Procurando Dory
| Foto:

A Disney/Pixar tem o hábito (muito bom, por sinal) de nos trazer grandes filmes, que emocionam crianças e adultos, e este é mais um deles.

Mais uma vez vamos ao fundo do mar encontrar Marlin, Nemo, e principalmente Dory. Desta vez vamos acompanhar a peixinha azul na sua busca à sua família, que ela lembrou da existência. Novamente ela atravessa o oceano a busca dos pais, na esperança de encontra-los vivos (afinal, faz muito tempo que ela se perdeu deles).

Todos que a conhecem são de alguma forma transformados por ela, mudando posturas como fez com Marlin no primeiro filme.

Muitos aspectos podem ser destacados, mas vou pegar a relação de família. Dory se perdeu da família quando era uma pequena peixinha, e se esqueceu deles enquanto crescia (como sabemos, ela sofre de perda de memória recente). Nos momentos em que aparece a relação dela com os pais, podemos ver o amor e cuidados deles com ela, uma pequena criança que não conseguiria se defender dos perigos, mas ao mesmo tempo há o incentivo para tentar coisas novas mesmo que sob os olhares atentos dos pais. É algo que precisamos aprender em relação às crianças, deixá-los aprender com os desafios que lhe aparecem.

Outra situação interessante é que vamos descobrindo que muito do que Dory faz e fala é fruto do que seus pais ensinaram. Vamos pensar na situação: uma criança pequena e indefesa com problemas de memória, mesmo depois de crescer e não se lembrar dos pais, ainda faz aquilo que eles ensinaram. Isso é uma grande lição para todos, seja para tentarmos lembrar daquilo que aprendemos de nossos pais e colocar hoje em prática, como também da importância de ensinar bem os filhos.

As crianças aprendem com o exemplo e guardam os ensinamentos, e em algum momento isso servirá como um caminho de conchas que nos levará de volta para o caminho certo (ou para casa).

Vale muito a pena assistir e se emocionar. E claro, aproveite para refletir sobre você também.

ATENÇÃO: um tempo atrás saíram notícias de que neste filme teriam personagens lésbicas e isso gerou um certo rebuliço. Para os que sofreram com antecedência, podem relaxar, isso não existe.

ATENÇÃO 2: o curta antes do filme é muito bonito (“Piper descobrindo o mundo”), que é uma maravilhosa lição para os pais. Não deixe de assistir.

Curta e acompanhe a página do Além da Tela no facebook.

Nota:

4

Sinopse: “Procurando Dory” se passa um ano após o primeiro filme, e traz de volta alguns favoritos: Marlin, Nemo e a turma do aquário, entre outros. Parcialmente ambientado na costa da Califórnia, a história também dá as boas-vindas a vários novos personagens, incluindo alguns que provarão ser parte importante da vida de Dory.

Ficha técnica:

Gênero: Animação
Direção: Andrew Stanton, Angus MacLane
Roteiro: Andrew Stanton, Victoria Strouse
Elenco: Ellen DeGeneres, Albert Brooks, Idris Elba, Kate McKinnon, Bill Hader, Dominic West, Diane Keaton, Ed O’Neill, Ty Burrell
Duração: 103 min.
Ano: 2016
Origem: Estados Unidos
Distribuidor: Walt Disney Pictures
Classificação: Livre

Trailer

Deixe sua opinião