13 coleções que você certamente teve na infância
| Foto:

Não é que a gente gostasse de juntar tralha. É que aquilo era como um tesouro para nós. Fazer qualquer tipo de coleção na infância era muito legal. E acho que ainda deva ser para as crianças. Fosse moeda, Tazo, Gelouco, cartão telefônico ou tampinha de refrigerante.  Não importava. O que a gente queria era manter aquele hábito de montar coleções. E eu tinha as minhas, é claro.

Mas, e onde estão as minhas coleções? SABE DEUS! Tive Tazos, Geloucos, stickers e papel de carta. Só sobrou a pasta de papel de carta. Essa, inclusive, foi uma coleção que comecei a fazer por influência da minha mãe que tinha uma pasta com uma porção deles, quando eu era criança. Então ela me ajudou a montar a minha. Os stickers acho que dei para minha irmã mais nova há algum tempo, porque a caixinha estava ocupando espaço. Acho que ela usou tudo. Além disso, algum dos meus tios colecionava cartões telefônicos uma época. Se não me engano é porque ele usava muito orelhão para falar com a namorada em outra cidade.

E você colecionou alguma coisa? Vamos lembrar?

Papel de carta: de bichinho, de personagem de desenho animado, de filme da moda. Alguns dos papeis de carta vinham só com o desenho no cantinho, em outros o desenho ocupava todo o espaço, tinha aqueles pautados para o caso de você querer “gastá-los” mandando uma carta a alguém, e lembro até de alguns perfumados. Não sei se nas papelarias ainda dá para encontrar papel e carta, mas no Mercadolivre tem, é claro. Aqui alguns dos meus:

Arquivo Pessoal Arquivo Pessoal

Cartão telefônico: hoje com tanta facilidade que temos para conversar com as pessoas, ter cartão telefônico na bolsa é raridade. Usar Orelhão então! Só em emergências e olhe lá ainda. Os cartões foram criados para substituir aquelas fichas que, para mim eram terríveis, já que eu mal alcançava o buraco em cima do aparelho quando tinha de ligar para minha avó. Então cartão foi a glória! Hoje eles são dignos de ser uma peça de colecionador. Mas ainda quando ele era bastante utilizado, o pessoal já colecionava, principalmente por causa das imagens que vinham neles. Teve com paisagens do Brasil, teve com pontos turísticos ao redor do mundo, teve aqueles feitos para datas comemorativas, com animais em extinção e até horóscopo.

colecionadoresdecartestelefonico.blogspot.com colecionadoresdecartestelefonico.blogspot.com

Fofolete: nunca tive uma Fofolete. Mas algumas amigas minhas tinham várias. E acho que muitas delas tinham, porque suas mães tiveram também. É tipo a minha história com os papeis de carta. As primeiras Fofoletes foram criadas no fim da década de 70 e, desde aquele tempo, elas vêm em caixinhas que parecem de fósforo, e têm roupinhas e gorrinhos coloridos.

Propagandas Históricas Propagandas Históricas

Mamíferos da Parmalat: vai dizer que não eram uma gracinha aquelas crianças vestidas de animais na propaganda do leite Parmalat? E é claro que foi um sucesso na metade da década de 90, principalmente com a promoção em que ao juntar alguns tantos códigos de barras e mais um valor em dinheiro, você garantia seu bichinho de pelúcia que segurava uma caixinha de leite. Fofinho, porém não tive também. HAHAHAH! Mas a minha vizinha teve.

Mercadolivre Mercadolivre

Minicraques: na Copa do Mundo de 1998 a Coca Cola resolveu fazer uns bonequinhos muito engraçados, com corpo pequeno e cabeça grande e que homenageavam jogadores da Seleção Brasileira daquele ano. Pelo que li em alguns sites, foram feitos 28 Minicraques, mas nem todos eles estiveram na Copa de fato. Eu tive alguns deles, mas não posso dizer que era uma coleção.

