gravidez, parto e pós-parto
praticante de reiki

Para termos uma ideia da técnica do ponto de vista de quem a aplica, eu convidei a mamãe Andréa Carlo Chinatto para compartilhar sua história e experiência conosco. Vamos acompanhar seu depoimento!

 

Ser Mãe

Este é um dos momentos mais sublimes e mágicos na vida de uma mulher! Momento em que a mulher gera dentro de si uma nova vida, oferecendo a este pequeno ser a possibilidade de existir neste mundo.

Em todos os níveis, a mulher passa por uma transformação, gerando novas sensações, sentimentos e pensamentos, além da transformação em seu corpo físico.

Em muitos momentos viverá emoções à flor da pele, vivenciando este momento de transformação da mulher, em mãe, em que a mulher deixar de ser apenas “eu – mulher” e passa a ser “nós – mamãe e bebê”. Sentindo no intrínseco do seu ser, a alegria, a realização, a expansão do amor em seu coração, nesta nova co-criação do novo ser.

Mas neste período, nem tudo são flores para algumas mulheres, que se sentem inseguras, com medo de perder a sua liberdade ou medo de não serem habilidosas para cuidar do seu bebê. As transformações físicas, baixa de autoestima e ansiedade são também comuns durante a gestação.

Sou mãe de dois meninos, hoje jovens de 17 e 18 anos, e quando pensei em engravidar senti um grande medo de perder a minha liberdade, sabendo da dedicação e da responsabilidade que viria após o nascimento do bebê e das transformações que aconteceriam em meu corpo.

Na época, antes de tomar a decisão de ser mãe, fiz algumas sessões de psicoterapia para me libertar dos medos, tornando-se mais segura e confiante para encarar a gravidez.

Quando finalmente resolvi engravidar, afloraram sensações de medo, insegurança e ansiedade, além dos enjoos que eu sentia principalmente no período da manhã, que me deixavam frequentemente sem energia e força para continuar a gerir o meu dia, a minha rotina e o meu trabalho.

Então eu procurei ajuda, e durante a gravidez eu fiz yoga, duas vezes por semana e meditação, o que me proporcionou equilíbrio emocional e mental, paz interior, autoconhecimento, melhora da autoestima, aliviando também os enjoos, principalmente nos primeiros meses da gravidez. Com mais energia e disposição pude encarar de forma mais tranquila, os desafios do dia a dia.

Após o nascimento do meu primeiro bebê, surgiram novos desafios e novos sentimentos, tais como ansiedade, medos, noites sem dormir, dores na região da Cesárea, dificuldades em amamentar, e em consequência falta de energia e muito cansaço. Mais uma vez fui em busca de terapias que me ajudassem neste novo momento, mas de forma natural, eficaz e que não comprometessem a amamentação do meu bebê. Amamentar é o êxtase que a maternidade traz!

Foi aí que tive contato com a Terapia Holística, que enfoca o ser humano como um ser integral, composto de espírito, mente, emoção e corpo físico. Iniciei então as sessões de Reiki, uma vez por semana e aos poucos fui reencontrando o meu equilíbrio, energia e bem-estar.

Reiki complementa o conjunto de cuidados para o bem estar global, da mamãe (antes, durante e pós parto), e do bebê, proporcionando um parto natural mais tranquilo e com menos dores, e uma recuperação mais rápida nas cesarianas.

Reiki é indicado para o alívio dos desconfortos da gestação, geradas pelo excesso das expectativas: tais como dores, inchaços, problemas circulatórios, pressão alta e diabetes gestacional.

Uma sessão semanal de Reiki é suficiente para o bem-estar durante a gestação até o bebê nascer. A recuperação pós-parto é bem mais confortável, diminui as dores, o estresse, a ansiedade, as expectativas e as inseguranças e reduzem as chances da mulher passar pela depressão pós parto. A mamãe se harmoniza e se empodera ativando o seu potencial feminino, intuitivo e natural.

A aplicação de Reiki no bebê, diminui os desconfortos gastrointestinais, acalma e induz a um sono tranquilo e reparador.

Para as mulheres e futuras mamães, incentivo a procurar um profissional especializado para se beneficiar das sessões. Ou se iniciarem na Terapia Reiki, com um Mestre Reiki habilitado, para se auto aplicar Reiki durante todo o período gestacional e aplicar em seus bebês…

Andréa Carla Chinatto, mãe de André e Felipe, Terapeuta Holística, Mestre Reiki, Terapeuta TFT (Acupuntura sem agulhas)

Andrea certificou-se como terapeuta holística e hoje ajuda mulheres a enfrentar os desafios e processos da vida com mais tranquilidade e consciência. E diz que é com muita gratidão que afirma que a Terapia Holística transformou a sua vida.

Conecte-se consigo mesma por meio de energias mega-positivas.

Feliz dias Mães!

bebê sorrindo

 

Visite o meu site | Facebook | Instagram

Deixe sua opinião