Divulgação
Divulgação| Foto:

Sinopse: Em um mundo pós-apocalíptico, Malorie (Sandra Bullock) e seus filhos precisam chegar em um refúgio para escapar do Problema, criaturas que ao serem vistas fazem pessoas se tornarem extremamente violentas. De olhos vendados para não serem afetados, a família segue o curso de um rio para chegar à segurança.

A produção da Netflix é baseada no livro de mesmo nome do autor Josh Malerman, e chegou chamando a atenção, em especial pela presença da atriz Sandra Bullock. Alguns criticaram, outros amaram, então vamos trabalhar um pouco sobre o filme.

É um filme sobre sobrevivência. Há um grande mal assolando o mundo, que leva as pessoas a se matarem, e o enredo mostra que aqueles que se escondem na casa buscam acima de tudo sobreviver a esse perigo, adaptando-se às dificuldades e tomando os cuidados necessários, mas não desistindo da vida e da felicidade. Mesmo diante de todas as dificuldades e perigos, vale a pena viver.

Outro ponto muito importante: a dependência do outro. Quando estão dentro da casa, desde que tenham alimento e água, não precisam sair e se arriscar. E quando isso estiver acabando? Quem vai sair e arriscar a sua vida? E como fazer para sair sem olhar as criaturas? Neste momento a dependência do outro se torna fundamental para a sobrevivência, não só em razão daqueles que se arriscarão a sair do local seguro, mas porque sairão de olhos vendados e dependerão dos que estarão ao lado.

Tentar sobreviver é o mínimo que podemos fazer, em especial para transmitir aos demais os reais motivos para viver, e de continuar a ter esperanças, mesmo diante das maiores dificuldades.

Cabe a cada um de nós, enfrentando as nossas dificuldades, saber que nossa vida deverá ser instrumento para as gerações futuras, ensinando às crianças que vale a pena viver e ter esperanças. Ainda, deixar de lado o nosso orgulho e reconhecer que dependemos uns dos outros também para a nossa sobrevivência, onde cada um tem seu papel e podemos aprender com os demais.

Como filme, existem alguns problemas na produção (roteiro, montagem, etc.), que podem inclusive ter criado as críticas duras, mas ainda assim entendo que pode ser um filme a ser assistido mais de uma vez, observando os detalhes e escolhas dos personagens, colocando-se no lugar de cada um e se questionando qual seria a sua decisão nos diversos momentos que surgem.

Curta e acompanhe a página do Além da Tela no facebook.

Nota:

3

Ficha técnica:

Gênero: Terror / suspense.
Direção: Susanne Bier.
Roteiro: Eric Heisserer.
Elenco: Sandra Bullock, John Malkovich, Jackie Weaver, Trevante Rhodes, Lil Rel Howery, Tom Hollander, Machine Gun Kelly e Danielle Macdonald.
Duração: 124 min.
Ano: 2018.
País: Estados Unidos.
Classificação: 16 anos.

Trailer

Deixe sua opinião