levyleiloeiro.com.br levyleiloeiro.com.br

Tazos: ah eu tive. Tive muitos! Tive vários! E era boa em bater Tazo. Acredite. Já fiz até um post aqui no blog sobre os brindes da Elma Chips, em que falo deles. Os primeiros que saíram e vinham com personagens da Looney Tunes eram meus favoritos. Lembro até hoje do quanto eles eram bonitinhos e meu preferido era o do Piu-Piu e o do Frajola. Dava até dó de jogar, mas era preciso. Você tinha que ganhar mais e mais e aumentar a coleção. Tive uns que no fim dos tempos já estavam quase sem cor.

tazos-looney-tunes-pernalonga-e-seus-amigos-8068-MLB5320662751_112013-F

Geloucos: posso dizer que tive coleção desses também, porque eu tive muitos. Eles foram lançados no início dos anos 2000 e eram bem bonitinhos. Para os seus você precisava juntar 10 tampinhas de metal ou cinco de plástico e trocar pelo envelope que vinha com dois Geloucos, um card e um adesivo. Os primeiros tinham a formato de objetos comuns ao dia a dia como travesseiro e lata de lixo e mais tarde fizeram as versões Roqueiros e os Gelocósmicos. Estes últimos brilhavam no escuro. Era demais!

Pinterest Pinterest

Cartões do Chocolate Surpresa: além de ser um chocolate muito gostoso eles ainda vinham com cartões colecionáveis que eram feitos por séries. Eu lembro de ter tido os cartões dos dinossauros, que foram lançados em 1993. Mas a Nestlé fez coleções sobre animais do Cerrado, da Amazônia, sobre raças de cães, sobre o fundo do mar, e etc. E eles vinham sempre com informações sobre os personagens dos cartões.

Mercadolivre Mercadolivre

 

Adesivos do pirulito das Spice Girls: elas foram uma febre, né. Todo e qualquer produto com a estampa das meninas fazia sucesso. Entre tantos, lembro do pirulito que vinha com figurinhas com a foto delas e que dava para colecionar. Tive algumas, mas não posso dizer ao certo se posso chamar de coleção.

Pinterest Pinterest

Brinquedos Kinder Ovo: nem pensei em separar aqui cada coleção, porque renderia muito e já tenho um post aqui no blog que fala sobre algumas delas. No tempo em que o Kinder Ovo custava um singelo real era fácil juntar as coleções que eles faziam. Eu tive os Gnomos Profissões, os Leoventuras, as estatuetas de ferro, os animais bola e os hipopótamos.

Leoventuras Leoventuras

 

Borrachas coloridas: época de comprar material escolar era uma alegria! Poder comprar tudo novinho e cheirosinho era uma sensação ótima. E entre os itens obrigatórios para o ano escolar, claro, estavam as borrachas. Mas ah, para que comprar aquelas brancas simples se tinha uma infinidade de outras com formatos de bichinhos e frutinhas? Dava para encontrar pacotes com eles, para usar o ano todo! Apesar de que, usar mesmo, dava dó. Lembram daquelas em formato de sapinho que conforme o uso, deformavam eles deixando sem as patinhas? Que dó. :(
anacaldatto.blogspot.com anacaldatto.blogspot.com

 

Stikers: eu amava stickers. Até hoje, na verdade, quando compro um caderno ou agenda que vem algum tipo de adesivo, eu arranco a página e guardo. Para quê? Usar é que não é, porque eu tenho dó. Então é para ficar olhando mesmo. HAHAHA! Mas as cartelas de stickers eu comprava de monte. Looney Tunes, Meninas Superpoderosas, Os Simpsons, florzinhas, corações, personagens Disney, filmes da moda…Ih! Era uma infinidade de possibilidades. Esse aqui embaixo está à venda no Ebay, mas eu tive um parecido com encarte vermelho.

Esse está à venda no Ebay, mas eu tive um parecido com encarte vermelho. https://www.ebay.co.uk/itm/Looney-Tunes-All-Characters-Sticker-Sheet-/350601685343 Ebay

Figurinhas amar é: eu não tive, mas minha mãe teve. Não sei se chegou a colecionar, mas lembro de ver alguns perdidos pela casa quando eu era pequena. E bem, tem gente que colecionou. Era figurinhas com frases românticas que acompanhavam um casalzinho bem bonitinho.

Pinterest Pinterest
Deixe sua opinião