Crianças aprendem através das atitudes dos pais
| Foto:

Como pais, devemos imaginar e colocar em prática atitudes que demostrem aos nossos filhos como ser proativo na sociedade em que vivemos. Instigar nas crianças o desenvolvimento da empatia faz com que eles aprendam desde pequenos o que é saudável e o quanto o espírito da solidariedade alimenta a corrente do bem.

É impressionante o quanto faz bem para as crianças trabalhar sentimentos como reciprocidade, empatia e compaixão. É difícil para a escola ensinar um adolescente a ser proativo e solidário, pois essas são práticas que devem ser aprendidas e condicionadas ao comportamento desde muito pequenos.

Atitudes positivas como, por exemplo, ajudar um idoso no trânsito, devem ser praticadas pelas famílias sempre. São inúmeras as ações que cobramos dos nossos filhos e, muitas vezes, nós mesmos não praticamos. Que tal tornar isso um hábito diário? Como diz o provérbio popular, “Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”.

E o exemplo deixado pelos pais é a maior riqueza que uma pessoa possui. Ensinar os seus filhos (as) a serem solidários significa educá-los para a cidadania, algo que se faz tão importante nos dias atuais.

É do conhecimento de muitos o que aconteceu no Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. No mês de fevereiro, um incêndio atingiu uma parte da lavanderia do local, quando os idosos já estavam dormindo. Felizmente, ninguém se feriu. No entanto, essa é uma boa oportunidade para que as famílias conheçam o trabalho desenvolvido pela instituição. Quer fazer melhor ainda? Leve as crianças ao espaço.

Nós adultos falamos muito e fazemos pouco. Temos que prestar mais atenção em nossos hábitos, pois a criança, que é pura e livre de preocupações, tem tempo para análise e avaliação de nosso comportamento.

Deixe sua opinião