Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Artigo, Educação

8 dicas para facilitar a lição de casa

A tarefa de casa deve ser um momento no qual a criança encontre o assunto visto em sala e possa pensar sobre ele sob um novo ângulo. Dessa maneira a compreensão e a assimilação do conteúdo ganha novo significado

Por Cibele Scandelari, esposa, mãe de duas meninas e de uma a caminho, professora e orientadora familiar.

Certa vez, li numa rede social sobre uma polêmica a respeito de um grupo de mães que reclamavam sobre o fato de seus filhos levarem lições para casa. Afirmavam que suas vidas já eram por demais corridas para terem que se preocupar com pequenos trabalhos e afazeres escolares dos filhos e que as professoras podiam diminuí-las ou extingui-las. Deixando de lado a estranheza que possa causar essa revolta, uma vez que o aprendizado escolar é de extrema importância para o desenvolvimento de uma pessoa, é necessário concordar com o fato de que realmente a vida está corrida. Porém isso não muda a importância de certas coisas.

A tarefa de casa deve ser um momento no qual a criança encontre o assunto visto em sala e possa pensar sobre ele sob um novo ângulo. Dessa maneira a compreensão e a assimilação do conteúdo ganha novo significado. Quando bem elaborada, a lição de casa pode ajudar muito o aluno a compreender e a internalizar o que viu em sala de aula. O conhecimento que antes estava ao seu redor, ali por perto, passa a pular para dentro dele. A ser dele.

Para isso, os professores precisam – e esperam poder contar com isso – de um pouco de apoio dos pais, da família. E aí pode começar a acontecer alguns tropeços e o que deveria ajudar torna-se motivo de lamento e broncas. Tarefa não feita, feita de qualquer jeito, feita na frente da televisão, pela metade, etc.

Vou tentar levantar aqui algumas dicas para tornar o horário da lição de casa mais proveitoso tanto para pais quanto para filhos. Aí vai!

1) Pai, mãe, embora muitos tenham consciência disso,a primeira dica é: vocês já saíram da escola. Logo, a tarefa é do seu filho. Quem deve fazê-la é ele e não vocês. Pode parecer óbvio, mas para muitos pais, na correria do dia a dia, fazer pelo filho tornou-se uma maneira de conseguir descansar antes e ouvir menos lamento. Porém, os resultados virão e podem vir em forma de uma reprovação, de um futuro adulto com um caráter deturpado e que acha que todos devem servi-lo. Acredito que você não queira isso para seu filhote, não é?

2) Garanta que a lição de casa esteja inserida em uma rotina. Fazer a tarefa tem de ser algo normal no dia a dia da criança. Dependendo da idade de seu filho, combine com ele qual será o melhor horário, de acordo com a realidade familiar. Uma vez combinado, o horário deve ser cumprido, e vocês pais têm a função de fazer com que isso aconteça. O exercício do cumprimento desse horário, desse compromisso, vai ajudá-los a consolidar sua autoridade de pais.

3) Tente proporcionar um ambiente de estudo tranquilo. O lugar preferido em frente à televisão pode até ser tranqüilo, mas não para a lição de casa.

4) Aproveite o momento da tarefa como um tempo de qualidade entre você e seus filhos. Analise se é interessante estar presente 100% do tempo ou se passadas constantes e encorajadoras serão suficientes. O importante é que a criança perceba que você está ali por ela, dando-lhe suporte.

5) Quando a tarefa permitir reflexões, faça perguntas que levem seu filho a buscar uma resposta, que o ajude a exercitar seu raciocínio. Não deixe a resposta muito óbvia.

6) A dica acima também vale, de certa forma, para quando seu filho fizer uma pergunta. Tenha cuidado para que a resposta não seja tão direta a ponto de tirar-lhe a chance de raciocinar por si só em cima do assunto.

7) Depois que a tarefa estiver finalizada, revise-a junto com seu filho. Isso fará com que ele tenha mais uma oportunidade de fixar o conteúdo, você terá a chance de conhecer as respostas dele e, aos poucos, isso irá virar um bom hábito para ele.

8) Pratique uma das formas de educação positiva. Elogie o esforço, os acertos e o trabalho feito mesmo com vontade de estar brincando. Um elogio pode fazer maravilhas para uma pessoa, e isso não é diferente para uma criança.

Vamos lá!! A lição de casa não é castigo! Aprender não é castigo, é um presente!

Um super abraço!

Leia também