Crédito: vivomaissaudavel.com.b
Crédito: vivomaissaudavel.com.b| Foto:

Tenho lido vários compartilhamentos no facebook sobre uma pesquisa em que diz que a mulher precisa de mais horas de sono que o homem. Se é verdade não sei, mas que as mães precisam, e muito, isso é comprovado por qualquer mãe!

Durante a gravidez

Mesmo que a mamãe gestante não queira ou não possa dormir mais que o normal, seu corpo não pede, praticamente grita! Isso devido à grande revolução hormonal. Para as mulheres que trabalham fora de casa e principalmente as que tem horário por cumprir, dormir um pouquinho mais é quase uma missão impossível, mas é preciso dar “jeitinhos”: na hora do almoço uma soneca no carro, ou arrumar um cantinho para pelo menos levantar as pernas e fechar um pouco os olhos. Quando chega em casa, procurar não se distrair com coisas que fazem perder tempo, procurar fazer o estrito necessário para descansar nem que seja meia hora mais cedo. Para aquelas que trabalham fora e tem outros filhos, fazer um acordo com o marido para que fique com as crianças pelo menos por 40 minutos, pode ajudá-la a relaxar um pouco.

Principalmente durante a gravidez é importante tratar o sono como se fosse um remédio a tomar, pois as grávidas que descansam mais tendem a ter menos enjoos e vômitos, melhora o apetite e no dia seguinte conseguem ter um pouco mais de disposição para as obrigações que lhe exige.

Certa vez, li um comentário de uma mulher grávida de seu primeiro filho, reclamando que a dica que todos lhe davam é para aproveitar para dormir como se ela pudesse acumular sono para quando o bebê nascer. Evidentemente o sono não é poupança, mas garanto que quando o bebê nascer ela vai se arrepender de não ter descansado mais. Além do que, por que não procurar descansar e guardar forças para a chegada de seu pequeno tesouro?

Logo que o bebê nasce

Algumas mulheres tem uma recuperação invejável no pós parto, seja ele normal ou cesárea. Eu mesma, que tive que fazer cesárea, me sentia muito bem, nem parecia que tinha passado por uma cirurgia. Mas o fato não está em sentir-se disposta, e sim em dar um tempo ao corpo para recuperar-se. O descanso nesses primeiros dias, nos ajuda na produção de leite, a ter mais paciência para distinguir os choros do bebê ( que nestes primeiros dias são uma incógnita, principalmente para as mães de primeira viagem), aguentar as mamadas noturnas (que nunca são só mamadas, tem o tempo para esperar o bebê arrotar, depois trocar a fralda, colocar o bebê para dormir e esperar que o seu sono volte), etc. De todos estes fatos o que considero o mais importante é a produção de leite. Num futuro post vou comentar sobre minha experiência, mas pequei muito em pequenas coisas por falta de informação e uma delas foi não descansar o suficiente para produzir leite. Sempre achava que não tinha leite suficiente e só fui me dar conta de como meus peitos enchiam enquanto dormia, quando meu filho já estava com mais de um mês, só que nisso, ele não tinha ganho peso nenhum, com um mês ele tinha o mesmo peso de quando saiu da maternidade. Pra mim foi um choque, e aí que comecei a cuidar mais, mas já tinha afetado e muito a amamentação.

Com o passar do tempo

O bebê vai crescendo, já não tem mais as mamadas noturnas, e muitas crianças chegam a dormir 12 horas seguidas a noite. Mas são muitas transformações que acontecem nos primeiros anos de vida: dente que nasce, vacina que dá reação, aprende a engatinhar, a andar, a falar, a pegar as coisas, a demonstrar sua vontade, a sentir uma alteração de rotina… e com tudo isso, nem sempre todas as noites serão iguais! Meu filho, por exemplo, agora esta com oito dentes nascendo ao mesmo tempo e tem noites que ele acorda irritadíssimo. E se seu filho não acordar, no mínimo você acordará para ver se esta tudo bem com ele.  Ou seja, as noites nunca mais serão as mesmas. Por isso é importantíssimo cuidar do sono.

Cuidar da sua qualidade de vida é cuidar do seu filho também!

 

Deixe sua opinião