Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Portillo, Chile (foto: divulgação)
Portillo, Chile (foto: divulgação)
Férias

8 destinos para curtir a beleza do inverno em família

No Brasil e nos países vizinhos há lugares incríveis para aproveitar o lado bom do frio

Durante o inverno é preciso muita força de vontade para fazer programas ao ar livre, mas também é fato que alguns destinos ficam ainda mais bonitos com o clima frio. Pensando nisso, separamos para os leitores do Sempre Família oito destinos, no Brasil e proximidades, que são capazes de encantar a família toda, mesmo abaixo de 0º.

 

 

Monte Verde/MG

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Localizada no sudoeste do estado de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, a cidade oferece opções de passeios ecológicos, aventuras radicais e até mesmo opções rurais que são ótimas para que toda a família aproveite. Com arquitetura em estilo europeu, o que já é uma atração aos visitantes, a cidade de Monte Verde tem em sua avenida principal uma série de estabelecimentos com produções caseiras de geleias de frutas e pimentas, por exemplo, e é possível conhecer também a fábrica de chocolates local. No circuito rural o visitante pode ir a algumas das fazendas históricas e outras propriedades onde há prática de esportes radicais e atividades recreativas para as crianças.

 

 

Serra Catarinense

11125-970x600-1

Para as famílias que desejam ver a neve sem sair do país, uma opção é passear pela Serra Catarinense. O local é o único em todo o país em que esse fenômeno é garantido. Uma das sugestões de cidade para aproveitar as férias ou mesmo um fim de semana em família, é Urubici, que oferece turismo de aventura, religioso e ecoturismo. Na Serra do Corvo Branco, algo deve impressionar os adultos, mas principalmente as crianças: atravessar a “garganta”, como é conhecida a parte da rodovia SC-439, situada entre dois paredões de pedra imensos. Também na região, há 10 km do centro de Urubici, está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Na Serra Catarinense há uma grande oferta de pousadas e hotéis-fazenda, com opções para que as crianças tenham bastante contato com a natureza e com os animais.

 

 

Portillo (Chile)

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Aqui a proporção de neve é muito maior do que na Serra Catarinense, tanto que é possível esquiar, inclusive. A diversão é garantida tanto para os adultos quanto para as crianças que têm nas estações de esqui toda a estrutura e equipamentos necessários. Portillo fica há cerca de duas horas da capital, Santiago, e uma dica para a estadia é Hotel Portillo, que oferece piscinas aquecidas e sauna, depois de um dia de muito esqui no Centro de Ski Portillo. Para as crianças, durante a alta temporada, o local traz oficinas especiais, além de aulas de esqui durante o dia e sala de jogos.

 

 

 Bariloche (Argentina)

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

Outro destino em que a neve é a atração. A cidade argentina também conta com um a estação de esqui, o Cerro Catedral, que foi a primeira a ser instalada na América Latina. São 53 pistas de diferentes níveis de dificuldade, mas só seis delas são para iniciantes. O local conta com uma creche para as crianças até dois anos (com um valor pago à parte) e um Kids Club, para aquelas que têm entre 3 e 11 anos. Neste espaço há a presença de instrutores que organizam brincadeiras e passeios específicos. Roupas e equipamentos para a práticas do esporte podem ser alugados na base da estação.

 

 

Serra Gaúcha

Gramado (foto: divulgação).
Gramado (foto: divulgação).

As cidades da região oferecem uma diversidade de atividades capaz de atender a toda a família. Em Gramado, por exemplo, o Mini Mundo é uma excelente opção para levar as crianças e vai encantar também os adultos, já que o lugar é formado por réplicas fiéis, ricas em detalhes, de prédios construídos em várias partes do mundo. A cidade em miniatura foi feita em tamanho 24 vezes menor do que a realidade.  Em Canela, uma sugestão é a Cascata do Caracol, no Parque Estadual do Caracol. Para alcançar a base da cascata é preciso subir uma escadaria com 730 degraus. Outra dica no local é o Mundo a Vapor, que conta com Maquinas a Vapor em tamanho real e também miniaturas.

 

 

Patagônia (Argentina)

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Fauna e flora encantadoras, e geleiras esperam as famílias que forem a essa parte da Patagônia. No Parque Nacional Los Glaciares, cheio de montanhas e lagos, é possível conhecer o Perito Moreno, um imponente glaciar, que é considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo. O parque é a maior área de gelo do planeta depois da Antártida. Já na cidade de Ushuaia, uma das atrações mais tradicionais é o Museu do Fim do Mundo, dedicado aos povos indígenas, à natureza, à história local e aos naufrágios ocorridos nas proximidades da região.

 

 

São Luiz do Purunã/PR

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Com diversas chácaras e pousadas, a cidade é ideal para descansar e para o contato com a natureza. Na região há a Cachoeira do Alemão que pode ser uma opção de passeio caso as temperaturas estejam um pouco mais latas. Há também algumas trilhas que levam até  cânions com belíssimas vistas. Quem aprecia a cavalgada ou mesmo deseja apresentar a prática às crianças, pode procurar na cidade alguns ranchos e centros em que há cavalos disponíveis. Para os aventureiros, a serra de São Luiz do Purunã, tem paredões incríveis para a escalada ou rapel.

 

 

Campos do Jordão/SP

Foto: Prefeitura de Campos do Jordão.
Foto: Prefeitura de Campos do Jordão.

No interior do estado de São Paulo, a cidade é conhecida por suas temperaturas baixas e casarões de estilo europeu, o que atrai muitos turistas. Entre as sugestões de passeio está o Teleférico que fica no Morro do Elefante e onde é possível ver toda a cidade bem do alto. No local, vale também fazer uma visita ao Parque Estadual, conhecido por Horto Florestal, que tem mais de 8 mil hectares de natureza preservada com trilhas para caminhadas e local para piquenique. Há ainda um museu a céu aberto chamado Felícia Leirner, que reúne 85 esculturas em bronze, cimento branco e granito, criados pela artista nascida na Polônia.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Leia também