Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

4 mentiras sobre sucesso em que os homens acreditam

Por toda parte, os homens são interpelados por uma mensagem constante: mentiras sobre quem ele deve ser e sobre o que significa sucesso

Quando um homem liga a televisão, abre seu navegador na internet, dá uma olhada em uma banca de revistas ou vê outdoors enquanto dirige, se vê acompanhado por algo constante: mentiras sobre quem ele deve ser e sobre o que significa sucesso. Geralmente, essas mentiras envolvem quatro realidades: dinheiro, sexo, poder e fama. Veja só como elas se apresentam:

  1. O status financeiro determina o quanto somos importantes

Existe um produto que é vendido aos homens em todos os meios de comunicação e peças publicitárias: a inveja. Homens com alto status financeiro são postos em pedestais, de forma a fazer com que os outros homens se perguntem: por que não eu? Ensinam para eles que apenas homens ricos e poderosos importam e que conseguiremos o que quisermos quando tivermos uma conta bancária polpuda. É uma mentira, mas faz parte do nosso cardápio cotidiano e facilmente a engolimos.

  1. O modo como nos apresentamos fala sobre o nosso sucesso

Pense em algum outro homem que você admire profundamente como pai. Aquele exemplo que te motiva a ser um esposo e um pai melhores. Existe algo nele que lembre todas aquelas imagens que nos são vendidas sobre um homem de sucesso? Aquelas fotografias de homens impecavelmente vestidos para o sucesso, com uma namorada modelo ao lado? Provavelmente, o cara que você admira parece bem normal por fora, mas suas qualidades são fora de série. Dedicado, fiel, leal, sábio, paciente, forte e compassivo. Não é isso que costumam nos vender como ideal.

  1. Ter mais coisas nos faz mais felizes

Somos levados a acreditar que uma casa maior, um carro mais luxuoso, um barco, uma casa na praia e todo esse tipo de coisa vai tornar a nossa vida melhor e mais feliz. Não há nada de errado com essas coisas. O problema é que elas só são coisas. Elas não têm a capacidade de afetar a nossa estabilidade emocional. Há muitos homens que vivem vidas mais simples e são infinitamente mais felizes do que acumuladores de coisas que gastam o seu tempo tentando comprar felicidade.

  1. Sempre devemos buscar levar o crédito e a glória

Raramente um só homem é o responsável por salvar o dia. O sucesso verdadeiro costuma vir de várias partes trabalhando em conjunto, sinfonicamente. Mas acreditamos na mentira de que devemos ser o herói que leva todos os aplausos e louvores. O que nos ensinam é que não devemos ser heróis anônimos: precisamos nos destacar, ser vistos e admirados – de contrário, de nada serve conquistar algo ou fazer algo bem feito. Na verdade, existe algo de muito belo e forte em ser um homem que sabe dar o crédito àqueles que estão ao seu redor.

Com informações de All Pro Dad.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também