Novo blog, Ágora
| Foto:

Ágora era uma grande praça na Grécia, onde os antigos se reuniam, vendiam e compravam, festejavam e discutiam política (embora política não existisse como ciência). Com o passar do tempo, os gregos ergueram grandes prédios públicos e santuários ao redor das muitas ágoras. Dois pontos primordiais da Ágora: 1°- era um local para reunir os cidadãos livres. 2°- era um espaço ao debate cultural.

Pessoas livres (segundo o parâmetro de liberdade da época) discutindo sobre tudo o que lhes era de interesse. A Ágora era um impulso para a formação daquilo que Eric Voegelin chamava de ‘iluminação interior’, ou seja, mesmo sem terem acesso à pesquisas científicas, eles tinham acesso aos símbolos (dos ritos e mitos, por exemplo), os quais lhes sugeriam o sentido das coisas ao redor.

Na Ágora, eles discutiam e adquiriam o conhecimento simbólico e, ao mesmo tempo, faziam com que este conhecimento evoluísse. Platão e Aristóteles assimilaram tal conhecimento comum e deram status científico à varias áreas do conhecimento. Foi a passagem do ‘senso comum’ à ‘teorização’, da ‘doxa’ à ‘episteme’, mas deixemos isto para depois.

Agora nós temos uma grande Ágora, esta grande praça que é a internet. Queremos que ela continue sendo um espaço livre para pessoas livres, embora haja tentativas de censuras num lugar ou noutro. Que aqui seja um espaço para a ‘auto iluminação’ e além disso, para a busca do conhecimento, o qual os grandes teóricos nos legaram e ainda hoje nos proporcionam.

Deixe sua opinião