Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

Como explicar o que é o 7 de setembro para o seu filho

Esse momento entre pais e filhos estimula o conhecimento histórico e promove o sentimento de patriotismo em toda a família

Na Semana da Pátria é comum que as escolas promovam atividades que expliquem o significado histórico do dia 7 de Setembro para crianças e adolescentes. Mas apesar de a data estar no calendário oficial das instituições de ensino, a família também pode e deve auxiliar os filhos na compreensão do que é o Dia da Independência do Brasil e sua importância.

Como educar o seu filho para mudar uma sociedade corrupta

Esse momento entre pais e filhos, de acordo com a professora Flávia Cabral, estimula o conhecimento histórico e promove o sentimento de patriotismo em toda a família. “Ele ajuda as crianças a entender seu papel como um cidadão que tem direito e deveres na sociedade”, diz. E ao falar com elas sobre o tema, os pais também pode fazer uma reflexão de suas próprias atitudes em relação ao todo.

Confira quatro atividades para fazer com as crianças nos dias que antecedem o 7 de setembro:

 

 

1. Amor pela pátria (recorte de coração com as cores da bandeira)

Comece preservando o patriotismo em sua casa sugerindo uma atividade bem simples que vai despertar a criança a notar as belezas que o Brasil tem. Convide-a para recortar uma cartolina em formato de coração. Com o recorte feito, cada um da família escreve nele uma característica que aprecia no país. Essa será a primeira oportunidade para você mencionar a comemoração do dia 7 de setembro e explicar o contexto histórico da data para ela. Pintem com as cores da bandeira e se divirtam. Nesse momento, também é possível explicar o significado das cores da bandeira.

2. Jogos para entender o Hino Nacional

Algumas palavras do Hino Nacional, outro símbolo brasileiro, são bem difíceis para algumas crianças entenderem. Para isso, o “jogo de forca” pode ser infalível. Façam uma busca na internet da letra completa do hino e comecem juntos a descobrir os significados de algumas palavras. Outra sugestão é o jogo da memória, com as palavras relacionadas ao hino.

3. A história do dia 7 de setembro pelos livros e não pela internet

Claro que é muito mais fácil fazer pesquisas no celular ou computador, mas que tal tentar contar a história por meio dos livros? Talvez você até tenha em casa livros que usou durante sua infância para os trabalhos escolares ( a Barsa talvez?) ou algum outro material que você usou como apoio naquela época.

Talvez eles achem um pouco complicado ter de folhear livros em busca de respostas, sem o auxílio de um buscador digital. Mas essa pode ser uma ótima atividade para ensiná-los o valor que os livros têm, além de ser um excelente exercício para eles conhecerem mais sobre o tempo em que o Brasil era colônia de Portugal, como foi a chegada da família real portuguesa aqui e a motivação de Dom Pedro para tornar o país independente em 1822.

 

4. Desfile cívico

Leve seu filho para assistir aos desfiles cívicos promovidos em sua cidade. Bandas marciais, cavalaria e tanques costumam encantar os olhos das crianças nos desfiles militares de 7 de setembro. E mais do que mero entretenimento, as apresentações das Forças Armadas podem ser uma ótima oportunidade para conversar com as crianças sobre virtudes e valores morais cultivados na cultura militar e que fazem bem à formação do caráter de qualquer pessoa como a ordem, a coragem, o serviço e a resiliência.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também