Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE

Felipe Koller

Acreditamos no Amor

Onde há amor, Deus aí está.

Quantos santos e beatos o Brasil têm e de que lugares eles são

Frei Galvão, Madre Paulina... Quantos santos brasileiros você conhece? Veja todos eles em um mapa.

Em outubro, a Igreja do Brasil vai ganhar mais 30 santos e um beato. No dia 15, o papa Francisco canonizará no Vaticano André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e mais 27 mártires, assassinados no Rio Grande do Norte em 1645. No dia 26, o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, vai até Caxias do Sul para beatificar João Schiavo. Com essas celebrações, o Brasil alcança o número de 36 santos e 52 beatos.

Se deixarmos de lado os 30 mártires potiguares – não se conhece a identidade precisa de todos eles, mas sabe-se que o grupo é composto tanto brasileiros natos quanto portugueses e espanhóis – e os chamados 40 mártires do Brasil – missionários jesuítas martirizados no Oceano Atlântico, a caminho do Brasil –, temos ainda 6 santos e 12 beatos. Desses, são brasileiros natos um santo – Santo Antônio Galvão – e seis beatos.

Neste mapa, você pode ver todos os santos e beatos brasileiros dispostos segundo o local mais associado à sua vida. Há alguns, como as beatas Albertina Berkenbrock e Francisca de Paula de Jesus – conhecida como Nhá Chica –, que nunca deixaram a sua região de origem. Outros se movimentaram pelo país, vindos ou não do exterior. Alguns exemplos: Santa Paulina nasceu na Itália e ainda criança chegou a Santa Catarina. Passou parte da sua vida, porém, em São Paulo, onde morreu. São José de Anchieta, nascido nas Ilhas Canárias, chegou ao Brasil aos 19 anos e esteve em cidades como Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro – participou da fundação das últimas duas. Mas foi no Espírito Santo que ele passou seus últimos 26 anos e onde morreu.

Dos 88 santos e beatos do Brasil, há uma grande quantidade de leigos: são 33. As religiosas são quatro – lembrando que a Beata Lindalva, como Filha da Caridade, é uma leiga membro de uma sociedade de vida apostólica, e não uma religiosa. Os religiosos são 48 – só os jesuítas são 44 –, sendo onze deles presbíteros. Os presbíteros diocesanos são três.

***

Leia também:

Oferta da vida: 5 santos que colocaram a vida em risco por amor ao próximo

7 brasileiros que a Igreja Católica poderá proclamar santos

Conheça os santos mais recentes da Igreja Católica

***

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também