Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Casal beijando-se sutilmente na escada
Bigstock
Casamento e Compromisso

8 pequenas atitudes para melhorar o casamento

Todos os dias é possível fazer alguma coisa para melhorar a vida a dois.

1- Ter tempo para o outro

Por mais que hoje tenhamos de nos dividir entre diversas ocupações – trabalho, estudo, cuidado com os filhos e a casa etc. – é preciso ter tempo (de qualidade para o cônjuge). Conversar, ouvindo com atenção o outro, divertir-se ou simplesmente ficar junto, sem interrupções nem distrações, deve ser prioridade na vida do casal.

2- Sem gritos

Desentendimentos e mesmo brigas são normais dentro do casamento, mas não deixe que a raiva lhe domine e não grite. Gritar é uma agressão e, mesmo que não deixe marcas físicas, magoa profundamente o outro. Aprenda a ter domínio de si e cultive a moderação, educação e respeito na hora das discussões.

3- Admitir os erros

Se você errou, peça desculpas. Admitir erros não é sinal de fraqueza, mas sim reconhecimento de que somos humanos e temos debilidades e defeitos que precisam ser trabalhados todos os dias para poderem ser superados.

4- Rancor não leva a nada

Se foi seu cônjuge que errou, perdoe. O orgulho e a dificuldade de perdoar são um veneno para um casamento feliz. Ser humilde e aprender a deixar de lado ressentimentos e desconfianças com o outro são atitudes que precisam ser cultivadas.

5- Alimente o amor

O amor entre o casal é algo vivo que deve crescer a cada dia, desde que alimentado com gestos de carinho e atenção. Um beijo antes de sair ou ao chegar em casa, um jantar especial num dia comum, uma flor deixada sobre a mesa, perguntar ao outro como foi o seu dia são pequenas coisas que podemos fazer para mostrar ao outro o quanto o amamos.

6- Críticas construtivas

Se você está insatisfeito com algo que seu marido ou esposa fez – um comportamento inapropriado, por exemplo –, fale. É um sinal de amor querer ajudar o outro a ver aspectos da própria personalidade ou comportamento que precisam ser melhorados. Mas seja delicado e construtivo. Críticas ofensivas só levam a desentendimentos.

7- Saber agradecer

Pode parecer muito óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos de dizer “obrigado” aos nossos cônjuges. Agradecer é uma forma de reconhecer e valorizar as ações feitas pelo outro para nós.

8- Dar o melhor de si

Querer o bem do outro e deixar o egoísmo de lado pode ser muito benéfico ao casamento. Isso significa cuidar do outro, ajudá-lo, evitar aquilo que o desagrada, mas também significa desenvolver nossas capacidades e virtudes da melhor forma possível. Quem ama quer fazer o melhor e ser melhor para o outro.

Com informações do site LaFamilia.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

5 Comentários
  1. muito boa essa matéria que muitas vezes salva casamento que esta presta para se acaba por motivos que pode ser resolvido por uma simples conversa,mas quando ocorre traição que o meu caso ser tona muito mais difícil para manter,(sei que fui errado mas hoje me pegunto como cair nesse erre que esta cada dia acabando com minha família ).

Leia também