Reflexão sobre o comportamento humano
| Foto:

Nunca se falou tanto em comportamento humano como nos últimos tempos. Passamos a dimensionar as situações que vemos no dia a dia e que, muitas vezes, enchem nossos olhos de dissabor e tristeza. Uma das explicações encontradas pela psicologia para avaliarmos o comportamento alheio são as mudanças que cada indivíduo passa desde a infância até a fase adulta e que ao longo dos anos moldam seu caráter, sua personalidade e sua identidade.

Somos os únicos seres vivos que têm a capacidade de avaliar as ações antes de executá-las. Também somos passíveis da habilidade de agir com inteligência perante as situações a que somos expostos diariamente. No entanto, a autorregulação que se espera de um ser humano adulto é muito mais árdua.

Um exemplo simples disso é aquele motorista que sai de Curitiba (PR) com destino a Santa Catarina, onde o respeito a faixa de pedestre é muito mais praticado. Por que será quando muda de espaço esse motorista respeita as leis de trânsito e na sua cidade não o faz? Uma das explicações encontradas para tal atitude é que o ser humano é um ser social e como tal visa ser aceito pelos demais. Dessa forma, ele camufla, inconscientemente, algumas ações a fim de requerer a aceitação no ambiente em que está.

A sociedade vivenciou diversas mudanças no decorrer dos anos e isso afeta totalmente o comportamento do ser humano. Muitas vezes para compreendê-lo é necessário voltar à infância, fase em que o caráter do indivíduo é estabelecido. Psicólogos e analistas estudam o comportamento humano há muitos anos. A partir de estudos, entrevistas e pesquisas, esses profissionais indicam como cada pessoa se comporta em sociedade e a maneira como se adapta ao meio em que vive.

Cada indivíduo é diferente. Todos temos nossas fraquezas e necessidades, mas também temos a resiliência e habilidade de aprender todos os dias refletindo sobre as experiências vividas. Por tudo isso, é necessário muita tolerância e flexibilidade para aceitar o posicionamento e opinião do outro.

Deixe sua opinião