Pesquisa feita em 40 países mostra que aborto é “inaceitável” para 56% dos entrevistados
| Foto:
Pew

 

Uma pesquisa realizada em 40 países de todos os continentes mostrou que 56% dos cerca de 40 mil entrevistados considera o aborto uma prática inaceitável. Com o título de Visões Globais sobre Moralidade, o levantamento feito pelo instituto norte-americano Pew Research Center perguntou ainda a respeito da aceitação do homossexualismo, das relações sexuais fora do casamento, do divórcio e do uso de contraceptivos.

No que diz respeito ao aborto, a “visão global” identificada pela pesquisa foi de ampla reprovação moral. Somente 15% dos ouvidos disse considerar o aborto aceitável e 12% afirmou que não se trata de uma questão moral.

Os brasileiros também foram ouvidos e, comparados à média mundial, registraram uma percepção ainda mais negativa. Somente 7% das pessoas ouvidas no Brasil disseram que a prática é aceitável, contra 79% que consideram o aborto inaceitável. Os que acham não se tratar de um tema moral estão em 9%.

As respostas colocaram o Brasil como o terceiro país da América Latina onde há maior rejeição ao aborto. El Salvador (85%) e Bolívia (83%) são nações ainda mais avessas ao ato de uma mãe matar o próprio filho no ventre materno.

As Filipinas aparecem no topo da lista como o país com a população mais pró-vida entre os participantes. 93% dos entrevistados veem o aborto como inaceitável e apenas 2% a consideram moralmente legítima. Entre os países considerados desenvolvidos, os Estados Unidos registraram a maior rejeição. 49% dos norte-americanos acham o aborto imoral, contra 17% que o aceitam.

Confiram a íntegra da pesquisa no site do Pew Research Center.

*****

Curta a página do Blog da Vida no Facebook.

Deixe sua opinião