Sete filmes que retratam o valor da vida em gestação
| Foto:

Hoje, dia oito de outubro, os católicos do Brasil comemoram o Dia do Nascituro. A data foi definida pela CNBB, em 2005, para encerrar a Semana Nacional da Vida, um período em que há grande incentivo por parte dos bispos para que se fale do valor da vida humana, desde a concepção. Embora a criação da data no Brasil tenha partido de uma instituição católica, grupos pró-vida de todo o país, independentemente do credo, têm aderido à comemoração e marcado o dia com passeatas e outras ações públicas.

O Blog da Vida aproveita a data para recomendar aos leitores mais uma lista irresistível. Aí estão oito sugestões de filmes onde o cuidado com a vida do nascituro ganha destaque. Assistam, comentem e, se gostarem, recomendem:

– Juno (2008)

Nesta obra de 2008, a atriz Ellen Page interpreta Juno MacGuff, uma jovem de 16 anos que engravida de um colega também adolescente. Assustada, ela decide fazer um aborto, vai até uma clínica, mas muda de ideia. Juno passa então a procurar por casais que se interessem em adotar a criança, já que ela não considera ter condições de criá-lo. É assim que conhece Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal com boas condições financeiras que se interessa em ficar com o bebê. A trama do filme se desenrola principalmente na relação de Juno com esse casal e sua decisão final de entregar ou não o filho que está gerando.

Trailer:

 

 

– Bella (2006)

Nina, interpretada por Tammy Blanchard, é uma moça solteira que descobre estar grávida, atrasa-se para o trabalho e acaba perdendo o emprego. Arrasada, ela recebe a ajuda de Jose (Eduardo Verástegui), um chef de cozinha que abandona tudo para acompanhá-la. Enquanto se conhecem os dois partilham o drama da moça, que precisa decidir ter ou não o bebê, e as mágoas do passado de Jose, que perdeu a chance de ganhar uma fortuna sendo jogador de futebol.

Trailer:

 

– Bebê de outubro (2011)

Depois de ir parar no hospital por sérios problemas de saúde, Hannah (Rachel Hendrix) descobre ser adotada. E não foi em circunstâncias comuns. Hannah foi uma sobrevivente de um aborto que não deu certo. A descoberta a deixa perplexa, confusa e irritada. Acompanhada do amigo Jason ela sai numa jornada para conhecer seu passado.

Trailer:

 

Em busca de um lar (2013)

Aos 8 anos de idade, Apple (Vanessa Hudgens) abandonou a casa de sua mãe (Rosario Dawson), uma prostituta viciada em drogas, e passou a morar em lares adotivos. Durante toda a adolescência, a garota guardou uma carta do pai rico (Brendan Fraser) que ela nunca conheceu. Apple parte em busca deste homem, mas quando anuncia que está grávida de um rapaz que conheceu nas ruas, seu pai biológico sugere que ela recorra ao aborto, e Apple foge novamente. A pressão para que ela acabe com a gravidez vem de todos os lados, mas sob a proteção de um padre que a acolhe, ela decide dar à luz e reconstruir a vida.

O filme é intenso, com cenas mostrando uso de drogas e brigas domésticas, portanto não recomendado para pessoas mais sensíveis.

Trailer:

 

É menina! (2012)

O documentário mostra um lado cruel da cultura chinesa e indiana: a eliminação sistemática de bebês do sexo feminino. A grande maioria é morta logo ao nascer. Outras são abortadas ou abandonadas, fazendo a mortalidade infantil para meninas abaixo de 5 anos ser extremamente alta. Há dados citando a morte prematura de 20 a 30% de todas as meninas nascidas nesses países. As que sobrevivem são expostas a um mundo preconceituoso e violento dentro de suas sociedades.

Trailer:

 

Crescendo (2013)

O curta-metragem produzido por Pattie Mallete, mãe do cantor Justin Bieber,  narra a dramática e esperançosa história do nascimento do compositor alemão Ludwing Van Beethoven. Seus 12 minutos de duração são inspirados numa história real, na qual é relatado o drama de uma mãe que precisa tomar uma séria decisão relacionada diretamente com a vida do filho que é gerado em seu ventre.

Trailer:

 

– Apocalypto (2006)

O filme dirigido por Mel Gibson se passa em algum lugar da América Latina pré-colombiana, onde o indígena Jaguar Paw (Rudy Youngblood) leva uma vida tranquila em sua tribo e família. Uma invasão inimiga, entretanto, muda tudo. Os governantes de um império maia em declínio acreditavam que a chave para a prosperidade seria construir mais templos e realizar mais sacrifícios humanos. Jaguar é capturado para ser um destes sacrifícios, mas consegue escapar. Agora, ele foge dos perseguidores e corre contra o tempo para salvar a mulher grávida que o aguarda num arriscado esconderijo.

O filme tem várias cenas bastante violentas, portanto não assistam junto de crianças.

Trailer:

 

***

Curta a página do Blog da Vida no Facebook.

 

Deixe sua opinião