foto: pixabay
foto: pixabay| Foto:

Quando os pais retiram seus filhos da escola para a prática do homeschooling, eles encontram um grande tesouro: o crescimento humano dos filhos e por consequência o fortalecimento da estrutura familiar como um todo. A presença dos filhos em casa tende a tornar-se prazerosa, e a simples ideia de os matricularem novamente na escola dificilmente retorna à mente. Para elencar as motivações da educação domiciliar são necessárias muitas páginas, ainda assim, somente a experiência pode dar a conhecer a real vantagem da educação domiciliar.

foto: pixabay foto: pixabay

Elencamos 10 razões para fazer homeschooling. No final, você poderá pesquisar mais sobre a educação domiciliar através de links que disponibilizamos neste post.

1 – Flexibilidade

A família pode flexibilizar seu horário de trabalho e atividades, sem se prender ao horário fixo e rígido que os pequenos precisam enfrentar nas escolas. Em tempos de férias ou feriados, os homeschoolers não precisam angustiar-se quanto ao dia de ida ou retorno dos passeios.

2 – Não ser controlado pela escola

Isto significa liberdade para melhor adaptar-se as fases da vida, especialmente na adolescência aonde as mudanças púberes são mais intensas. O estilo homeschooler de viver facilita a vida do jovem proporcionando-lhe tempos mais eficazes de adaptação.

3 – Os pais que escolhem o que os filhos estudam

Desde cedo é percebido as aptidões da criança, que possui tanto a liberdade quanto o incentivo para aprofundar-se em seus estudos de interesse. Não quer dizer que a criança estude somente o que lhe apetece, mas até mesmo o que não lhe agrada pode ser dado de modo mais interessante do que em sala de aula na escola.

Muitas famílias escolhem a educação clássica como base na formação dos filhos. (Falaremos sobre a educação clássica no homeschooling em um segundo post sobre o tema da educação domiciliar)

4- Benefício da educação personalizada

Enquanto nas escolas um professor tende a enlouquecer-se com 30 ou 40 alunos por turma, o homeschooling proporciona educação personalizada, com 1 tutor para 1 aluno. Ou 1 tutor para 2 ou 3 alunos. Essa personalização é tão eficaz que 2 horas de atividades por dia equivalem a mais de 5 horas na escola, onde um único professor divide seu tempo para tentar atender dezenas de alunos.

5- Interação intelectual

Enquanto muitos alunos se envergonham ou temem erguer a mão para fazer perguntas aos professores por causa da timidez ou medo de bullying, em casa a criança é totalmente desinibida para perguntar e discutir os temas estudados.

menina homeschool

6- Auto confiança

Se o teu filho tem dificuldades em certas matérias mas se destaca em outras, você pode, aos poucos, estruturar o estudo de acordo com as habilidades que o filho vai demonstrando, ajudando seu filho a ter auto confiança.

7- Legalidade

O Brasil assinou tratados internacionais que garantem a prática do homeschooling.

O Supremo Tribunal Federal suspendeu todos os processos que tratam do ensino domiciliar.

A não regulação do ensino domiciliar é algo positivo, uma vez que a interferência estatal pode ocasionar um intervencionismo educacional que lhe esvaziaria o sentido.

8-Rede de suporte

Você pode conhecer outras famílias homeschoolers para interação. Existem muitas, e a cada dia nascem novos grupos de famílias que se encontram, partilham seus conhecimentos, seus filhos interagem… Além de todo material de apoio em livros, sites, blogs etc.

9- Os pais também ganham conhecimento

É recorrente a preocupação de pais preocupados com a falta de preparo deles mesmos para serem responsáveis pela educação dos filhos, porém o homeschooling é um processo que envolve também o aprendizado dos pais. “Há um princípio básico em toda educação: o professor sempre aprende mais do que o aluno. Você aprenderá os conteúdos das disciplinas que ensinar aos seus filhos e isto fará de você uma versão melhor de si mesmo. Mais ainda, você passará a ter muito em comum com seus filhos, o que ajudará a transformar sua casa em uma pequena universidade do conhecimento humano”. (Clark, Mary Kay. Homeschooling Católico. Porto Alegre. Concreta, 2016)

10- Os resultados são comprovados

Muitos livros direcionados ao homeschooling possuem um conteúdo mais avançado do que os livros direcionados às escolas. Nos Estados Unidos, onde há mais de 2 milhões de homeschoolers, os americanos não vêem mais a educação domiciliar com estranheza. Um dos motivos da aceitação americana ao homeschooling é a quantidade de prêmios que esses alunos ganham em concursos culturais. Apesar de os alunos homeschoolers serem apenas 2% da população escolar (como destaca Mary Clark) em 2014 eles correspondiam a 14% dos finalistas do Concurso Nacional de Soletração Scripps-Howard.
Mas para além da formação intelectual, o mais importante da educação domiciliar deve ser a busca pela formação completa da pessoa. O tutor tem a nobre missão de ajudar o aluno a se tornar, de fato, um homem, não meramente um cidadão com direitos e deveres sociais, mas um ser humano que busca o auto-conhecimento e usa suas potencialidades de modo a deixar-se conduzir pela educação, que o transformará em um homem em sua completude.

 

Abaixo alguns links com materiais de pesquisa homeschooling

https://www.facebook.com/Anededucacaodomiciliar/?hc_ref=ARTGHc0xrfYcDElP_va047YROZ724Ezagv8BOJ5aamqqPsfToq_ujBsQdmdDSXKKvzA

http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/aprendizado-no-mundo-real-explica-eficacia-do-

http://estudosnacionais.com/educacao-domiciliar-estudo-americano/

homeschooling-84mf89wfgpndhp30ugjdx6evf

http://icher.org/blog/?p=3416

http://materiais.gazetadopovo.com.br/o-que-e-homeschooling

https://members.classicalconversations.com/public-school-vs-homeschooling.htm

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=941012629413328&id=583436075170987

http://www.home-school.com/news/homeschool-vs-public-school.php

http://www.businessinsider.com/homeschooing-more-popular-than-ever-2017-1

Curta nossa página no facebook

Deixe sua opinião