Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

5 maneiras de construir vínculos fortes entre mãe e filha

Apenas o fato de ser mãe e viver sob o mesmo teto não significa que você tem um vínculo forte com sua filha, é algo que precisa ser conquistado

Criar laços fortes de confiança com os filhos é uma tarefa que exige esforço por parte dos pais. Não é porque todos vivem sob o mesmo teto que exista um vínculo forte entre todos e diariamente.  É por meio de atitudes que reforcem a presença da mãe e do pai como aquele a quem se pode confiar angústias, vitórias, alegrias, tristezas e dúvidas, que esse vínculo será criado. E quando se trata dessa relação entre mães e filhas, a mãe tem a oportunidade de, por meio das situações vividas por ela mesma, se tornar a confidente e amiga de sua menina. Mas como construir esse vínculo se essa mulher não tem uma conexão natural com sua pequena? Confira algumas dicas:

1.Deixe que ela fale e ame ouvir

Todos nós já ouvimos falar sobre as estatísticas de quantas palavras as mulheres falam por dia a mais do que os homens. Sua filha é uma mulher em formação, então não se surpreenda com o quanto ela fala. As mulheres são comunicadoras verbais por natureza. Arranje tempo para passar com sua filha quando não há distrações por perto, assim você pode realmente ouvi-la. A hora de dormir é um ótimo momento para essa conversa com meninas mais novas, porque geralmente elas não querem ir para a cama e terão prazer em conversar. Com sua filha mais velha, tente acompanhá-la ao seu quarto toda vez que ela voltar chegar. Aproveite o momento para ouvir seu desabafo depois de um dia longo e vá organizando algumas roupas, livros e etc. Faça algumas perguntas abertas e depois escute. Resista à vontade de correr para dar conselhos. Apenas aproveite para ouvir sobre os sentimentos que podem estar transbordando no coração de sua filha.

2.Conheça suas paixões e se apaixone também

Do que sua filha gosta? Dança? Algum esporte? Música? Talvez ela esteja ligada à moda. Seja qual for sua paixão, invista nisso com ela. Pense em programas que vocês podem fazer juntas baseando-se nos gostos de sua filha. Essa poderá se tornar uma atividade que farão sempre, como ir ao teatro, shows, desfiles de moda ou até mesmo algo mais simples como ir a um restaurante que ela ama. Criar essa “tradição” com sua filha irá fortalecer o vínculo entre vocês e poderá ser um momento importante de convivência mesmo quando não estiverem morando mais juntas.

3.Não reaja a nenhum drama

Quando você estiver ouvindo sua filha abrir o seu coração, controle suas reações ao que ela diz. Pode ser que ela esteja contando algo dramático ou até aumente algumas situações e, nesses momentos, seus instintos maternais podem vir à tona e você vai querer corrigi-la ou protegê-la. Mas agir dessa forma pode impedi-la de se abrir novamente – ela pode estar com medo de dizer algo errado ou ofensivo. Então, ao invés disso, faça perguntas.

4.Ensine a ela o que você sabe

Sua vida pode parecer exatamente com o que sua filha quer ser, ou talvez esteja longe disso. Ela não precisa de você só para ensiná-la a lavar os pratos ou dobrar a roupa (embora essas coisas sejam úteis para ela saber enquanto ainda estiver em casa), mas ela conta com você para ensinar-lhe coisas que falam com o seu caráter. Virtudes como perseverança, fé e integridade são traços essenciais que ela precisará para encarar o mundo. Ajude-a com o quanto você souber e ela procurará por sua opinião quando estiver fora de casa.

5.Fale com ela sobre seus relacionamentos

Por que as garotas têm tantas dificuldades com as amizades? Não é nenhum segredo que muitas meninas podem ser mesquinhas, invejosas e francamente competitivas umas com as outras – e sem nenhuma boa razão. Ela precisa que você mostre como deveria ser um bom relacionamento entre mulheres, por exemplo. Como você se comunica com seus amigos? Sua filha se sente confortável com os amigos que tem? Ou ela está alterando sua personalidade para se adequar ao que ela acha que eles querem que ela seja? Mas o mais importante nessa questão é mostrar o seu relacionamento com seu marido, para que ela veja como é um casamento real. Ela tomará isso como referência para o futuro.

 

Com informações de iMOM

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

 

 

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também