Divulgação/SBT
Divulgação/SBT| Foto:

“Dá o play, macaco!”

Em 1997, um menino muito inteligente e curioso, chamado Juca, resolveu criar uma emissora de tevê pirata, para interceptar a transmissão de um grande canal. E ele usou o que encontrou no sótão de casa para criar uma maravilha chamada TV CRUJ. O nome significava Comitê Revolucionário Ultra Jovem e a ideia era apresentar desenhos animados em um horário em que geralmente é ocupado por telejornais e novelas. Afinal, não era nada justo que as crianças, depois de um árduo dia de estudos, ainda tivesse que assistir essas “chatices”, então a TV CRUJ estava ali para isso. Tanto que o lema deles era “Não somos crianças. Somos ultra-jovens e merecemos respeito!”

A história se passava dentro do Disney Club, um programa produzido pela Disney em parceria com o SBT, mas que antes já havia passado também pela Rede Globo, com outro tema e apresentadores diferentes. O horário escolhido para o programa no SBT era entre 18 e 19 horas, na primeira fase. Era beeeem aquele horário da novela e do jornal. Lá em casa, como meus pais estavam voltando do trabalho nesse horário, eu e meu irmão assistíamos tranquilamente nossos desenhos até eles chegarem. Uma alegria!

Aqui o início do primeiro episódio!

Bem. Como a TV CRUJ era pirata, os apresentadores viviam disfarçados. Um disfarce bem bobo, mas ok, um disfarce. O Juca se chamava Caju e usava uma máscara preta nos olhos; já seu irmão mais novo, Guelé, tinha o codinome de Chiclé e se escondia atrás de um óculos, uma boina e um bigode e, por fim, o Macarrão, amigo dos dois, era chamado de Macaco e usava uma máscara com o rosto do animal. Era o Macaco, inclusive, que dava o tal play e liberava o desenho para todos assistirem. Teve também uma menina chamada Maluca (seu nome verdadeiro era Malu) e seu disfarce era uma peruca pink e óculos coloridos. A Maluca entrou para reivindicar os direitos das meninas na TV e só chegou até a emissora, porque descobriu o sinal e procurando de onde vinha a tal transmissão, caiu literalmente de paraquedas no sótão dos meninos.

Claro que a ideia do comitê era super divertida, mas, eram os desenhos que faziam o programa mais legal ainda! Eu gostava muito de Timão e Pumba, Os Super Patos, Marsupilami (eu adorava a musiquinha! HAHA! Tá aí em baixo a abertura…), Turma do Pateta Anna Pimentinha e Doug. Esses desenhos passaram nos dois primeiros anos de programa, que foi quando eu assisti.

 

A TV CRUJ/Disney Club ficou no ar de 1997 até 2001 e passou por algumas mudança ao longo dos anos. Uma nova menina entrou no programa em 1999, se chamando Pipoca. Ela era amiga de escola do Guelé e curiosa, descobriu o esconderijo com a tevê, num dia em que foi fazer trabalho de escola na casa dele. Na mesma época o Macaco foi embora para Curitiba junto com a família dele e aí a menina ficou responsável pelo “play”. Além disso, os meninos costumavam receber cartas de crianças que apoiavam o movimento deles, e a partir daquele ano eles passaram a avisar que agora tinham um endereço de e-mail também. Modernidades….modernidades.

Em 2001 o Disney Club acabou e depois de um tempo de férias voltou ao ar como Disney Cruj. O programa ganhou novos personagens, novo roteiro e durou mais um ano acabando definitivamente em 28 de dezembro de 2002. Nesse novo formato os apresentadores faziam dois personagens, porque foi criado uma historia de que uns meninos que moravam ali perto queriam montar uma emissora também. O Disney Channel também transmitia o programa nessa época. No ano seguinte, o SBT reprisou a atração até outubro, quando encerrou de vez.

E quer saber como estão os apresentadores hoje em dia? O Danilo Gentili entrevistou eles em 2015:

 

CRUJ, CRUJ, CRUJ…TCHAU!

Deixe sua opinião