Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Saúde, Trabalho

10 sinais que mostram que você precisa de férias

Nosso corpo e nossa mente emitem sinais claros de que algo não vai bem e de que as férias são necessárias

Com a correria do final de ano é bem possível que você credite seu cansaço e desânimo ao enorme número de tarefas que geralmente cumprimos nesta época. Mas nosso corpo e nossa mente emitem sinais claros de que algo não vai bem e de que as férias são necessárias.

A partir disso, o psicoterapeuta e professor universitário Breno Rosostolato formulou uma lista com 10 sinais que indicam que você precisa de uma parada. Confira:

1. Exaustão

Cansaço intenso que faz você só pensar em dormir e não consegue realizar atividades com a mesma disposição de antes.

2. Falta de tempo

A correria do dia a dia não permite mais que você desenvolva outras atividades prazerosas como esportes, cinema ou teatro.

3. Irritabilidade

O cansaço acumulado e a exaustão fazem com que a pessoa fique irritada e nervosa com frequência e por qualquer motivo.

4. Falta de convívio social

Obrigações e a vida agitada dificultam o convívio com amigos e familiares, tenha outras distrações ou, até mesmo, consiga estabelecer uma conversa mais longa com alguém.

5. Falta de sono

Às vezes, uma insônia ou a dificuldade em dormir são sinais de que a mente não consegue descansar. Mesmo que o corpo já esteja em descanso o indivíduo continua pensando nos problemas cotidianos.

6. Negativismo

O cansaço emocional é uma consequência dessa correria desenfreada e que pode levar a pessoa a ter pensamentos negativos ou pessimistas, pois está constantemente preocupada com seus afazeres.

7. Descuido

Falta de cuidados com a saúde, estética e a maneira como se veste e se apresenta são sinais de que o cansaço está impedindo até mesmo uma vaidade necessária.

8. Workaholic

Você só consegue pensar no trabalho, o que fez e o que deixou de fazer e as responsabilidades da profissão? Fica até tarde trabalhando e nem aos finais de semana consegue parar? Cuidado, esse “vício” no trabalho pode denunciar um refúgio perigoso e, ao mesmo tempo, um mecanismo de compensação de frustrações pessoais.

9. Confusões, dúvidas e incertezas

A agitação é tamanha que, algumas vezes, você se sente confuso e desorientado sobre os rumos da vida, do trabalho, da família e de todo o resto. Dúvidas e incertezas revelam receio e medos presentes, tal qual a falta de perspectivas.

10. Saudade

Mesmo que você conviva com o companheiro(a) e filhos e os veja todos os dias, o pouco tempo e as atribulações fazem com que você sinta saudades daqueles que ama. Um sofrimento e angustiante.

Leia também