Precisamos demonstrar empatia
| Foto:

Observando simples ações do cotidiano percebemos que o brasileiro está muito habituado a ser servido e isso reflete demasiadamente na sociedade que temos atualmente. Precisamos agir diferente, se queremos que as próximas gerações tenham esses valores que, por ora, têm se perdido.

As crianças aprendem pelo exemplo, por isso é importante cuidarmos das nossas ações. Se todos se auxiliarem mutuamente o dia a dia se torna mais leve, muito menos complexo e difícil.

São atitudes simples que exprimem essa empatia. É deixar a mesa da área de alimentação do shopping, que você acabou de usar, limpa para que outros a utilizem. O que custa levar os pratos ou bandejas no local apropriado? O que custa arrumar os pratos para facilitar a retirada deles que será feita pelo garçom? Qual motivo nos leva a pensar que se tiver alguém responsável para fazer, não podemos auxiliar?

Quando as crianças percebem que somos solícitos, solidários e que usamos da empatia para gerir nossas ações, certamente — nossos filhos e estudantes — mudarão seu modo de agir em casa, nas escolas e também, no futuro, em seus trabalhos. O bom exemplo e a educação são os melhores ensinamentos e valores que podemos deixar para as futuras gerações.

Deixe sua opinião