10 frases impressionantes de cientistas sobre Deus e sobre a fé
| Foto:

Com frequência, nos dizem que ciência e fé se opõe: ou se admitem razões científicas para os fenômenos da natureza ou os atribuímos à intervenção divina. A verdade é que a própria história das ciências seria muito diferente se tirássemos dela as pessoas de fé. Basta pensar em nomes como Copérnico, Newton e Mendel para se dar conta disso.

O Frases e Mensagens selecionou dez frases de renomados cientistas que falam sobre a compatibilidade entre a sua busca de Deus e a sua investigação científica. Confira:

  1. “Um pouco de filosofia inclina a mente humana para o ateísmo, mas o aprofundamento na filosofia reaproxima a mente humana da religião”.

Francis Bacon (1561-1626), fundador do método científico moderno.

  1. “Fogo. Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó e não dos filósofos e dos sábios. [?] Deus de Jesus Cristo. [?] Que eu nunca mais me separe dele, eternamente.”

Blaise Pascal (1623-1662), matemático.

  1. “As investigações científicas revelam novas maneiras com as quais Deus trabalha e nos trazem revelações mais profundas do totalmente desconhecido”.

Maria Mitchell (1818-1889), primeira astrônoma norte-americana e primeira mulher a ser nomeada para a Academia Americana de Artes e Ciências.

  1. “Quanto mais eu estudo a natureza, mais me maravilho com a obra do Criador.”

Louis Pasteur (1822-1895), um dos fundadores da microbiologia, criador da pasteurização.

  1. “Estou procurando mostrar que não há incompatibilidade entre a verdade científica e a revelação: são duas coisas que tratam de espaços diferentes. Uma trata da realidade da vida, a outra trata do transcendental.”

Carlos Chagas Filho (1910-2000), presidente da Academia Brasileira de Ciências (1965-1967) e da Pontifícia Academia de Ciências (1972-1989).

  1. “Não há nenhum ponto em que se verifique um divórcio entre a ciência de hoje e a religião de sempre. Não há nenhuma questão de fé sobre a qual a ciência possa afirmar algo e, quanto mais, nos surpreender, já que sabemos de antemão que não pode haver incompatibilidade alguma entre o objeto da religião e o da ciência, ou seja, entre a verdade e o verificável.”

Jérôme Lejeune (1926-1994), descobridor da trissomia do cromossomo 21 (causa da síndrome de Down) e presidente da Pontifícia Academia para a Vida (1994).

  1. “Eu sei que o conceito de Deus me ajudou a lidar com muitas questões na vida, me guiou em situações críticas e o vejo confirmado em muitas ideias profundas sobre a beleza do funcionamento do mundo”.

Werner Arber (1929-), Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1978 e presidente da Pontifícia Academia de Ciências.

  1. “Muitos cientistas são também pessoas com uma fé religiosa bastante convencional. Eu, um físico, sou um exemplo. Creio em Deus como Criador e como Amigo. Isto é, creio que Deus é pessoal e interage conosco.”

William Daniel Phillips (1948-), Nobel de Física em 1997.

  1. “Descobri que há uma harmonia maravilhosa nas verdades complementares da fé e da ciência. O Deus da Bíblia é também o Deus do genoma. Deus pode ser encontrado na catedral e no laboratório. Investigando a criação incrível e majestosa de Deus, a ciência pode na verdade ser uma forma de louvor”.

Francis Collins (1960-), diretor do Instituto Nacional de Saúde dos EUA e diretor do Projeto Genoma Humano

  1. “Não vejo nenhuma contradição entre ciência e fé: pertencem a duas esferas diferentes. Nós, cientistas, seríamos muito ambiciosos e arrogantes se imaginássemos que podemos explicar a origem do mundo”.

Fabiola Gianotti (1960-), diretora-geral do CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.

 

Deixe sua opinião