Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

7 grandes medos que você precisa vencer para ter sucesso

Identifique e supere as travas psicológicas que não te deixam progredir

Se você quer ter sucesso na vida, precisa vencer os seus maiores medos. Alguns medos nos prendem mais do que outros. Os mais desagradáveis são como camisas-de-força que limitam nossas habilidades, tornando nossos sonhos impossíveis. Para ter sucesso, você precisa confrontá-los.

A revista Time separou uma lista de sete medos comuns que você precisa superar para ter sucesso de verdade citados pelo empreendedor e consultor Daniel Ally, autor do best-seller You are the boss! Confira:

 

  1. Medo de críticas

Muitas pessoas têm medo de viver os seus sonhos por causa do que os outros poderiam pensar e dizer delas. Ally conta recebeu uma carta de um estudante universitário que dizia: “Meus pais querem que eu termine o mestrado, mas eu já estou pronto para começar meu negócio. Eles pensariam que estou louco se eu largasse tudo agora para começar a empreender. O que eu faço?”

É algo recorrente na vida de muitas pessoas. Porém, tomar decisões com base no que as pessoas poderiam pensar – mesmo os seus melhores amigos e a sua família – debilitaria você pelo resto da vida. Em vez disso, pense no que essas mesmas pessoas dirão quando você tiver sucesso. O universitário citado acima, por exemplo, deveria pensar sobre o que os seus pais diriam se o seu negócio desse certo – se orgulhariam dele? E se for a melhor decisão que você já fez? Pode muito bem ser.

 

  1. Medo da pobreza

Muitas pessoas estão paradas no “modo sobrevivência”. “Eu tenho 26 anos e estou preso em um cubículo 40 horas por semana”, dizia um homem que também escreveu ao consultor. “Pago as contas e vivo uma vida normal, mas eu sei que poderia ter um emprego melhor e alcançar todo o meu potencial. Estou cansado de me entediar e quero usar os meus dons. No entanto, temo que poderei perder todo o meu dinheiro. O que você sugere?”

O medo da pobreza é paralisante. No entanto, esse jovem contou a Ally em seu e-mail que tem 10 mil dólares na poupança, o que poderia ser o bastante para deixar o seu emprego por alguns meses e procurar outra ocupação ou começar o seu negócio. Muitas pessoas se contentam com a mediocridade porque acham que precisam sobreviver em vez de prosperar. O medo da pobreza nunca deve afastar você dos seus sonhos.

 

  1. Medo da velhice – e da morte

Há uma certa idade em que muitas pessoas desistem da vida. Benjamin Franklin disse certa vez: “A maioria das pessoas morre aos 25 e é enterrada aos 75”. Para algumas pessoas, essa morte metafórica – quando elas decidem se contentar com um estilo de vida medíocre – vem antes dos 25. Essas pessoas imaginam que não podem fazer com que aconteça nada de especial, então terminam desistindo por antecipação.

O medo da velhice pode também ser perigoso quando uma pessoa precisa passar por uma grande transição em sua carreira. O pensamento com frequência se parece com o seguinte: “Tenho 46 anos. Como você espera que eu aprenda sobre imóveis se eu trabalhei com planos de saúde a vida inteira?” É preciso aprender que, no fim, a idade é muito menos importante que acreditar em si mesmo.

 

  1. Medo do fracasso

É quando muitas pessoas se perguntam: “Mas e se…?”, quase sempre de maneira negativa, como: “E se não der certo? E se ninguém gostar? E se falhar?”

Essas são perguntas erradas. Em vez de imaginar todas as formas possíveis de falhar, concentre-se nas diversas formas que você tem de vencer! Mesmo se você falhar ou cometer um erro, é uma chance de refletir e corrigir. Você precisa falhar antes de ter êxito. Todo mestre já foi um desastre. Então vá em frente e tente!

 

  1. Medo de ofender os outros

Outro dia uma pessoa me contou: “Não vou ligar para o pessoal do RH, até que eles me liguem, me chamando para essa vaga. Além do mais, vou acabar ofendendo eles e não quero que eles pensem que estou muito necessitado. Só vou esperar a ligação e depois ir em frente. Se eu não conseguir, não era para ser. E de qualquer maneira, se eu ligar, vou arruinar as minhas chances e então com certeza não vou conseguir esse emprego!”

Essa é a abordagem errada. Eu acredito firmemente que as pessoas precisam ser audaciosas em suas ações se querem alcançar seus sonhos. Muitos têm medo de ofender os outros com a sua autopromoção, temendo que isso pareça arrogância. No entanto, ninguém vai reconhecer os seus talentos se você não os mostrar.

 

  1. Medo de parecer ridículo

Muitas vezes, olhamos nosso guarda-roupa e dizemos: “Não vou usar isso hoje. Vou parecer ridículo. Talvez outro dia”. Mas por que não agora? Com frequência agimos como se fosse errado aquilo que queremos fazer, mas precisamos ter mais confiança na nossa habilidade de tomar decisões. Precisamos pôr à prova as nossas habilidades, seja se for para dar uma palestra, escrever um artigo, gravar vídeos ou qualquer outra coisa.

Algumas das maiores decisões do mundo foram casuais. Em todas as épocas, muitas pessoas espontaneamente se desviaram de seus planos originais e tomaram o seu rumo para o sucesso. Descubra quem você é e o que combina com o seu estilo. Geralmente, você vai ter que começar descobrindo quem você não é. Confie no seu taco e saiba que você está tomando a decisão certa – sempre. Você só vai parecer ridículo se não fizer nada.

 

  1. Medo do sucesso

Com muita frequência, as pessoas têm medo de ser elas mesmas. Temem a sua verdadeira autoexpressão, e sucesso de verdade tem a ver com isso. Elas veem os outros e dizem: “Sabe, eu também poderia fazer isso” ou “por que não sou eu ali?” Na verdade, têm medo de receber o mesmo nível de fama, reconhecimento e fortuna.

Muitos de nós aprenderam que nunca poderemos ter sucesso de verdade na vida. Muitas famílias funcionam dentro do sistema de crenças de que ter sucesso é irreal, então nunca incentivam os seus filhos. Em vez de adotar essa visão, acredite que você vai alcançar grande sucesso lá na frente.

Todos os medos acima podem ser superamos pela confiança e pela decisão. Se você sabe o que quer e toma providências para vencer os seus medos, vai alcançar muito mais na sua vida do que se ficar imobilizado pela dúvida e pela incerteza.

 

Com informações de Time.

Colaborou: Felipe Koller.

Leia também