Bigstock
Bigstock| Foto:

Saber ver o que há de bom em cada situação, mesmo nas difíceis, é uma habilidade muito importante para enfrentar as crises da vida. Mesmo uma criança que já tenha passado por momentos difíceis pode se recuperar e aprender a lidar com suas dores por meio da resiliência, a capacidade de superar as adversidades da vida. É um processo que fortalece, pois na situação de contrariedade sempre se aprende novas lições.

É possível – e importante – educar as crianças para a resiliência, através do exemplo, de bons conselhos e de outros expedientes educativos. Nesta lista, trazemos cinco tópicos que devem ser estimulados nas crianças para que ela desenvolva a capacidade de superar as adversidades que a vida lhe trará:

01) Fazer amigos

Incentive o seu filho a fazer novos amigos e a manter as amizades que fizer. Ao mesmo tempo, garanta que a sua rede familiar seja forte como um ambiente em que as crianças da família se sentem amparadas e aceitas. Relacionamentos positivos fortalecem a resiliência e asseguram apoio.

02) Ajudar as pessoas

Incentive o espírito de serviço do seu filho e a vontade de ajudar os demais. Quando ajudamos outras pessoas superamos a sensação de que não podemos fazer nada. Trabalhos voluntários apropriados à idade de cada um e a delegação de pequenas tarefas fazem as crianças sentirem-se valorizadas.

03) Manter uma rotina

Ajude o seu filho a estabelecer uma rotina diária e a segui-la. O respeito à rotina é um sentimento reconfortante para as crianças, especialmente as menores. A percepção de que estamos cumprindo nossas tarefas ajuda a elevar a autoestima.

04) Combater a preocupação

Tão importante quanto manter uma rotina é não ficar obcecado por isso. Ensine o seu filho a se concentrar em seus propósitos, mas também a descansar e ser flexível. É necessário que as crianças estudem, mas igualmente necessário é que brinquem e se divirtam.

05) Fixar metas

Datas importantes como o início do ano ou um aniversário são ideais para ensinar o seu filho a estabelecer algumas metas. Incentive-o a ter objetivos e ajude-o a pensar nos meios para alcançá-los. A sensação de conquista é importante em seu desenvolvimento.

 

Com informações de Aleteia.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

 

 

 

Deixe sua opinião