Crédito: Ifantv
Crédito: Ifantv| Foto:

“Terra, fogo, vento, água, coração!” A união desses cinco elementos fez surgir na década de 90 um novo super-herói. Criado por Ted Turner, o fundador da rede de televisão CNN e do canal Cartoon Network, o Capitão Planeta tinha como função principal livrar o mundo de vilões que o desejavam destruir por meio de ações contra a natureza. A ideia, com o desenho, era ensinar crianças sobre a consciência ambiental e fazer com que elas pudessem levar a mensagem desse cuidado até pais e outros amigos.

A primeira leva de episódios do desenho foi transmitido entre 1990 e 1992. Até por isso, uma das personagens, a Linka, tem como origem a União Soviética, que foi dissolvida em 1991 e não a Rússia. Com o sucesso do programa, novas histórias foram feitas a partir de 1995 até 1996. Aqui no Brasil, quem transmitiu o Capitão Planeta foi a Xuxa, na Tv Globo.

Mas bem, para que o Capitão Planeta fosse formado, era necessário que cinco jovens se unissem e o chamassem. E eu não sei você, mas eu achava aqueles anéis que eles usavam, sensacionais! Tanto que às vezes vinham em alguns docinhos uns anéis de plástico colorido, e eu já colocava no dedo para imitar os guardiões do planeta. =P

Esses guardiões eram escolhidos por Gaia e por meio dos anéis podiam também controlar alguns elementos da natureza. A Gaia era a protetora do planeta e aquela que escolheu os cinco guardiões. Ela só podia se materializar na forma humana em sua casa, na Ilha da Esperança. Ela era a mistura de todas as culturas e sua cor de pele vinha da miscigenação entre os povos da América, África, Europa e Ásia. Ela tinha o poder de interagir com as pessoas por meio da telepatia, tinha grande afinidade espiritual com as pessoas e era muito parecida com Ma-ti, o guardião do anel coração, que apostava na bondade das pessoas.

Ao aparecer, quando chamado pelos guardiões, o capitão exclamava: “Pela união de seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!” E eram os elementos da natureza que lhe davam força e os poluentes que o enfraqueciam. Com uma pele cristalina, os cabelos verdes e os olhos azuis, ele levava no peito um globo terrestre dourado e usava botas e luvas vermelhas. Junto com os jovens escolhidos por Gaia para serem guardiões dos elementos, ele lutava contra vilões como por exemplo o Zarm, que já havia destruído outros planetas no universo e ao tentar acabar com a Terra, foi destruído por Gaia, e o Porco Greedly, que queria acabar com a água.

Mas o Capitão Planeta sabia que não poderia resolver todos os problemas ecológicos do mundo, até porque ano após ano, as pessoas continuariam matando o planeta. E era por esse motivo que ao final dos episódios ele dizia: “O poder é de vocês!”,para incentivar que a mensagem fosse transmitida através das pessoas ao longo do tempo.

E você lembra do poder de cada guardião?

Crédito: Culture Crossfire Crédito: Culture Crossfire

Terra: Kwane, que vinha de Gana, era a pessoa que tinha influência sobre o solo. Em seu país ele viu florestas se tornarem desertos e por isso fazia de tudo para poder livrar a Terra deste mau. Além disso, ele protegia animais da extinção. Ele podia, por exemplo, criar terremotos e ilhas, e fazer rocha virar lama e vice-versa.

Fogo: Wheeler era o guardião do fogo e o mais encrenqueiro de todos. Com cabelos ruivos, o garoto de Nova Iorque costumava ser o mais divertido também. Com seu anel ele podia criar chamas, iluminar lugares que estivessem na escuridão e até esquentar alguns objetos metálicos.

Vento: a guardião do vento era Linka, uma jovem da União Soviética ( o desenho foi lançado antes da dissolução deles) que costumava analisar bem todos os passos do grupo. Com um grande conhecimento em computadores e outros aparelhos eletrônicos, ela costumava ser a mais lógica em todas as situações e suas decisões eram tomadas de maneira mais calculada. Sua facilidade com o vento permitia que ela mudasse a direção de correntes de ar e até provocar pequenos tornados.

Água: nascida na Tailândia, a Gi era estudante de biologia marinha e especialista em seres vivos e ecossistemas do fundo mar. Por toda essa afinidade com os oceanos, seu esporte preferido era o Surf e o animar, o golfinho. Ela controlava com facilidade pequenas quantidades de água fazendo ondas e redemoinhos, por exemplo.

Coração: nunca foi dito oficialmente que Ma-ti era brasileiro, apesar de ele vir de uma tribo de índios caiapós. O mais jovem de todos os guardiões tinha o anel do coração, que lhe dava a possibilidade de se comunicar com animais por meio da telepatia e de trazer bons sentimentos aos humanos. Por sua origem tinha um grande conhecimento sobre o ecossistema, florestas tropicais e plantas exóticas.

Deixe sua opinião