Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Casamento e Compromisso, Comportamento

20 conselhos para o sucesso do casamento

Recomendações são feitas por um consultor que profere palestras motivacionais e que refletiu muito após o término de seu casamento de 16 anos

Gerald Rogers é um norte-americano que há anos realiza palestras motivacionais. Depois de ver seu casamento de 16 anos terminar em divórcio, ele escreveu tudo o que deveria ter feito para evitar isso. A mensagem foi publicada em seu perfil no Facebook com o título “Os conselhos sobre matrimônio que eu gostaria de ter tido” e obteve milhares de compartilhamentos.

No total são 20 recomendações que – afirma o autor – são destinadas aos “jovens esposos cujos corações estão cheios de esperança e aos casais que talvez tenham se esquecido como amar”. Mesmo que a mensagem seja dirigida originalmente aos homens, as dicas podem servir também às mulheres. “Se o seu casamento não é o que você gostaria que fosse, assuma a responsabilidade e comprometa-se a aplicar esses conselhos enquanto há tempo”, incentiva Rogers.

Veja abaixo o resumo das recomendações.

  1. Nunca deixe de cortejar. Nunca deixem de sair e divertir-se. A conquista do outro deve ser diária. Você foi escolhido, não descuide do seu amor.
  1. Proteja seu coração e ame a si mesmo. Reserve em seu coração um lugar especial onde apenas sua esposa – e ninguém mais – possa entrar.
  1. Apaixone-se de novo todos os dias. Sempre haverá mudanças, tanto em você quanto em sua esposa. Por isso vocês têm de se apaixonar de novo, sempre. Sempre lute para ganhar o amor dela da mesma maneira como fazia durante o namoro.
  1. Veja sempre o melhor dela. Foque-se naquilo que ama e não no que lhe aborrece e assim você se dará conta de que a pessoa mais afortunada na Terra por ter essa esposa ao seu lado.
  1. Não é sua função corrigir sua esposa. Ame-a tal como ela é, sem esperar que mude. E, se mudar, ame-a da mesma maneira.
  1. Seja responsável por suas próprias emoções. Não é trabalho do seu cônjuge fazê-lo feliz. É você quem deve buscar a própria felicidade e, quando a encontrar, sua alegria inundará seu par.
  1. Nunca culpe sua esposa por sentir-se frustrado ou desgostoso com ela. São suas emoções e são sua responsabilidade. Se você tem esses sentimentos, olhe para seu interior para buscar uma solução.
  1. Apoie. Quando sua esposa estiver triste ou doente, abrace-a e a apoie. Faça-a saber que você a escuta, que ela é importante e que você é um apoio no qual ela sempre poderá se apoiar. Nunca fuja desses momentos.
  1. Ria de si mesmo. Não leve tudo tão seriamente. Ria e faça com que ela ria também. O riso faz as coisas ficarem mais fáceis.
  1. Valorize. Conheça as maneiras que fazem sua esposa (ou marido) sentir-se apreciada e valorizada. Peça que ela faça uma lista com 10 coisas que a fazem sentir-se amada, memorize-a e aplique-a todos os dias.
  1. Esteja presente. Não dê apenas tempo, mas atenção e sua alma à sua esposa. Trate-a como se fosse o seu cliente mais valioso, que não pode ser perdido.
  1. Deixe que ela demonstre toda a sua sensibilidade e carinho, percebendo que pode confiar plenamente em você.
  1. Não seja idiota, mas não tenha medo de ser um. Você vai cometer erros, mas cuide para que não sejam grandes demais e sempre procure aprender com eles. Não se trata de ser perfeito, mas de não ser tão estúpido.
  1. Dê a ela espaço. As mulheres são muito boas em cuidar e preocupar-se com os outros e às vezes precisam que alguém as lembre de que precisam de tempo para si mesmas, principalmente se têm filhos.
  2. Seja vulnerável. Você pode – e deve – compartilhar seus medos e sentimentos com ela. Não precisa ser forte o tempo todo.
  3. Seja transparente. Se você quer que ela confie em você, compartilhe tudo com ela, em especial aquilo que não quer compartilhar. Tire sua máscara e assim poderá experimentar o amor em toda a sua dimensão.
  4. Nunca deixem de crescer juntos. Quando você deixa de trabalhar os músculos, eles se atrofiam. O mesmo acontece com as relações. Busquem metas comuns, sonhos e visões em que podem trabalhar juntos, como uma equipe.
  5. Não se preocupe só com o dinheiro. Trabalhem juntos e busquem formas de equilibrar as forças de ambos para ganhá-lo.
  6. Perdoe imediatamente e concentre-se no futuro. Aferrar-se aos erros passados que você ou ela tenham cometido é um peso para o casamento. O perdão é liberdade.
  7. Sempre escolha o amor. Em resumo, este é o único conselho de que precisa. Se este for o princípio que guia seu casamento, nada ameaçará a sua felicidade.

Participe

O que você achou desta matéria? Escreva para nós e dê sua opinião!

Curta nossa página no Facebook e siga o perfil do Sempre Família no Twitter.

 

Texto originalmente publicado no site LaFamilia.info.

Traduzido por Jocelaine Santos.
Leia também