Divulgação
Divulgação| Foto:

Chegamos ao final da adaptação da trilogia Jogos Vorazes para o cinema, e devo dizer que saí muito satisfeito do cinema, nem mesmo a divisão do último livro atrapalhou. Inclusive, não sou contra este recurso, desde que com isso se possa explorar melhor os personagens e enredo, e foi o que fizeram aqui.

Os filmes apresentam uma distopia (lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação) em que uma nação é dominada à força pela sua capital, que tem 12 distritos que a sustentam. No final das contas estamos falando de uma ditadura.

Para quem acompanhou a série de filmes sem ter lido os livros (meu caso), deve ter gostado do resultado final. A produção foi belíssima, a escolha dos atores foi acertada, o enredo foi bem conduzido. Alguns fãs dos livros falaram que tiveram algumas mudanças nos filmes, mas que não atrapalharam em nada.

Este filme se trata de um resgate da relação entre os protagonistas Katniss Everdeen e Peeta Mellark, além da solução política que desde o primeiro filme estamos acompanhando.

Este destaque político nos leva a pensar sobre o seguinte: se realizada uma revolução em algum país para retirar algum governante ou grupo político, quem vai assumir será um governo melhor? Diversos fatos da nossa história mostram que isso não é necessariamente uma consequência. Pegamos os exemplos da Revolução Francesa, que derrubou a monarquia e logo em seguida teve um bom período de governo sangrento, assim como as Revolução Cubana, Revolução Russa e Revolução Chinesa, todas que derrubaram governos para que assumissem ditaduras. Será que valeu a pena para a população?

Você pode assistir olhando a relação dos protagonistas, ou com um olhar politizado, de qualquer forma será uma boa oportunidade de ver um bom filme e uma boa finalização de uma ótima sequência de filmes.

Vale ver o filme? Vale muito … aliás, vale ver toda a sequência. Só tentem evitar (se possível) o 3D, que é totalmente desnecessário.

Nota:

4

Sinopse: Com Panem vivendo uma guerra em grande escala, a jovem arqueira Katniss confronta o presidente Snow (Donald Sutherland) em uma batalha final. Para isso, ela contará com o apoio dos seus amigos mais próximos, como Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin) e Peeta (Josh Hutcherson). Só que a Capital é o jogo masi perigoso que eles já enfrentaram.

Ficha técnica:

Gênero: Aventura
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Danny Strong, Peter Craig
Elenco: Donald Sutherland, Elden Henson, Elizabeth Banks, Evan Ross, Gwendoline Christie, Jeffrey Wright, Jena Malone, Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Julianne Moore, Liam Hemsworth, Mahershala Ali, Meta Golding, Michelle Forbes, Natalie Dormer, Omid Abtahi, Patina Miller, Philip Seymour Hoffman, Robert Knepper, Sam Claflin, Stanley Tucci, Stef Dawson, Stephanie Tyler Jones, Toby Jones, Wes Chatham, Willow Shields, Woody Harrelson
Produção: Jon Kilik, Nina Jacobson
Trilha Sonora: James Newton Howard
Duração: 137 min.
Ano: 2015
País: Estados Unidos
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Color Force / Lionsgate
Classificação: 12 anos

Trailer

Deixe sua opinião