Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

6 dicas para não elogiar sua filha somente pela beleza

Elogios somente aos aspectos físicos podem ser prejudiciais; mostre à sua pequena que a personalidade tem muito mais valor do que a beleza.

Sua filha é linda. Os avós, tios, amigas e você mesmo sempre dizem isso a ela desde pequena. Mas essa quantidade de elogios à beleza pode ser prejudicial. Pouco a pouco, sem se dar conta, os adultos acabam ensinando às meninas que a beleza, o corpo, a roupa e todo o aspecto exterior é o mais importante em sua vida. No futuro, esse excesso de elogio acaba se tornando algo ruim, porque essas crianças nunca se sentem suficientemente bonitas, magras, fortes e desenvolvem baixa autoestima. Confira então algumas dicas para elogiar sua filha, sem exaltar somente suas qualidades físicas:

  • Reveja os seus valores: Para você, o que é mais importante em uma mulher? O aspecto físico? O é mais valioso que seja inteligente, trabalhadora, honesta, divertida. Se você julga pessoas pelo aspecto físico, talvez seja interessante estar atenta a outros atributos como personalidade e inteligência.
  • Procure outras coisas que você goste em sua filha: ela é ágil? É generosa e muito esforçada? Costuma ser observadora, detalhista e uma líder? Na hora em que for falar algo de sua beleza, lembre-se dessas questões e elogie por isso também.
  • Fale pouco sobre suas roupas e beleza: deixe os comentários sobre a aparência de sua filha para as ocasiões especiais, como o aniversário dela, o dia de Natal e um casamento. São nessas ocasiões que de fato nos arrumamos bem. Se algum adulto vier elogiar sua filha pela beleza, concorde e diga: “Mas acima de tudo ela é corajosa, esportista, carinhosa…”
  • Faça elogios que caberiam também a um menino: se sua filha fosse um garoto, você passaria o tempo todo lhe dizendo que a roupa que veste é bonita? Ou lhe diria que é um ótimo aluno? Pense que para o desenvolvimento de sua filha é muito mais importante ser inteligente do que ter um vestido bonito. Além disso, qual é o mérito de se vestir com um belo vestido?
  • Vista sua filha de acordo com a ocasião: vestidos são lindos, mas não para um dia no parque. Lá ela quer correr, pular, se sujar! Ela tem que se preocupar com a brincadeira e não no fato de o vestido subir a cada pulo que ela dá.
  • Não faça comparações: quando se encontrarem com outras meninas, não fique dizendo a elas o quanto estão lindas. Conversem sobre assuntos diversos que não sejam sapatos bonitos e cabelos sedosos. Falem sobre características que lhes dão valor: independência, inteligência, coragem, amabilidade. Assim sua filha aprenderá que todas as meninas têm coisas importantes a acrescentar ao mundo.

Atitudes como as descritas acima são importantes para que as meninas tenham as mesmas oportunidades que os meninos. Se quer que sua filha tenha um dia a mesma oportunidade que os homens com quem trabalha, o mesmo salário e a mesma liberdade que os rapazes têm, você precisa educa-la para isso. Mostre à sua pequena que sua personalidade tem muito mais valor do que sua beleza.

Fonte: Hacer Familia

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também