Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Entretenimento

10 sites úteis que vão deixar suas viagens ao exterior mais baratas

Sites de sharing economy permitem que se pague pouco (ou nada) por serviços normalmente caros no mercado comum

Sites que trabalham com o conceito de sharing economy ainda são poucos no Brasil, mas têm conquistado o gosto popular no exterior quando se pensa em viagens. Tratam-se de iniciativas que visam baratear a prestação de um serviço por meio de trocas, empréstimos ou acordos informais. É claro que a confiança é um elemento importantíssimo nessas negociações, já que são comuns os combinados entre desconhecidos, mas, observando se o site em questão oferece condições mínimas de garantia e segurança, a experiência pode mesmo ser bastante vantajosa.

Confira alguns sites que podem ser especialmente úteis a turistas:

Pegue uma vaga emprestada

Com o Parking Panda ou com o JustPark você pode reservar uma vaga para estacionar seu carro antes mesmo de sair de casa. Esses sites possibilitam o contato entre quem mora perto de determinado lugar e outra pessoa que precisa ir a esse mesmo lugar. Assim, é possível, por exemplo, pedir a vaga de uma residência emprestada enquanto o dono não está usando. Essa prática pode render uma grande economia em dinheiro gasto com estacionamento ou poupar tempo que seria perdido dando voltas à procura de uma vaga pública.

Troque de casa com um estrangeiro

Pelo Home Exchange (ou Troca Casa, na versão traduzida) você encontra pessoas interessadas em viajar para o seu país e negocia uma troca temporária de residências. Por exemplo, quer ir para os Estados Unidos? O site facilita o seu contato com algum norte-americano interessado em conhecer o Brasil e um fica na casa do outro pelo tempo combinado.

Coma em casa de família

Quer gastar menos em refeições e ainda aproveitar os benefícios de um bom ambiente caseiro? Alguns sites te permitem comprar o direito a uma refeição por preços bem abaixo dos cobrados por restaurantes. Outros vão além e propõem gratuidade em nome da chance de conhecer gente nova e interessante ao redor de uma mesa. Alguns que seguem essa linha são o MealSharing, EatWith e o EatFeastly.

Troque hospedagem por trabalho

Quem usa o World Packers encontra gente disposta a ceder um lugar para o viajante ficar em troca da execução de algum trabalho. Em geral são serviços simples ou manuais, como atendente de balcão, faxineiro e jardineiro.

Contrate gente comum para mostrar a cidade

Muitas vezes, quando vamos a uma cidade pela primeira vez, só queremos ver os pontos turísticos mais famosos, que quase sempre são conhecidos por qualquer morador local. Se você também acha dispensável a contratação de um guia turístico profissional, os sites Get Your Guide e Guide by a Local são bastante úteis. Eles permitem que turistas encontrem gente comum que conhece bem a própria cidade e está disposta a apresentá-la aos viajantes por preços camaradas.

Acampe no quintal de um estrangeiro

Não liga para muito conforto e curte camping? O Camp in my Garden é perfeito para você. Basta combinar com o dono de alguma residência a possibilidade de ficar em seu quintal por uns dias e pronto! Já tem onde dormir no exterior.

Leia também