| Foto:

Quando nasce uma criança, nasce também uma mãe e um pai. Tudo o que vem a partir do nascimento e o que os pais vão aprendendo, junto com a criança, irá contribuir para a formação do pequeno como ser humano.

CARREGANDO :)

Os pais precisam pensar juntos nas habilidades que essa criança irá desenvolver. E, quando digo isso, não me refiro apenas aquelas competências intelectuais ou esportivas. Falo sobre as habilidades de vida: empatia, solidariedade, resiliência, perdão e paciência. Essas qualidades podem ser ensinadas ao nossos filhos no dia a dia, no decorrer de sua existência.

Refletir sobre as estratégias que levarão as crianças a possuir essas habilidades é importante. Como psicopedagoga tenho visto muitos pais preocupados com resultados nas questões cognitivas e pedagógicas e poucos pensando em formar um indivíduo, no verdadeiro sentido da palavra.

Publicidade

Precisamos tornar nossas crianças mais capazes de viver em sociedade, mais humanas, mais sensíveis em relação ao outro. É necessário que elas aprendam como trabalhar seus conflitos, que elas usem o diálogo para resolver seus problemas, sejam empáticas e proativas com seus semelhantes. Essa é a maior herança que uma família pode deixar para os pequenos.

Todas as pessoas que convivem com essa criança precisam ser capazes de repassar esses valores porque habilidades de vida são o maior bem que um ser humano possui. De nada adianta ser pós-graduado, mestre ou doutor se é arrogante e mal aceito pelos outros. É importante pensar nisso e rever conceitos.

Se você – pai e mãe – tem uma crença, transmita-a para seus filhos. Tudo o que damos ao Universo, ele devolve a nós. É importante que a criança veja que aquilo que você pensa é coerente com o que você diz e faz. Ao desenvolver a empatia, aprendemos o valor da gratidão e do amor abrindo espaço para que o outro retribua na mesma moeda.