| Foto:

Ao viver o dia a dia de uma escola, é normal se questionar se não estamos tornando as crianças menos capazes no que se refere às suas capacidades cognitivas e motoras. Para chegar a uma conclusão sobre isso, é preciso avaliar se nós, adultos, também não estamos em um processo contínuo de empobrecimento cognitivo.

CARREGANDO :)

Para exemplificar isso, basta pensar que atualmente usamos o aparelho celular para praticamente tudo, inclusive para armazenar os números de telefone e contatos que possuímos. Existem pessoas que não lembram nem sequer o telefone da própria casa! Esse uso excessivo dos smartphones tem, inclusive, aumentado o número de casos de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) nos dedos das mãos.

Ao se deparar com um cálculo matemático, mesmo aqueles com apenas dois dígitos, recorremos a calculadora. Nem ao menos nos esforçamos para usar a massa cinzenta! Se nós adultos não nos damos conta do quanto é valioso estimular e ativar constantemente esses sinais nervosos no cérebro, imagine as crianças, que já nasceram na era digital.

Publicidade

Quer outro exemplo? Hoje em dia muita gente compra as refeições prontas, ou semi-prontas, e tem o delivery como maior aliado. Elas deixam de usar a capacidade cerebral e as próprias mãos para se submeter ao que o mercado oferece. Ao perguntar na sala de aula quais alunos cozinham com a mamãe em casa, raros são os braços erguidos em sinal de confirmação. O que nos leva a crer que estamos contribuindo para o fortalecimento de outra cultura: da facilidade, do não pensar e não fazer.

O que está ocorrendo com as crianças, no entanto, é ainda mais grave. Esse abuso do uso da tecnologia, desde a tenra idade, faz com que consigamos perceber na escola um esvaziamento no vocabulário. E sabe por que isso acontece? Porque ao sair para um passeio com os pais ou a TV no carro já está ligada em desenho ou o celular possui algum aplicativo que fará a criança se entreter e não incomodar os adultos.

Nesse não incomodar está incluso a criança não atrapalhar o jantar, por exemplo, não traduzir seus pensamentos interiorizados ou dividir os acontecimentos do seu dia, seus anseios e conflitos.

Estamos tornando nossa futura geração em meros receptores. Em seres humanos sem criatividade, sem capacidade de interpretação e, pior ainda, sem discernimento do que é real e do que é fantasia.

 

Publicidade