Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

6 lições de bons modos que os filhos devem aprender em casa

Assim como para qualquer outro ensinamento que os pais queiram passar a seus filhos, é importante ter em mente que as crianças estão constantemente os observando

Boas maneiras e ações de gentileza não são meras formalidades. Por meio dessas atitudes são revelados o respeito, a preocupação com os outros, a dignidade, a consciência e a maturidade de cada pessoa. E tudo isso é construído a partir das experiências que vivemos, mas é fundamental que as crianças aprendam em casa essas lições de bons modos.

O incentivo dos pais até pode acontecer por meio de conversas, dicas e orientações, mas nada é mais eficaz do que o exemplo. A coerência entre aquilo que eles dizem e o que realmente fazem é fundamental no processo educativo. Como os pais podem querer que seus filhos não falem enquanto estão de boca cheia, ouçam com atenção quem está falando, cumprimentem as pessoas com educação ou desliguem o celular em locais que exigem silêncio, se eles mesmos não fazem nada disso e estão sempre de cara fechada para as pessoas?

Assim como para qualquer outro ensinamento que os pais queiram passar a seus filhos, o mais importante é ter em mente que as crianças estão constantemente os observando, afinal, eles são seus principais modelos.

Agora, confira algumas lições de boas maneiras que são essenciais para ensinar aos filhos:

1. Ensine-os a serem pontuais

Semeie este bom hábito em sua casa para que, desde pequenos, seus filhos estejam acostumados com a pontualidade e isso se torne algo natural para eles. É claro que, nos primeiros anos, essa será uma tarefa exclusiva dos pais, já que as crianças ainda não têm a autonomia necessária para isso, portanto, são os adultos que devem levá-las a tempo para a escola, consultas médicas, aniversários de amigos, etc. Pessoas pontuais inspiram confiança e logo eles compreenderão isso.

2. Ensine-os a cumprimentar as pessoas

Dizer “olá”, “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” deve se tornar um hábito a ser aplicado com todas as pessoas com as quais nos encontramos diariamente. Cumprimentar as pessoas que nos cercam não é só um sinal de respeito, mas pode ser justamento o que o outro precisa para seguir bem sua rotina.

3.Ensine-os a se comportar na mesa

As refeições diárias de cada família são a melhor oportunidade para educar as crianças sobre bom comportamento à mesa. Da mesma forma, faça isso quando estiverem em algum restaurante, na casa de alguém ou receberem amigos para jantar em casa.  

4. Sem palavrões

É mais frequente do que se pode imaginar: algumas pessoas acham realmente graça ao verem uma criança falando palavrão ou cometendo alguma grosseria.  Não é preciso muito para perceber o quanto isso pode incentivar os pequenos a continuarem com esse mal comportamento, não é mesmo? Se, com paciência e frequência, os pais explicarem que isso é desrespeitoso e, claro, se eles mesmos também evitarem os palavrões, aos poucos as crianças vão criando essa consciência e deixarão esse mal hábito de lado.

5. Ensine-os a olhar nos olhos de quem está falando com eles

Olhar nos olhos daquele com quem estamos conversando mostra respeito. Além disso, este ato valoriza a outra pessoa e é um sinal de autoconfiança e autoestima.

6. Ensine-lhes as “palavras mágicas”

“Por favor”, “obrigado” e “perdão”: estas palavras são poderosas.  Parece simples demais que demos uma dica como essa, mas acredite, elas não são habituais no vocabulário de muitas famílias. Você, como pai, deve usá-las com frequência para que seus filhos compreendam o quanto elas podem tornar nossa vida mais amável e feliz.

 

Com informações de La Familia

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também