Netflix terá que responder à justiça da Espanha por filme do Porta dos Fundos
| Foto:

Um tribunal espanhol aceitou a denúncia apresentada pela Associação Espanhola de Advogados Cristãos contra a Netflix por causa do especial de Natal do grupo “humorista” brasileiro Porta dos Fundos. Intitulado “A primeira tentação de Cristo”, a produção apresenta Jesus como gay e provocou enorme repercussão no Brasil nos meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020.

Ao que parece, o filme nacional causou estragos na reputação da Netflix em todo o mundo todo e não apenas no Brasil. Só no site de petições online CitizenGO, que tem sede na Espanha, uma ação global reuniu em torno de um milhão e meio de manifestações de protesto. Um documento com as assinaturas dos participantes dessa ação foi entregue ao Netflix no dia 30 de janeiro, pedindo que a plataforma de streaming retire o programa de seu catálogo.

Quanto à ação na Espanha, a Associação Espanhola de Advogados Cristãos alega que a Netflix está cometendo delito contra o sentimento religioso, na modalidade “escárnio”, tipificada pelo artigo 525 do Código Penal espanhol.

Segundo a presidente da associação, Polonia Castellanos, “do argumento do filme se evidencia a intenção de injuriar, humilhar e menosprezar a fé católica, com o propósito de ferir o sentimento religioso dos cristãos”.

Polonia Castellanos recorda ainda que “os delitos contra o sentimento religioso estão tipificados em vinte e dois países da união Europeia, dos quais, em quatorze, resultam em penas mais severas do que na Espanha”.

Com informações de Actuall.

***

Curta a fanpage do Blog da Vida no Facebook

Siga o blogueiro:
Perfil no Twitter
Perfil no Facebook

Deixe sua opinião