Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
vc quer brincar cabecalho
Voce Quer Brincar
Fernanda | Richard

Você Quer Brincar?

Um tempo de qualidade com seus filhos através das brincadeiras

Vamos jogar “Shagai” (Mongólia)

Shagai é um jogo tradicional e adivinhação em toda a Ásia Central, especialmente na Mongólia. A palavra Shagai refere-se ao um osso do pé dos mamíferos, em português conhecido como tálus. O Shagai é especialmente popular durante o Nadaam, que é um festival tradicional na Mongólia, na época do verão, além dele estar na lista […]

shagai

Shagai é um jogo tradicional e adivinhação em toda a Ásia Central, especialmente na Mongólia. A palavra Shagai refere-se ao um osso do pé dos mamíferos, em português conhecido como tálus.

Shagai map-of-mongolia

O Shagai é especialmente popular durante o Nadaam, que é um festival tradicional na Mongólia, na época do verão, além dele estar na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, como a Alka, outro jogo que já explicamos por aqui no blog.

Cerimônia de Nadaam em 2006 – Ulaanbaatar, Capital da Mongólia

Uma grande variedade de jogos tradicionais da Mongólia são jogados utilizando as peças shagai. Dependendo do jogo, os tornozelos podem ser atiradas como dados, atiradas como bolinhas de gude, jogadas num alvo, pegas nas mãos ou simplesmente coletadas de acordo com o lançamento de um dado. Em muitos jogos, o lado em que uma peça cai (cavalo, ovelha, camelo ou cabra) é significativo.

Shagai - dices
Camelo, Cavalo, Ovelha e Cabra, respectivamente

Alguns dos jogos comuns que utilizam os shagai:

Parto de Camelos

Em cada turno, um jogador joga todas as peças para o chão. O objetivo é usar as peças “ovelhas” para bater nas peças “camelo” e fazerem ela virarem na posição de “ovelhas”.

Jogo de gato (igual a nossa conhecida “Cinco Marias”)

Uma quantidade de “ovelhas” ou “cabras” são alinhados de dois em dois. O jogador, então, joga algum outro objeto para cima e ao cair deve pegá-lo novamente. No curto espaço de tempo, enquanto o objeto está no ar, a tarefa é pegar uma das peça com a mesma mão, mas sem encostar nas outras demais.

Corrida de cavalos

São utilizados 4 shagai como dados, 1 Shagai para cada jogador (mínimo 2, no máximo) e muitos Shagai para a pista de corrida (quantos mais shagai estiverem na pista mais longo será a duração do jogo) Os Shagai para a pista são todos alinhados e colocados com o lado do cavalo para cima. Cada jogador escolhe sua peça e coloca-a, com o lado do cavalo para cima, ao lado do primeiro Shagai da pista, todos lado a lado.

Turnos: Cada jogador, por sua vez, lança os quatro Shagai e avança sua peça de cavalo um Shagai para cada cavalo que cair na mesa. Quando o cavalo do jogador atingir a última posição na pista, ele deve voltar ao longo do outro lado.

O primeiro jogador cuja peça retorna à primeira posição ganha.

**

Uma forma de ter peças que substituam os shagai originais é montando alguns similares de massinha, E.V.A. ou algum outro material.

Ideias 

Idade: A partir de 4 anos.

Número de participantes: Depende do jogo, mas no geral são 2 jogadores, 1×1.

Materiais:  No mínimo 4 shagai e dependendo do jogo pode haver muito mais, como é o caso da corrida de cavalo.

Espaço: Pouco espaço é suficiente. É um jogo mais para dentro de casa.

*

fontes:

http://silverhorde.viahistoria.com/main.html?shagai.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Shagai

https://en.wikipedia.org/wiki/Naadam

https://en.wikipedia.org/wiki/UNESCO_Intangible_Cultural_Heritage_Lists

*******

Você também pode se interessar:

***

Curta nossa página no Facebook e conheça nosso Marketplace de Brinquedos!

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também