Jason Bourne
| Foto:

Matt Damon retornar para a franquia de Jason Bourne para resgatar depois da derrapada do filme anterior, “O Legado Bourne”, que teve Jeremy Renner (o Gavião Arqueiro de Vingadores) no papel principal. Gostemos ou não de Matt Damon, ele tem o carisma necessário para manter a franquia em alta.

O retorno de JB (não confundir com James Bond ou Jack Bauer) como protagonista faz com que nos sintamos mais à vontade no filme, pois é um personagem com quem convivemos em três obras anteriores, acompanhando o seu drama de tentar descobrir quem era. Já não nos assustamos com as soluções rápidas e inteligentes do personagem, e esperamos a cada cena o tiro certeiro ou o golpe definitivo.

Não nos decepcionamos com esta nova produção, pois repetem a mesma fórmula de sucesso. A diferença é que temos menos Jason Bourne na tela, sendo focado bastante em personagens da CIA para desenvolverem o enredo, o que não prejudica o filme.

Muito embora fiquemos envolvidos e interessados na forma como irá se desenrolar a nova trajetória de Bourne, o roteiro nos apresenta ao fundo uma discussão mais atual, que é a privacidade. Vemos que a CIA mantém um relacionamento com um grande empresário digital que criou uma plataforma para unir as informações dos usuários de redes sociais. Apesar de garantirem a privacidade dos dados, a CIA terá acesso a essas informações e usará em defesa do país.

Este discurso de privacidade é muito usado por todos os envolvidos com tecnologia, mas não é incomum vermos falhas nesses sistemas e pessoas terem dados ou fotos/filmes expostos. É neste momento que questionamos: o quão seguros estamos?

O filme é bom e vale ser visto, além de ser uma boa oportunidade para nos questionar se estamos nos expondo demais na internet.

Curta e acompanhe a página do Além da Tela no facebook.

Nota:

4

Sinopse: Fora do radar como lutator de rua, Jason Bourne (Matt Damon) é surpreendido por Nicky Parsons (Julia Stiles), que o procura oferecendo novas informações sobre seu passado. Inicialmente resistente, ele acaba voltando aos Estados Unidos para continuar a investigação e entra na mira do ex-chefe Robert Dewey (Tommy Lee Jones), que teme mais um vazamento de dados. Dentro na CIA, no entanto, a novata Heather Lee (Alicia Vikander) acredita que tentar recrutar Bourne para a agência seja a melhor solução.

Ficha técnica:

Gênero: Ação
Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Christopher Rouse, Matt Damon, Paul Greengrass
Elenco: Alexander Cooper, Alicia Vikander, Amy De Bhrún, Ato Essandoh, Attila G. Kerekes, Daniel Eghan, Dino Fazzani, Graham Curry, Jamie Hodge, Julia Stiles, Marla Aaron Wapner, Matt Damon, Neve Gachev, Paul Terry, Riz Ahmed, Scott Shepherd, Tommy Lee Jones, Vincent Cassel, Vivian Yoon Lee
Produção: Frank Marshall, Gregory Goodman, Matt Damon, Paul Greengrass
Trilha Sonora: David Buckley, John Powell
Duração: 123 min.
Ano: 2016
País: Estados Unidos
Estreia: 28/07/2016 (Brasil)
Distribuidora: Universal Pictures
Estúdio: Universal Pictures
Classificação: 14 anos
Informação complementar: Baseado nos personagens criados por Robert Ludlum.

Trailer

Deixe sua opinião