Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

10 coisas que as sogras não deveriam fazer

Quando se trata do relacionamento das avós com os netos, estabelecer regras claras desde o princípio evita muito ressentimento

Costuma-se dizer que os pais educam e os avós estragam, mas para manter a paz na família, às vezes é preciso deixar claras algumas regras para evitar confusões, especialmente entre mães e sogras.

Às vezes as avós tomam decisões ou fazem algo aos netos sem a devida consulta prévia à mãe e a principal prejudicada é a criança, porque recebe mensagens contraditórias de duas mulheres que ama muito.

Para que reine a paz e não a guerra, aqui vai uma lista de sugestões sobre o que as sogras deveriam evitar:

1) Comprar presentes especiais sem consultar a mãe, como um smartphone ou um tablet. Pode ser que ela ache que não é hora de ter um.

2) Publicar fotos dos netos nas redes sociais sem prévia consulta, porque talvez a mãe não queira que determinada foto seja vista pelos contatos da família, por algum motivo.

3) Sugerir nomes para o bebê. É algo muito pessoal para os pais e talvez estes nem cogitem o nome daquele bisavô que nunca conheceram.

4) Levar os netos para passear e não atender o celular. Com tantas notícias de falta segurança a que estamos acostumados, é bom deixar as mães tranquilas, sabendo que podem localizar os seus filhos em qualquer momento.

5) Mostrar preferência por um dos netos. Alguns comentários podem se tornar feridas difíceis de superar, ainda mais vindos de alguém tão próximo.

6) Opinar sobre a amamentação do bebê. Comparar com o que se fazia décadas atrás não ajuda muito. Queremos ter a nossa própria experiência e tomaremos as decisões que consideremos mais acertadas, junto com o médico.

7) Usar o sentimento de culpa para conseguir algo. Frases apelativas e recheadas de segundas intenções só geram ressentimento. Eis um exemplo: “Quem sabe quantos anos ainda me restam, mas se vocês preferem passar as festas de fim de ano na praia, não tem problema”.

8) Não respeitar as rotinas e dietas que os pais desejam para os filhos. Se queremos que eles durmam cedo e que não tomem refrigerante, as avós têm que respeitar.

9) Deixar que façam o que não permitimos. Isso faz com que a criança passe a desafiar os pais, dizendo: “A vovó deixa”.

10) Julgar pela aparência. Não é um valor que queremos ensinar aos nossos filhos, por isso não queremos que eles testemunhem esse tipo de atitude.

 

 

Com informações de Disney Babble

Colaborou: Felipe Koller

Leia também