Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

8 frases de apoio que toda mãe precisa ouvir

Às vezes, depois de um dia cansativo no cuidado dos filhos o que uma mãe quer ouvir é somente uma palavra de incentivo, lembrando que tudo vai dar certo

Ser mãe não é uma das tarefas mais fáceis de se cumprir.  Da mulher é exigido muito do seu físico e também do seu psicológico. E além de toda a pressão que ela mesmo acaba se colocando, por querer dar o seu melhor à criança, ainda há aquelas que sofrem com comentários externos que mais atrapalham do que ajudam. Às vezes, depois de um dia de cansaço extremo pela rotina com os filhos pequenos, o que ela quer ouvir é somente uma palavra de incentivo, que lembre que tudo vai dar certo. Listamos aqui algumas ideias para que você possa ajudar uma mãe próxima:

1. “Você está fazendo um ótimo trabalho.”

Por mais que tente, nenhuma mãe chegará à perfeição no cuidado de seus filhos. Mas muitas esforçam-se sobremaneira para alcançar algo que é inatingível. E nessa busca acabam se frustrando e sofrendo. Por isso, dizer que o que ela está fazendo por seus filhos está ótimo e que é o que eles precisam de fato, vai ajudá-la.

2. “Você é melhor mãe do que imagina ser.”

Todos têm dias ruins. E mesmo nos piores momentos da vida de uma mãe, seu instinto fará com que ela dê o seu melhor no cuidado dos filhos. Por isso, lembre a uma mãe que está desconsolada com uma possível falta de talento para a maternidade, de que ela é uma grande mãe.

3. “Tudo bem se você sentir que está perdendo o controle às vezes.”

Haverá momentos em que uma mãe não dará conta de tudo. E está tudo bem! Quando ouvir de uma mãe que ela está sofrendo por perder o controle das situações às vezes, lembre ela de que ela pode e deve pedir ajuda. Não é uma fraqueza ser ajudada e é importante que ela sinta que há o apoio de pessoas próximas nessa sua caminhada. Principalmente do marido.

4. “Ninguém é tão perfeito quanto parece nas redes sociais.”

Eis uma frase que vale para qualquer pessoa, mas no caso das mães é ainda mais verdadeira. Nas redes sociais as pessoas geralmente só expõem as coisas boas que vivem. Ninguém publica uma foto contando da discussão que teve com o marido ou de um momento de choro de exaustão. Portanto, para uma mãe que sente que sua vida não é tão bela quanto a de uma blogueira que está sempre bem com os filhos, é importante lembrar que o que se vê não é sempre a realidade.

5. “Você precisa de uma pausa?”

Todos precisam de um tempo para si. Para pensar, para caminhar, sair com amigos ou para ficar quieto olhando pela janela. Uma mãe, em geral, está sempre acompanhada e precisa de uma pausa para respirar. Ligue, mande mensagem, bata à porta de uma amiga sua que é mãe e pergunte se ela não quer fazer algo especial naquela tarde, sem as crianças. Ela pode até ficar receosa com a sugestão, mas vai amar poder relaxar um pouco e voltará muito melhor para seus pequenos.

6. “Você não está sozinha.”

Convide uma amiga que é mãe para conhecer um grupo de outras mães. É bastante comum que nas cidades existam grupos de apoio mútuo entre mães: sobre aleitamento, sobre educação, sobre religião, sobre ser mãe. E é nesses lugares que elas aprendem juntas que não estão sozinhas. Lembre essa mãe próxima a você de que como ela, existem tantas outras a procura de respostas.

7. “Confie em seus instintos.”

Se tem uma coisa que mãe mais recebe é conselho. E é claro que nem sempre o que funcionou com a tia dela, irá funcionar com ela também. Ajude-a a entender que por mais novo que todo aquele mundo seja, no caso das mães de primeira viagem, ela é quem sabe do filho que tem. Incentive ela a confiar em seus instintos.

8. “Você é a mãe que seu filho precisa.”

Uma escritora chamada Rachel Marie Martin certa vez disse: “Um dia, quando eu conversava com várias mães e pais em uma sala, meu filho entrou procurando por mim. Quando me avistou em meio a todas aquelas pessoas seu rosto se iluminou. Não importava quantas mães estivesses ali. Era a mim que ele queria”. Quando uma mãe próxima a você achar que outra pessoa talvez desempenhasse melhor esse papel do que ela, conte essa pequena história e diga que por mais que hajam “mães de sucesso” por aí, o filho dela precisa exatamente daquilo que ela oferece.

 

Com informações de Motherly

 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também