Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Sala de ressonância magnética no hospital Sant Joan de Déu, na Espanha (foto: divulgação).
Sala de ressonância magnética no hospital Sant Joan de Déu, na Espanha (foto: divulgação).
Virtudes e Valores

5 formas de tornar hospitais ambientes mais agradáveis para crianças

Hospitais não costumam ser os lugares mais agradáveis para os adultos, quanto mais para as crianças. O que fazer para inverter esse quadro?

Hospitais não costumam ser os lugares mais agradáveis para os adultos, quanto mais para as crianças. O ambiente de um hospital costuma suscitar preocupações, medos e incertezas, tornando a permanência no local algo desconfortável. Mas alguns centros médicos ao redor do mundo estão dando passos para remediar esse estigma, especialmente aqueles especializados em atender e tratar os pequeninos. Confira algumas dessas iniciativas:

 

  1. Ressonância magnética ou aventura espacial?

O Hospital Sant Joan de Déu, na Espanha, especializado em saúde materna e da criança, fez da sua sala de ressonância magnética uma divertida nave espacial. As crianças se sentem como se estivessem em uma grande aventura. “As salas de radiologia eram muito duras para as crianças, que entravam nelas chateadas e indispostas a cooperar”, explica María Teresa Maristany, chefe do serviço de diagnóstico por imagem do hospital catalão. Outros hospitais decoraram salas como essa com temas que remetem a submarinos, aquários e até florestas.

 

  1. O melhor amigo de uma criança: um animal

Foto: John Hopkins Hospital/Divulgação
Foto: John Hopkins Hospital/Divulgação

Vários hospitais pediátricos, como o Phoenix Children’s Hospital e o Johns Hopkins Children’s Hospital, ambos nos Estados Unidos, já estão implementando terapias assistidas por animais. Cachorros são de grande ajuda no tratamento de várias condições, como o autismo, sobretudo para crianças e adolescentes. Trazer animais ao hospital é uma forma de melhorar o humor das crianças hospitalizadas e de todo o ambiente.

 

  1. Tem um super-herói na janela

Batman, Superman e o Homem-Aranha são visitantes ocasionais do Children’s Hospital of Pittsburgh. Mas eles fazem suas visitas, é claro, do jeito deles: pendurando-se nas paredes externas do edifício – e deixando as crianças boquiabertas. O grande segredo é que por trás das máscaras está a equipe de manutenção do hospital, que veste os uniformes sempre que saem para limpar as janelas do prédio.

  1. Hora da música

Vários hospitais realizam com regularidade shows de música ao vivo em seus espaços, como o caso do hospital de Marília retratado no vídeo abaixo. A música relaxa, melhora o humor e ajuda a sonhar. Isso sem falar nas sessões de musicoterapia, que colaboram no tratamento de crianças hospitalizadas.

 

  1. A cura pelo sorriso

Grupos de palhaços e de contação de histórias, como os Doutores da Alegria (vídeo abaixo) já formam redes bem consolidadas em numerosos hospitais. A iniciativa traz alegria tanto às crianças quanto aos seus parentes. Mesmo do ponto de vista estritamente fisiológico, o sorriso faz o corpo liberar substâncias como a serotonina, que dá uma sensação de relaxamento e prazer. Além disso, vale lembrar que a diversão e a brincadeira são elementos básicos da infância e indispensáveis para o seu desenvolvimento.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também