Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Priscilla Du Preez/Unsplash
Priscilla Du Preez/Unsplash
Casamento e Compromisso

5 coisas que homens e mulheres podem fazer para melhorar o casamento diariamente

Um casamento feliz é feito não dos grandes feitos e conquistas, mas sim dos pequenos gestos diários

Criar expectativas dentro de um relacionamento é quase inevitável. No entanto, um dos segredos do sucesso de um casamento consiste em aprender a lidar com essas expectativas, equilibrando as “imagináveis” e as “reais”. Segundo o terapeuta de casais Clayton Machado, é importante alimentar boas expectativas, construir boas bases de convivência e querer as melhores histórias numa relação. “Tudo isso inspira confiança dentro do casamento”, explica ele.

Em contrapartida, também é importante reconhecer as circunstâncias da vida para ter um claro entendimento da realidade e compreender que, na convivência diária, muitas coisas serão diferentes das expectativas criadas. Às vezes, a imaginação vai longe demais e cria expectativas que nunca se tornarão realidade.

Portanto, para que o relacionamento não seja frustrante para ambos, homem e mulher devem saber que sempre imaginamos mais do que vivemos e que um casamento feliz é feito não dos grandes feitos e conquistas, mas sim dos pequenos gestos diários. Por isso, o terapeuta selecionou cinco passos concretos para que o casamento seja feliz e realize homem e mulher na vida conjugal. Confira:

1. Ame e seja generoso

O amor nunca deve ser algo do passado. É importante manter e viver esse amor diariamente. O mesmo amor que os uniu como casal, deve encher os seus corações até o fim da vida. Para isso, é importante ser generoso nos gestos, nas palavras, nas atitudes e até mesmo no silêncio. As atitudes de amor que permitiram que vocês se apaixonassem um pelo outro no namoro e no noivado devem continuar no casamento.

Um beijo antes de sair e ao chegar em casa, um jantar especial num dia comum, uma flor deixada sobre a mesa, abraços longos, perguntar ao outro como foi o seu dia são pequenos gestos de carinho que fortalecem a união e realizam homem e mulher como esposo e esposa.

2. Tenha paciência com o outro

É necessário ter a consciência de que ninguém é perfeito. Não somos máquinas, onde tudo é programado para exercer as funções de forma perfeita. Podemos errar. O ser humano é feito também de erros, fragilidades e limitações. Por isso, homem e mulher devem ter paciência com o tempo de evolução do outro. Não andar à frente e nem atrás, mas lado a lado, sabendo que o tempo é o senhor do crescimento e da maturidade.

3. Nunca imagine algo e guarde

Criar “paranoias” e não conversar com o parceiro sobre essas inseguranças é um comportamento extremamente perigoso para a relação. Quando isso acontece, corremos o risco de alimentar esses pensamentos – que na maioria das vezes estão muito longe da realidade – e a chance disso se tornar um verdadeiro monstro do casamento é muito grande. “Ele mudou”, “ela não é mais a mesma”, “acho que não me ama mais”, “será que está acontecendo algo” e por aí vai.

Para acabar definitivamente com esse péssimo hábito, é necessário diálogo e transparência. Quando partilhamos essas inseguranças com sinceridade, damos a oportunidade ao outro de ser claro também e isso ajuda no crescimento da amizade do casal.

4. Pense, em primeiro lugar, no outro

Pensar, se colocar no lugar do outro e organizar a rotina a partir disso é uma verdadeira prova de amor. Planeje coisas simples como um passeio em um lugar que seu parceiro goste ou então um jantar especial com o seu prato preferido. Uma das coisas mais importantes em um casamento é conhecer, verdadeiramente, o outro e também deixar-se ser conhecido. Muitos casais não se revelam, não sabem nada sobre o outro e isso é um caminho de frustração.

5. Viva uma vida a três: você, ele/ela e Deus

Independentemente da religião, é muito importante que vocês tenham momentos para viver a sua espiritualidade, grupos de partilha e oração e, principalmente, que rezem e agradeçam a Deus pelo dom de ser família. A vivência dessa espiritualidade não deve ficar restrita somente a esses momentos específicos, mas devem se estender em todas as decisões da vida do casal. É a partir da fé que o casal encontra forças para viver bem todos os outros passos. Deus move o coração humano para que ambos, homem e mulher, vivam o amor e a generosidade, sejam pacientes, transparentes, humildes e sensíveis.

***

Recomendamos também:

***

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook Twitter | YouTube

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também